Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL)

Criado em 1994 pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), o Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL) busca incentivar a vocação científica de estudantes universitários, oferecendo-lhes a oportunidade de estagiar em laboratórios de pesquisa de excelência. Esses laboratórios são coordenados por membros titulares da ABC e, a partir de 2025, também por membros afiliados.

O programa homenageia o neurofisiologista Aristides Pacheco Leão, que presidiu a ABC entre 1967 e 1981. Em 1993, ele foi nomeado presidente emérito, título concedido postumamente.

Histórico e Evolução

Desde sua criação, o PAPL contou com diferentes fontes de financiamento. Inicialmente, foi patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Posteriormente, passou a contar com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em 2018, o programa recebeu um patrocínio parcial do Grupo Folha de São Paulo, permitindo o aumento de vagas.

Após uma interrupção, o PAPL foi relançado em 2022 com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Atualmente, o programa promove intercâmbios que têm São Paulo como referência: estudantes paulistas são enviados para instituições em outras regiões do Brasil, enquanto graduandos de outros estados realizam seus estágios em laboratórios paulistas. O convênio com a Fapesp tem vigência até 2026, podendo ser renovado, e a ABC busca ampliar essa iniciativa por meio de novas parcerias com outras fundações estaduais de amparo à pesquisa. O objetivo é expandir o programa para que, além da mobilidade com São Paulo, também possamos promover intercâmbios diretamente entre outras regiões do país, fortalecendo a cooperação científica em âmbito nacional.

Coordenação do Programa

Desde sua criação, o PAPL foi coordenado por diversos acadêmicos que contribuíram para seu desenvolvimento e aprimoramento: O Acadêmico Guilherme Suarez-Kurtz foi responsável pela coordenação do programa até 2005; o Acadêmico Wanderley de Souza coordenou a primeira rodada do PAPL após sua reedição em 2015; os Acadêmicos Guilherme Suarez-Kurtz e Flávia Lima Ribeiro Gomes estiveram à frente do programa em 2016 e 2017; a Acadêmica Lucia Mendonça Previato coordenou a edição de 2018.

Desde 2023, a Acadêmica Patricia Torres Bozza é responsável pela coordenação do programa, contribuindo para sua expansão e fortalecimento.

Resultados dos Editais

Os resultados das edições anteriores do PAPL podem ser acessados nos links abaixo:

Sobre o PAPL ABC/Fapesp

Os recursos das chamadas ABC/Fapesp serão destinados a dois grupos:

– Grupo 1: bolsas na modalidade EVC (Estímulo a Vocações Científicas), de até R$ 20 mil cada uma, para alunos do estado de São Paulo visitando instituições de ensino e pesquisa em outros estados do Brasil.

– Grupo 2: bolsas na modalidade EVC, de até R$ 20 mil cada uma, para alunos de outros estados visitando instituições de ensino e pesquisa no estado de São Paulo.

Cada bolsa na modalidade EVC compreende recursos para manutenção do aluno e para realização do projeto, que serão concedidos como material de consumo e serviços de terceiros. Caso a quota destinada a cada grupo não seja atingida, ela poderá ser utilizada pelo outro grupo.

Na edição da chamada de 2024, ano em que o PAPL completa 30 anos, foi ampliada de 25 para 60 a quantidade de bolsas disponibilizadas para cada grupo. O período da visita para a realização das atividades deverá ocorrer entre janeiro e julho de 2025. A duração da visita deverá ser de 35 a 50 dias.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: papl@abc.org.br.