A Academia Brasileira de Ciências - ABC, com o intuito de promover o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em benefício da nossa sociedade, tem elaborado estudos sobre temas estratégicos para o país. Para que este desenvolvimento de fato ocorra, no entanto, é necessária uma reformulação profunda da estrutura educacional em nosso país.

Os grupos de estudo organizados pela ABC na área de Educação Científica compõem este Grupo de Trabalho. Foram elaboradas propostas abrangendo desde a educação infantil, a formação de professores de ciência, o enfrentamento da alta evasão, alta defasagem idade-série e o grande desinteresse dos estudantes do ensino médio brasileiro, assim como reflexões sobre a necessidade de diversificar o sistema público de educação superior - e muito mais.

A correção do quadro atual da educação brasileira requer um esforço continuado que deve ser, por isso mesmo, resultante de uma política de Estado, fruto de um consenso sobre o caráter altamente prioritário dessa ação. O grupo sobre Educação Científica mobilizou Acadêmicos e convidados que se preocupam com o tema e investem parte de seu tempo neste desafio nacional. 

 

2018 | Repensar a Educação Superior no Brasil: análise, subsídios e propostas

Alvaro Prata (UFSC)
Débora Foguel (UFRJ)
Erney Plessmann Camargo (USP)
Fernando Galembeck (Unicamp)
Helena B. Nader (Unifesp)
Luiz Bevilacqua (UFRJ)
Luiz Davidovich (UFRJ – coordenador)
Luiz Roberto Curi (CNE)
Naomar de Almeida Filho (UFBA)
Ruben George Oliven (UFRGS)
Sandoval Carneiro Junior (Instituto Vale)
Sergio Machado Rezende (UFPE)

2018 |Desafios da Educação Técnico-Científica no Ensino Médio 

Organizadores:
Débora Foguel (UFRJ)
Marcos Cortesão Barnsley Scheuenstuhl (ABC)

2011 | Aprendizagem Infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva

Aloisio Araujo (FGV/IMPA/ABC – coordenador)
Edson Amaro (USP)
Erasmo Barbante Casella (USP)
Flávio Cunha (Universidade da Pensilvânia, EUA)
Jaderson Costa da Costa (PUC-RS)
João Batista Araujo e Oliveira (Instituto Alfa e Beto e JM Associados)
Luiz Carlos Faria da Silva (UEM)
Luiz Davidovich (UFRJ/ABC)
Simon Schwartzman (IETS/ABC).

2008 | O Ensino de Ciências e a Educação Básica: propostas para superar a crise

Ernst Wolfgang Hamburger (USP)
Fernando Galembeck (Unicamp)
João Lucas Marques Barbosa (UFC)
Keti Tenenblat (UnB – coordenadora)
Luiz Davidovich (UFRJ)
Paulo Sergio Lacerda Beirão (UFMG)
Simon Schwartzman (IETS)

2004 | Subsídios para a Reforma da Educação Superior 

Alaor Silvério Chaves (UFMG)
Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho (UFRJ)
Francisco César de Sá Barreto (UFMG)
Gilberto Cardoso Alves Velho (UFRJ)
João Alziro Herz da Jornada (UFRGS)
Luiz Bevilacqua (LNCC)
Luiz Davidovich (UFRJ – coordenador)
Moysés Nussenzveig (UFRJ)
Ricardo Gattass (UFRJ)

2015 | 30 de novembro e 1 de dezembro
Simpósio: Desafios da Educação Técnico-Científica no Ensino Médio

> Veja as matérias sobre o evento:
>> ABC realiza simpósio com o tema “Desafios da Educação Técnico-Científica no Ensino Médio”

>> Contribuições da ciência para a educação básica
>> Perspectivas internacionais da Educação STEM
>> Ensino técnico-científico depende de mudanças em outros setores, dizem especialistas
>> Experiências brasileiras na formação técnica no ensino médio
>> Em outros países, neuroeducação e ensino de ciências baseado na investigação


2015 | 30 de novembro e 1o de dezembro
Mesa-redonda: What Science Tells Us About STEM Learning?


2015 | 21 e 22 de setembro
Seminário Internacional sobre Políticas Públicas em Educação Superior nos Países em Desenvolvimento

Veja as matérias sobre o evento:
>> Os desafios do ensino superior nos BRICS
>>  O papel dos stakeholders no ensino superior
>> Diferenciação e inclusão social 

>> Programas de acreditação na África do Sul


2014 | 22 a 24 de setembro
Simpósio Internacional sobre Excelência no Ensino Superior

> Leia as matérias sobre o evento:
>> Excelência x conservadorismo
>> Em primeira visita à ABC, ministro da Educação defende expansão do acesso e tratamento diferenciado às universidades
>> Avanço do sistema universitário depende de decisões fortes e polêmicas
>> ‘É preciso que haja um consenso global sobre a importância da educação’, diz especialista do Banco Mundial
>> Mudanças no ensino superior
>> Nosso sistema não só não estimula, como reprime a ousadia
>> Conexão universidade-indústria
>> Brasil precisa ‘dar um salto’ em ciência e tecnologia, diz presidente da Finep
>> Novos modelos de educação superior
>> Inspiração vinda da França
>> O que o ITA tem a ensinar sobre excelência em estudos tecnológicos no Brasil
>> Universidades de excelência: autonomia, governança e ‘accountability’
>> ‘Ciência e tecnologia estão tão interligadas que não faz mais sentido diferenciá-las’
>> Excelência na educação superior num contexto de mudança global


2014 | 23 e 24 de janeiro
Symposium on Excellence in Higher Education

> Leia as matérias sobre o evento:
>>Excelência em educação superior é a meta
>> Para atingir padrão internacional, a palavra é flexibilizar
>> Impacto social, econômico e intelectual da ciência brasileira
>> Especialistas defendem desenvolvimento de universidades de classe mundial
>> Colaboração internacional deve ir além da pesquisa


2009 | 17 e 18 de dezembro
Conferência “Meeting on Early Childhood Education”

> Leia as matérias sobre o evento:
>> Especialista defende atenção à educação infantil
>> O elevado retorno da educação infantil
>> Haddad promete plano para infância
>> Educação na Primeira Infância I
>> Educação na Primeira Infância II