O Grupo de Trabalho sobre Biocombustíveis, coordenado pelos Acadêmicos Carlos Henrique de Brito CruzJoão Alziro Herz da Jornada, foi criado em 2008 com o objetivo de apresentar uma avaliação geral sobre o estado da arte das pesquisas em biocombustíveis, focando em seus aspectos científicos e estabelecendo uma agenda propositiva para o tratamento da questão.

O grupo se propôs a elaborar um documento que enfatizasse a diversidade e as especificidades locais no que se refere à capacidade de produção de combustível, particularmente o etanol de cana-de-açúcar; e  enfatizar propostas para que o Brasil cooperasse com outros países para o desenvolvimento do produto, como forma de diversificar os fornecedores desse combustível no cenário internacional.

Em 2008, o Grupo de Trabalho sobre Biocombustíveis realizou três reuniões com a finalidade de avaliar a competência nacional no setor, situar os debates mais atuais envolvendo os biocombustíveis e estabelecer qual seria o enquadramento mais adequado para o documento a ser produzido.

A partir de então, o GT atuou numa série de atividades, dentre as quais se destacam:

2008 | 18 de novembro | São Paulo, SP
Conferência Internacional sobre Biocombustível (Biofuel 2008)
Sessão Especial sobre o papel da pesquisa científica na área dos biocombustíveis

2009 | 26 e 28 de março | Roma, Itália
Reunião de Academias do G8+5

Apresentação do então presidente da ABC, Jacob Palis
Saiba mais sobre a reunião

2010 | 26 e 28 de março | São Paulo, SP
Workshop Scientific Issues on Biofuels
Saiba mais sobre o evento

Bioenergy in Brazil 
Apresentação de Jacob Palis, então presidente da ABC, na reunião de Academias do G8+5. Documento preparado por Carlos Henrique de Brito Cruz, então diretor científico da Fapesp, com contribuições do então presidente do Inmetro, João Jornada, e do Grupo de Trabalho de Biocombustíveis da ABC.

Climate Change and the Transformation of Energy Technologies for a Low Carbon Future
Documento lançado em 21 de abril de 2009 como resultado do encontro das Academias de Ciências do G8+5.