Simulação de como ficará o prédio do IEAE
 
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) inaugurou, no dia 4 de março, o Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE), onde se pretendem realizar estudos multidisciplinares. O IEAE é uma iniciativa da reitoria da universidade, desenvolvida por um grupo de trabalho formado por professores titulares, em maio de 2015.
 
Um dos integrantes do grupo foi Sérgio Mascarenhas, orientador de pós-graduação da UFSCar e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Segundo Mascarenhas, essa iniciativa tem potencial de contribuir para o desenvolvimento de políticas educacionais, de saúde, ciência e inovação a partir da visão da América Latina e de outros países em desenvolvimento, como o Brasil. “Estou muito esperançoso, muito orgulhoso e honrado por ter sido convidado a participar desse processo, e, considerando a celebração, em 2016, do centenário da Academia Brasileira de Ciências e, assim, também da organização da ciência no Brasil, a criação do IEAE representa uma participação histórica da UFSCar nesse momento tão importante”, registra Mascarenhas.
 
O instituto
 
O IEAE funcionará em um prédio de 1.240 m², construído com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
 
Está prevista para a fase inicial de implantação – com cronograma estabelecido até o final deste ano – a definição de metas estratégicas e de objetivos em curto, médio e longo prazos; também a formação de grupos de trabalho temáticos a partir da identificação de temas agregadores e, posteriormente, a consolidação desses grupos pela construção de redes de relações internas e externas.