pt_BR

De: 22 de setembro de 2014

Até: 24 de setembro de 2014

Local: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) | São Paulo (SP)

De 22 a 24 de setembro, a ABC reuniu os ministros de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), além de representantes da comunidade científica, da indústria, do governo e de instituições internacionais, para debater como promover um salto de qualidade das universidades brasileiras.

Nos últimos anos, a urgência de uma reformulação das universidades brasileiras, envolvendo novas estruturas, novos programas e uma maior inserção internacional, vem sendo reconhecida tanto pela comunidade científica como por autoridades governamentais. Essa reformulação tem como objetivo um salto de qualidade no ensino superior e um fortalecimento do protagonismo internacional do país em ciência, tecnologia e inovação, possibilitando um desenvolvimento econômico que contribua para a redução da desigualdade social e a agregação de valor à produção nacional.

Com essa motivação, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) realizou o Simpósio Internacional sobre Excelência no Ensino Superior, entre os dias 22 e 24 de setembro, em sua sede, no Rio de Janeiro. O objetivo foi analisar exemplos de sucesso e processos de reformulação de instituições de ensino e pesquisa em outros países, e debater os determinantes de excelência no ensino superior no Brasil, de modo a fundamentar recomendações que poderão contribuir para políticas públicas.

Qual o caminho para que instituições de ensino e pesquisa brasileiras alcancem níveis de qualidade comparáveis às melhores universidades mundiais? Em quais modelos de educação superior o Brasil poderia se basear? Quais são os desafios para a internacionalização? Essas e outras perguntas foram discutidas no simpósio, a partir dos pontos de vista da academia, das empresas, do governo e de exemplos internacionais.

 

Programa

Vídeos