O Centro Latino-Americano de Física (CLAF) lança este ano, em comemoração ao seu 50º aniversário, dois prêmios de melhor tese de doutorado: Prêmio Abdus Salam e Prêmio Rosa Simeón.

Poderão concorrer ao prêmio bolsistas de doutorado do CLAF que apresentaram ou apresentarão a tese entre o ano de 2010 até 15 outubro de 2013. O Prêmio Rosa Simeón é voltado para bolsistas mulheres, enquanto ao Prêmio Abdus Salam podem concorrer apenas candidatos do sexo masculino, sendo selecionado um ganhador único em cada premiação.

A candidatura deverá ser acompanhada da tese, de uma carta de recomendação do orientador e de uma carta de apresentação do participante. A avaliação será feita por uma comissão de especialistas formada por professores e pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e do CLAF. O anúncio oficial será feito durante reunião do Conselho Diretor, a ser realizada em Cuba no mês de dezembro de 2012.

Ambos os prêmios foram idealizados pelo renomado físico brasileiro e Acadêmico Sérgio Mascarenhas de Oliveira, representante titular do Brasil no Conselho Diretor do CLAF, que também irá doar o prêmio em dinheiro, no valor de três mil dólares, a ser dividido entre os ganhadores de cada categoria.

Mascarenhas é coordenador do Instituto de Estudos Avançados da USP de São Carlos e um dos maiores pesquisadores do País, tendo contribuído com trabalhos nas mais diversas áreas da química e da física à medicina e agronomia. Participou da criação e fundação de importantes instituições e centros de pesquisa, como o Instituto de Física e Química da USP de São Carlos, a Universidade Federal de São Carlos, o Instituto de Pesquisas Adib Jatene e o Programa Internacional de Estudos e Projetos para a América Latina (PIEPAL). Entre os diversos prêmios e homenagens recebidos por Mascarenhas, estão o Gugemheim Award (EUA), o Fullbright Award (EUA), o Yamada Foundation Award (Japão) e o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, recebido da Presidência da República do Brasil.

Os homenageados

Abdus Salam (1926 – 1996) foi um físico paquistanês, laureado em 1979 com o Nobel de Física por suas contribuições, junto a Sheldon Lee Glashow e Weinberg Steven, à “teoria unificada das interações fracas e eletromagnéticas entre partículas elementares, inclusive a predição das correntes neutras fracas”.

Salam nasceu na pequena cidade de Jhang, sendo reconhecido pela população por ter passado aos 14 anos com as mais altas notas já registradas para o exame de admissão da Universidade de Punjab. Em 1946, ganhou uma bolsa de estudos para a faculdade de St. John, em Cambridge. Quatro anos mais tarde, ele recebeu o Prêmio Smith da Universidade de Cambridge, de “mais notável contribuição de pré-doutoramento para a física”. Em 1951, Salam publicou sua tese de doutorado em física teórica pela Universidade de Cambridge, na qual constavam trabalhos fundamentais da eletrodinâmica quântica, que lhe garantiram reputação internacional.

Pesquisador reconhecido por seu trabalho em física teórica das partículas elementares, Salam carregava a preocupação de incentivar o desenvolvimento da pesquisa em física teórica entre os físicos de seu país e demais nações em desenvolvimento. Esse anseio foi um dos estímulos que o levou a criar em 1964 o International Centre for Theoretical Physics (ICTP), cujo objetivo é dar aos estudantes e jovens pesquisadores a oportunidade de aprimorar seus estudos e habilidades necessárias para suas carreiras, permitindo-lhes o contato com colegas de pesquisa e líderes em seu campo de atuação, além de acesso ao estudo de ponta em sua área.

Salam fez uso de sua reputação acadêmica e dos diversos prêmios que recebeu em prol do estudo da física teórica, como o Atoms for Peace Medal and Award, cujo prêmio em dinheiro foi usado na criação de um fundo para jovens físicos paquistaneses visitarem o ICTP. Parte do próprio prêmio Nobel, inclusive, foi usado para o benefício de físicos de países em desenvolvimento, não tendo o físico gasto um centavo em interesse privado.

Já a médica e veterinária Rosa Elena Simeón (1943 – 2004) foi ministra de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba, exercendo ao longo de sua trajetória um papel de destaque na sensibilização das questões ambientais e da educação em Cuba e na América Latina.

Simeón nasceu na cidade de Bejucal, em uma família que valorizava os estudos. Aos 16 anos, garante sua bolsa de estudos em medicina na Universidade de Havana, vindo a colaborar de 1962 a 1965 no ensino junto aos seus professores da Escola de Medicina, onde obteve a graduação no ano seguinte. Já em 1969, ela assumiu o Departamento de Virologia do Centro Nacional de Investigaciones Científicas (CNIC), tornando-se diretora do Departamento de Microbiologia da instituição um ano depois.

Em 1975, ano em que defendeu seu doutorado em medicina veterinária, Simeón foi nomeada diretora do Centro Nacional de Sanidad Agropecuaria (CENSA), que realiza estudos e pesquisas para prevenir e tratar doenças em plantas e animais de áreas tropicais, e eleita para o Conselho de Administração do Instituto Superior de Ciências Agropecuárias de Havana. O empenho em defesa do meio ambiente e da educação ambiental garantiu a ela prêmios e homenagens como o título de Heroína Nacional do Trabalho e a Medalha Carlos J Finlay, cedidos pelo governo cubano.

Nomeada em 1985 presidente da Academia de Ciências de Cuba e da Comissão Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, Rosa Simeón representou seu país na ECO 92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro. Reconhecida por seu trabalho, em 1995 foi eleita membro do Comitê Consultor das Nações Unidas para a Ciência e a Tecnologia e nomeada a primeira Ministra da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba. Como ministra, esteve à frente da nona reunião do Fórum de Ministros de Meio Ambiente da América Latina e Caribe, promovida em Cuba no mesmo ano. Esse evento alcançou mudanças significativas na abordagem do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) para com os problemas ambientais da região.

Mais informações no site http://www.claffisica.org.