A poluição do ar é uma grande ameaça, evitável e controlável, para a saúde e o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento sustentável. Atualmente, estima-se que a poluição do ar seja responsável por, pelo menos, 5 milhões de mortes prematuras no mundo todos os anos. O controle e a redução da poluição do ar devem ser uma prioridade para todos, incluindo governos, empresas e a sociedade civil.

Neste sentido, a ABC, a Academia de Ciências da África do Sul, a Academia Nacional de Ciências da Alemanha Leopoldina, as Academias Nacionais de Medicina e de Ciências dos EUA criaram uma iniciativa sobre “Poluição do Ar e Saúde”, cujo principal resultado foi o lançamento, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, de uma declaração sobre o tema, disponível em todos os idiomas oficiais da ONU, além de português e alemão.

Passada esta primeira etapa, a ABC manteve o grupo de trabalho com o propósito de, baseado no documento internacional, formular uma versão customizada para a realidade brasileira, apresentando recomendações e estratégias para a mitigação do impacto da poluição atmosférica nos grandes centros urbanos brasileiros.

 

Coordenação

Paulo Artaxo
Paulo Saldiva

Assessoria

Marcos Cortesão (mcbs@abc.org.br)
Vitor Vieira de Souza (vvieira@abc.org.br)

 

 

A Academia Brasileira de Ciências, a Academia de Ciências da África do Sul, a Academia Nacional de Ciências da Alemanha Leopoldina, as Academias Nacionais de Medicina e de Ciências dos EUA criaram uma iniciativa sobre “Poluição do Ar e Saúde”, cujo principal resultado foi o lançamento, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, de uma declaração sobre o tema, disponível em todos os idiomas oficiais da ONU, além de português e alemão.

A ABC mantém o grupo de trabalho com o propósito de, baseado no documento internacional, formular uma versão customizada para a realidade brasileira, apresentando recomendações e estratégias para a mitigação do impacto da poluição atmosférica nos grandes centros urbanos brasileiros.

 

Clique para baixar o PDF

Poluição do ar e saúde – Uma iniciativa político-científica
Tradução a partir do inglês: Air Pollution and Health: a science-policy initiative

Publicação não-oficial da Academia de Ciência da África do Sul, da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Ciências da Alemanha Leopoldina, da Academia Nacional de Medicina dos EUA e da Academia Nacional de Ciências dos EUA. 2019.