A Amazônia é uma questão global, regional, mas, sobretudo, nacional. Como tal, o desafio de promover o seu desenvolvimento é uma questão de Estado, a ser debatida pelo governo e por toda a sociedade brasileira. Partindo desta visão e compreendendo a Amazônia como uma região estratégica para o Brasil e para o planeta, no ano de 2007 a ABC instituiu o Grupo de Trabalho sobre a Amazônia.

Constituído por alguns dos principais cientistas brasileiros que desenvolvem pesquisa na e sobre a região, este grupo busca colaborar para a construção de um novo horizonte para a Amazônia, a partir da contribuição que pode ser aportada pela ciência, tecnologia e inovação.

Em fins de 2004, fruto de uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a ABC promoveu o seminário Amazônia: Um Desafio Científico e Tecnológico. O eixo unificador da reflexão realizada neste evento foi sobre como aprofundar o conhecimento sobre a rica biodiversidade local e as interações sócio-político-econômico-culturais, de forma a se construir alternativas para o processo de construção de um modelo de desenvolvimento econômico e social, inserido nos marcos da sustentabilidade.

A partir desta ação, a Academia promoveu, nos anos de 2005 e 2006, uma série de reuniões, em Manaus e Belém, envolvendo pesquisadores da região Norte e de outras partes do país. Estas reuniões estimularam uma mobilização, que tinha por objetivo tanto o fortalecimento de CT&I na Amazônia, como colaborar para a elaboração de propostas de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região. Deste esforço surgiu a proposta de criação de um Instituto do Milênio para a Amazônia.

No ano de 2007, a ABC instituiu o Grupo de Trabalho sobre a Amazônia, integrado num primeiro momento pelos Acadêmicos Adalberto Luis Val, Bertha Koiffmann BeckerCarlos Afonso NobreHernan Chaimovich Guralnik, Jacob Palis Junior e Roberto Dall’Agnol. O grupo realizou uma série de reuniões e, em junho de 2008, apresentou à sociedade brasileira seus resultados, sob o formato de uma publicação, acolhida com boa repercussão na mídia e no governo, que tem sido a base de referência para a atuação da ABC nesta área desde então.

Várias foram as reuniões organizadas pela ABC para divulgar o documento e discutir suas recomendações, inclusive sobre como fazer com que as propostas esboçadas se transformassem em políticas públicas concretas. Veja a seguir:

2009 | 16 e 17 de novembro | São Paulo, SP
Amazônia: Desafios e Perspectivas da Integração Regional

 
2009 | de julho | Porto Velho, RO
Baixe o PDF

Amazônia: Desafio Brasileiro do Século XXI – A Necessidade de uma Revolução Científica e Tecnológica
Documento produzido pelo Grupo de Trabalho e apresentado pela ABC à sociedade brasileira em 2008