Veja a coletânea de notícias publicadas no site da ABC sobre o recém-falecido Acadêmico Sérgio Mascarenhas de Oliveira

16 de junho de 2021
Veja destaques do Painel em homenagem a Sérgio Mascarenhas
Palestrantes destacaram empatia e sonho coletivo como legados do homenageado que todos os cientistas tocados por este gigante têm o dever de perseguir.

1o de junho de 2021
Muito obrigado, Mascarenhas

O Acadêmico Sergio Machado Rezende, ex-ministro de Ciência e Tecnologia, escreve sobre o amigo e o cientista Sérgio Mascarenhas, pesquisador inovador internacionamente reconhecido, líder persistente e mentor perspicaz.

1o de junho de 2021
Nota da Academia Brasileira de Ciências: Sérgio Mascarenhas fará muita falta 
O presidente da ABC ressalta que Sérgio focava o futuro com a experiência do passado, mas ia além: construía o futuro, com suas iniciativas e palestras, que transformavam e iluminavam mentes.

1o de junho de 2021
Morre o Acadêmico Sérgio Mascarenhas, o “mestre dos cientistas”
Mascarenhas fundou o Instituto de Física e Química da USP-SãoCarlos, a Embrapa Instrumentação e contribuiu para a criação da UFSCar.

13 de agosto de 2020
Um novo sinal vital brasileiro
Não contente em apenas vender equipamentos médicos, startup brain4care tem potencial para impactar um bilhão de pessoas nos próximos dez anos, com modelo de negócio diferenciado.

21 de novembro de 2019
Ministro defende nova composição do CCT
Dentre os 28 membros designados para a nova composição do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, dez são Acadêmicos.

15 de outubro de 2019
John Goodenough e Sérgio Mascarenhas: nonagenários na pesquisa científica
Em reportagem do Fantástico, exibida em 13 de outubro, o Acadêmico Sérgio Mascarenhas é homenageado junto ao vencedor do Nobel de Química, o estadunidense John Goodenough.

23 de setembro de 2019
Como nós estamos indo pra trás desse jeito?
Em entrevista concedida à EPTV, o acadêmico e fundador do Instituto de Física e Química da USP Sérgio Mascarenhas diz temer pelo futuro da ciência no Brasil.

16 de julho de 2019
‘Ignorância é mortal’, diz cientista
Em entrevista ao Valor Econômico, o Acadêmico Sergio Mascarenhas salienta que futuro depende de união de ciência e tecnologia com humanidades.

7 de maio de 2019
“Os cortes em educação e ciência são um crime contra o futuro do Brasil”, diz Sérgio Mascarenhas
Em entrevista ao Jornal da Ciência, o Acadêmico comenta sobre o ICTP.br, a iniciativa da ciência e tecnologia brasileiras no Parlamento.

24 de julho de 2018
Abertura da SBPC tem tom político e atos contra Kassab e cortes na ciência
Folha de S.Paulo deu destaque ao maior encontro científico do país, que começou em 23/7, em Maceió. Fala do Acadêmico Sergio Mascarenhas, 90 anos, foi ponto alto da sessão de abertura.

 13 de abril de 2018
Grupo da USP calcula dose de radiação em osso de vítima do bombardeio a Hiroshima
Pesquisa dá continuidade a estudo iniciado nos anos 80, sob a coordenação do Acadêmico Sérgio Mascarenhas, segundo matéria da Agência Fapesp.

4 de abril de 2018
Acadêmicos participam de audiência pública no Senado
Os membros titulares da ABC Isaac Roitman e Sérgio Mascarenhas de Oliveira foram alguns dos cientistas convidados a participar de audiência.

21 de julho de 2017
“Não destruam a ciência como este governo está fazendo”
Aos 89 anos de idade, 70 deles dedicados à atividade científica, o Acadêmico Sérgio Mascarenhas fez conferência em que afirma que os problemas do futuro só serão resolvidos com a união entre a ciência e o humanismo.

15 de março de 2017
Cérebro, biomúsica e a terceira cultura
Em artigo, o Acadêmico Sérgio Mascarenhas fala sobre o projeto que conjuga áreas da ciência e música, que está sendo chamado Biomúsica, e a importância da integração entre ciência e tecnologia e as ciências humanas para o desenvolvimento.

11 de março de 2016
UFSCar inaugura Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos 
O IEAE é uma iniciativa da reitoria, desenvolvida por grupo de trabalho formado por professores titulares, que inclui o Acadêmico Sérgio Mascarenhas, orientador de pós-graduação da UFSCar.

15 de fevereiro de 2016
Sérgio Mascarenhas é capa da revista Revide desta semana
Revista de Ribeirão Preto trouxe, em sua matéria de capa, o Acadêmico Sérgio Mascarenhasas , por suas recentes invenções na área da neurologia.

25 de setembro de 2015
Guerra e paz na ONU: Portinari e os desafios do século 21
Confira o artigo escrito pelos Acadêmicos Sérgio Mascarenhas e Isaac Roitman sobre a importância do painel “Guerra e Paz”, reinstalado recentemente na sede da ONU para reacender a esperança de um mundo mais humanitário.

17 de junho de 2015
Geografia da fome de conhecimento
Artigo do físico e Acadêmico Sérgio Mascarenhas aborda um grande desafio do século 21: o uso do conhecimento para o progresso da sociedade.

