O físico e Acadêmico Sérgio Mascarenhas de Oliveira morreu aos 93 anos no dia 31 de maio. Ele estava internado no Hospital São Paulo, em Ribeirão Preto (SP), desde o dia 28/5 e não resistiu, sofrendo uma parada cardiorrespiratória.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)  divulgou uma nota de pesar. “Querido por todos, o Prof. Sérgio deixa um grande legado para a ciência brasileira, tendo mantido, sempre, um forte vínculo com o CNPq, como o apoio à criação e ao desenvolvimento do Centro de Memória da instituição.”

Contribuições à ciência e ao desenvolvimento científico e tecnológico do país

Considerado o “mestre dos cientistas” e respeitado internacionalmente pelas suas contribuições à física, ao agronegócio e à medicina, Mascarenhas fez carreira em São Carlos, para onde se mudou motivado a fazer pesquisas inovadoras. 

Ele transformou a pesquisa de materiais na sua missão de vida. Foi um dos primeiros pesquisadores a trabalhar na área no Brasil e a inseriu em todos os setores que conseguiu.

Mas o principal legado de Mascarenhas para São Carlos foi a UFSCar, da qual foi um dos idealizadores e onde foi responsável pela criação do curso de Engenharia de Materiais, o primeiro do tipo na América Latina.

A universidade deu início com ensinos de áreas pouco conhecidas na época como engenharia de materiais, computação e ecologia.

Formação e percurso

Sérgio Mascarenhas nasceu no Rio de Janeiro e graduou-se em física e química pela Universidade Federal (UFRJ). Com sua esposa, também física e Acadêmica, Yvonne Primerano Mascarenhas, foi para São Carlos, antevendo a possibilidade de geração de inovação.

Lá fundou e dirigiu o IFSC/USP em 1971 e 1972 e também fundou e dirigiu o Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária em São Carlos (Embrapa), que hoje abriga o Laboratório de Nanotecnologia para o Agronegócio.  Junto com o aluno de mestrado Silvio Crestana, que anos depois se tornaria presidente da Embrapa, Mascarenhas desenvolveu um tomógrafo para as raízes das árvores. “Foi o primeiro trabalho mundial de tomografia computadorizada para o agronegócio”, disse ele à EPTV, em 2019.

Ele também cooperou na fundação da Universidade Federal de São Carlos e na criação do curso de Engenharia de Materiais. Fundou e dirigiu o Fórum Unicamp (Universidade de Campinas). Fundou e dirigiu a Fundação de Pesquisas Adib Jatene (Instituto Cardiologia Dante Pazzanese SP). Mais tarde, foi coordenador de projetos do Instituto de Estudos Avançados do IFSC/USP, onde fundou e dirigiu o Programa Internacional de Estudos e Projetos para a América Latina. Foi coordenador geral da Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (RIPA), uma parceria do IEA-USP-São Carlos com o Ministério de CIência e Tecnologia (MCTI).

Em nível internacional, Mascarenhas dirigiu o Programa “Educação e Ensino de Ciências para a América Latina” da Ford Foundation. Foi professor visitante nas Universidades de Princeton, Harvard, MIT (EUA); na Universidade Nacional Autonoma e Centro de Estudios Avanzados (México); no Institute of Physical and Chemical Research (Japan); na London University (RU); na Universidade de Roma (Itália) e no Institute Centre for Theoretical Physics (ICTP-Trieste, Itália), onde implantou e dirigiu cursos de biofísica e física médica a convite do Premio Nobel Abdus Salam. 

Recebeu os seguintes prêmios, títulos e condecorações: Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (Presidência da República); Guggenheim Award (EUA); Fullbright Award (EUA); Yamada Foundation Award (Japão); Professor Emérito do Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC/USP); Professor Emérito da Universidade Nacional (México); Cátedra Honorária M. Vallarta (México Universidad Nacional Autonoma); Cidadão Honorário da cidade de São Carlos; Personalidade do Ano (Sindicato dos Engenheiros de São Paulo); Professor Emérito pela Congregação do IFSC/USP; Prêmio de Mérito Científico, na classe de Grã-Cruz, outorgado pelo Presidente da República. Professor Honorário do Instituto de Estudos Avançados da USP. Peão da Tecnologia, homenagem da Fealtec, pela criação dos grupos de pesquisas pioneiros que resultaram no Polo de Alta Tecnologia de São Carlos (2003). Homenagem recebida no lançamento da Revista USP 70 Anos, em 18 de maio de 2006. Voto de Aplauso pelo Prêmio de Pesquisador Emérito do CNPq, pelo seu trabalho e pelo pioneirismo em favor da ciência brasileira, outorgado pelo Senado Federal; Prêmio Fundação Conrado Wessel de Ciência e Cultura 2006, na modalidade de Ciência Geral. Doutor “honoris causa” pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor “honoris causa” pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Nota do Instituto de Física da USP de São Carlos (IFSC-USP)

“Mentor sempre motivado e motivando, grande conhecedor das necessidades cientificas do país usou todos os momentos de sua vida para ser útil. Incansável e desbravador propôs ideias e elevou a ciências brasileiras através de seus feitos e relacionamentos com o exterior. Formou inúmeras pessoas que acabaram sendo fundamentais no desenvolvimento do país. 

