O Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL) foi criado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em 1994 para oferecer a universitários vocacionados para a atividade científica a oportunidade de estagiar em laboratórios dirigidos por membros titulares da ABC, com linhas de pesquisa definidas e reconhecidamente produtivas. 

O nome do programa é uma homenagem ao eminente neurofisiologista professor Aristides Pacheco Leão, que presidiu a ABC entre 1967 e 1981. Em 1993, tornou-se presidente emérito, em homenagem póstuma.

Até 2004, foi apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Interrompido entre 2005 e 2014, o PAPL foi reeditado em 2015, com uma primeira rodada coordenada pelo Acadêmico Wanderley de Souza. Em 2016 e 2017 foi coordenado pelos Acadêmicos Guilherme Suarez-Kurtz e Flávia Lima Ribeiro Gomes. A vice-presidente da ABC – Regional Rio, Lucia Mendonça Previato, coordenou a edição de 2018.

Nestes últimos anos, foi patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Após a edição de 2019, o programa foi novamente descontinuado, por falta de apoio financeiro.

Em 2022, o programa retornou com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Veja reportagem sobre o acordo da fundação com a ABC que permitiu o relançamento. Por conta deste acordo, o PAPL envia estudantes paulistas selecionados para instituições em outras regiões e graduandos dessas regiões vão exclusivamente para laboratórios do estado de São Paulo. O acordo com a Fapesp vai até 2026, e a ABC busca parcerias semelhantes com outras fundações estaduais.

Em caso de dúvidas e sugestões, enviem mensagem para papl@abc.org.br.

Veja como foi a seleção para a edição 2024, clicando aqui.

Leia depoimentos de estudantes contemplados pelo Programa

Clique nas imagens abaixo para saber mais sobre as edições de 2018 e 2019 e ler depoimentos.