10 de novembro de 2014
Acadêmico é condecorado Grande Oficial da Ordem do Mérito do Servidor Público
Homenagem a Sergio Mascarenhas, realizada pela Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo aconteceu no dia 7 de novembro, em Indianópolis, São Paulo.

10 de julho de 2014
Time para a Copa da Educação
Leia artigo dos Acadêmicos Isaac Roitman e Sérgio Mascarenhas, publicado no dia 10 de julho, no Correio Braziliense.

15 de agosto de 2013
Complexidade e liberdade na ciência
Aos 85 anos, o Acadêmico Sérgio Mascarenhas defende, com veemência, o estudo dos sistemas complexos, para melhor compreensão da própria ciência e do agronegócio.

29 de julho de 2013
Presidente de Honra da SBPC recebe título de Professor Honoris Causa da UFPE
O Acadêmico Sérgio Mascarenhas recebeu o título por sua contribuição decisiva para a criação do Departamento de Física da UFPE e por toda sua dedicação à ciência brasileira.

28 de maio de 2013
CLAF premiará melhores teses de doutorado produzidas por bolsistas da instituição
Os prêmios foram concebidos pelo renomado físico Sérgio Mascarenhas, representante titular do Brasil no Conselho Diretor do CLAF.

22 de novembro de 2012
Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar celebra 40 anos
Dentro da programação, em 23/11 ocorrerá a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao professor Sérgio Mascarenhas, idealizador do curso que já formou 1.700 engenheiros de materiais.

25 de outubro de 2012
Inovação tecnológica em saúde 
IEAs da USP de Ribeirão Preto e São Carlos realizam o 2º Workshop em Métodos de Mensuração da Pressão Intracranianem em 12 e 13/11, com palestras inclusive do Acadêmico Sérgio Mascarenhas.

24 de setembro de 2012
CLAF lança dois prêmios em comemoração ao seu 50º aniversário
Idealizados pelo Acadêmico Sérgio Mascarenhas, Prêmio Rosa Simeón é dedicado a mulheres físicas e Prêmio Abdus Salam para cientistas homens.

2 de agosto de 2012
Integração de diversidades
Palestras sobre “O papel da universidade na integração latino-americana” foram realizadas no dia 24/7, durante a 64ª Reunião Anual da SBPC, com participação do Acadêmico Sérgio Mascarenhas.

27 de julho de 2012
Acadêmico passeia pela história da cultura e da ciência e defende modelo independente de desenvolvimento
Sérgio Mascarenhas faz Conferência “Dependência é morte: propostas para o Brasil do século XXI” e diz que o Brasil tem de melhor são as crianças e não o fato de termos mais de 200 milhões de celulares.

12 de abril de 2012
Sérgio Mascarenhas ministra Aula Magna no ICMC da USP
Dentro do tema “O Big Bang do Conhecimento: Dos Gregos ao Século XXI”, o Acadêmico apontou que a sociedade sempre foi dividida entre humanidades e conhecimento científico, quando estas deveriam ser unidas e somadas à arte.

12 de março de 2012
Brasil pode sediar primeira Olimpíada Educacional Internacional em 2016
Acadêmico Sérgio Mascarenhas justificou sua proposta destacando que além de corações, pulmões, membros, músculos, ossos e tendões, necessários aos esportes, o cérebro humano é o mais nobre atributo para a criação.

10 de fevereiro de 2012
Brasil desenvolve método não invasivo para monitorar a pressão intracraniana
Idealizado pelo professor Sergio Mascarenhas, líder da pesquisa na USP-São Carlos, equipamentos estão em fase de patenteamento e registro para serem comercializados.

12 de dezembro de 2011
Sérgio Mascarenhas propõe estudo de nova ciência no Brasil
“Não estamos enxergando o futuro!”, alertou o físico e Acadêmico em palestra na Conferência USP de Engenharia, organizada pela Escola Politécnica.

8 de novembro de 2011
Ciência, Tecnologia e Inovação
Artigo do Acadêmico Sérgio Mascarenhas aponta que no sistema educacional brasileiro a ciência e a tecnologia são poucas e a inovação, tímida.

13 de outubro de 2011
Steve Jobs e a Terceira Cultura
Convergência entre os saberes, sua interfertilização criativa e inovadora: Jobs encarnou a Terceira Cultura, sendo cientista, tecnólogo, designer, poeta e filósofo do cotidiano, diz o Acadêmico Sérgio Mascarenhas.

26 de setembro de 2011
Os 4 Is da Inovação
Artigo do Acadêmico Sérgio Mascarenhas analisa os Is de invenção, imitação, interdisciplinaridade e imperfeição.

5 de setembro de 2011
Mais uma vez Sérgio Mascarenhas tem razão
Artigo do Acadêmico Constantino Tsallis comenta entrevista do Acadêmico Sérgio Mascarenhas, em que ele aborda a distinção entre a ciência dos sistemas complexos e a ciência de suas consequências práticas.

2 de setembro de 2011
Por uma nova engenharia
Acadêmico Sérgio Mascarenhas alerta que Brasil está ficando pra trás e deve investir agora na criação da engenharia de sistemas que interagem entre si e que são de alta complexidade.

9 de novembro de 2009
Desafios da Física: Agronegócio e Nanotecnologia
O Acadêmico Sérgio Mascarenhas de Oliveira proferiu palestra no encerramento da programação comemorativa dos 60 anos do CBPF.