Foi inovador desde o início, mesmo antes de falarmos sobre isto, já usava o conhecimento cientifico como ferramenta essencial para o desenvolvimento. Fundamental em propostas a nível nacional, sempre foi admirado e nunca mediu esforços para mudar o panorama brasileiro. Inconformado com a grande desigualdade social no Brasil, lutou sempre para que a ciência fosse o o veículo da mudança deste quadro.

Tristes, temos que continuar a caminhada traçada pelo Prof. Sergio Mascarenhas, esta é a forma de tornarmos imortal este grande cientista.

Vanderlei S. Bagnato, diretor do IFSC ”

Nota do Instituto de Química da USP de São Carlos (IQSC)

“Com muita tristeza recebemos ontem a notícia do falecimento do professor Sérgio Mascarenhas. O professor Sérgio deixa um enorme legado para o país e, especialmente, para São Carlos, cidade que adotou, criou raízes e que muito contribuiu para transformar em uma referência nacional em ciência e tecnologia. Das muitas realizações do professor Sérgio, merece especial destaque a formação de recursos humanos. São muitos os que tiveram o privilégio de cruzar o seu caminho e que foram influenciados pelos seus ensinamentos e visão de mundo.

Saiu a contragosto, aos 48 do segundo tempo. Teria feito ainda mais se lhe fosse permitido jogar na prorrogação. Deixa o exemplo e muitas saudades.

Hamilton Varela & Emanuel Carrilho”


Nota do presidente da ABC, Luiz Davidovich

“Foi-se um ícone da ciência brasileira, um grande cientista, iluminado, multifacetado, generoso, grande figura humana, insubstituível, foi-se um gigante, um humanista, intenso defensor da ciência e da inovação, fundador de áreas de pesquisa e de instituições: criou a Embrapa Instrumentação, foi um dos fundadores da UFSCar, pioneiro da biofísica no Brasil.

Estamos todos muito tristes, uma tristeza acentuada pelo inesperado da morte de uma pessoa tão jovem de espírito, de ideias, de pensamento, que nos inspirava e inspira ainda e sempre. Os olhares de Janus, que ele descreveu em dois livros, são também os de Sergio Mascarenhas, visando o futuro com a experiência do passado. Mas Sergio foi além: mais que o olhar, ele construía o futuro. Por isso, pela sua determinação, por seu ativismo e pela coragem de defender suas convicções, fará muito falta.

À família, com nossos sentimentos de afeto e solidariedade, transmitimos nossa certeza de que Sérgio Mascarenhas estará sempre ocupando um lugar especial em nossos corações e mentes.”

Nota do presidente da SBPC, Ildeu Moreira

“Com muita tristeza comunicamos o falecimento hoje de Sérgio Mascarenhas de Oliveira (1928-2021), Presidente de Honra da SBPC, grande cientista e humanista. Sérgio pesquisou e atuou intensamente em muitos campos da ciência, e lutou durante décadas pela ciência brasileira sempre com enorme energia e dedicação. Foi o grande inspirador e estimulador de jovens, contribuindo para o surgimento de várias gerações de cientistas brasileiros. Sérgio, um ser humano fantástico, um educador incansável, um cidadão brasileiro íntegro e atuante politicamente, um cientista absolutamente brilhante e criativo, nos fará muita falta. 

Toda a SBPC, para a qual Sérgio deu enorme contribuição, envia, muito entristecida, condolências e sentimentos carinhosos à família de Sérgio. 

Adeus, Sérgio! Nossos aplausos e nosso muito obrigado pelo muito que nos proporcionou e ao país. Que, inspirados em você, muitos jovens enveredem pelas trilhas que abriu.”

Nota da vice-presidente da ABC e presidente de honra da SBPC, Helena Nader

Sérgio Mascarenhas é um ícone da ciência. Ele representa o que temos de melhor na ciência brasileira, que não ficou restrito a um laboratório, mas criou espaços novos para o desenvolvimento da educação e da CTI, como UFSCar e Embrapa instrumentação.

Nunca deixou de lutar pelos seus ideais. Seu carisma, sua sabedoria e acima de tudo sua humanidade farão falta na luta diuturna pelo Brasil que queremos.”