Visando reforçar o papel da ABC como centro de pensamento e de formulação de políticas públicas amparadas no conhecimento científico e tecnológico, a diretoria da ABC resolveu promover uma iniciativa denominada “Projeto de Ciência para o Brasil” (confira a publicação). Tal esforço mobilizou mais de 180 pesquisadores dentre os melhores cientistas brasileiros, que tiveram por desafio elaborar um documento com propostas para o fortalecimento de setores estratégicos para o desenvolvimento do país. Esta atividade ganha importância especial em uma época de crise como a que ora atravessamos, quando se torna necessário construir novos caminhos, que permitam ao país um futuro melhor para sua população.

Conforme propugnado na plataforma de gestão da atual diretoria da ABC, tais caminhos deverão necessariamente se apoiar na ciência, na tecnologia, na inovação e na educação de qualidade para todos os brasileiros. Só assim poderá o país desfrutar plenamente das oportunidades oferecidas pela riqueza de seus biomas e de sua matriz energética, por sua diversidade regional e cultural, pelo tamanho de sua população e pelo patamar científico já alcançado.

Como passo inicial, os acadêmicos José Galizia Tundisi e Jerson Lima da Silva foram convidados para coordenar este projeto, que está no centro da atuação da ABC neste período. Um primeiro exercício realizado foi a definição dos temas a serem abordados e dos coordenadores de cada grupo temático. Uma primeira versão do documento “Projeto de Ciência para o Brasil” foi apresentada na Reunião Magna 2017. Um ano depois, na Reunião Magna de 2018, foi lançada a versão digital do documento.

Projeto de Ciência para o Brasil
Coordenadores Gerais: Jerson Lima da Silva e José Galizia Tundisi
Tema Coordenadores
Pesquisa Básica: A Raiz da Ciência Belita Koiller Glaucius Oliva  
Saúde por Inteiro Patrícia Bozza Sérgio Pena  
Por Dentro do Cérebro Jorge Moll Neto Roberto Lent  
Ar, Água e Solo Adalberto Val Virgínia Ciminelli  
Biodiversidade em Foco Carlos Joly Fabio Rubio Scarano  
Ciências Agrárias Elibio Rech Evaldo Vilela  
Clima em Transformação Paulo Artaxo José Marengo  
Cidades Sustentáveis e Inteligentes Eduardo Marques José Roberto Boisson  
Ciência Contra a Pobreza Elisa Reis Ricardo Paes de Barros  
Energia, Um Desafio para o Futuro Edson Watanabe José Goldemberg  
Valorização dos Recursos Minerais Aroldo Misi Fernando A. Freitas Lins  
Água em Foco Francisco Barbosa    
Ciências do Mar Edmo Campos Luiz Drude Lacerda  
Brasil no Espaço Ricardo Galvão Valder Steffen Jr.  
Novas Tecnologias para o Século XXI Marcos A. Pimenta Ricardo Gazzinelli Virgílio Almeida
O Caminho da Inovação João Fernando Gomes Jorge Almeida Guimarães Alvaro Prata