Coordenação: Adalberto Luis Val (Inpa e ABC) e Mario Barletta (UFPE)


A ampliação da produção e do uso do plástico pela sociedade ocorreu em meados do Século XX. Suas características, como leveza, flexibilidade e durabilidade, além do baixo custo em relação aos outros materiais anteriormente utilizados e de suas variadas aplicações, contribuíram para essa expansão.

Mas a conveniência que os plásticos trouxeram para vários setores da economia e para o dia a dia das pessoas veio acompanhada de uma importante inconveniência: uma significativa produção de resíduos, que se avolumam nos aterros sanitários, que são descartados inadequadamente e que contaminam o meio ambiente, Essa contaminação atinge os rios e diferentes compartimentos oceânicos, das praias e recifes de coral à superfície do mar, dos seres vivos às grandes profundezas marinhas.

Mais problemática ainda é a geração de microplásticos, que correspondem a partículas menores que 5mm, que podem ser produzidos nessas dimensões ou que podem ser formados a partir da degradação de itens maiores no ambiente. Para abordar estas questões e propor recomendações para embasar ações e potenciais políticas públicas, a ABC compôs o Grupo de Trabalho sobre Plásticos.

 

Alexander Turra (USP)
Alexandre Borbely (Universidade Metodista de São Paulo)
Daniela Melo e Silva (UFG)
David Valença Dantas (Udesc)
Denis Moledo de Souza Abessa (Unesp)
Maria Ines Bruno Tavares (UFRJ)
Maria Martha Bernardi (UFABC)
Miriam Cristina Santos Amaral Moravia (UFMG)
Paulo Pompeu (UFLA)