O Centro Latino-Americano de Física (CLAF) lançou, em comemoração ao seu 50º aniversário, dois prêmios para as melhores teses de doutorado produzidas por bolsistas da instituição: Prêmio Abdus Salam e Prêmio Rosa Elena Simeón.

Ambos os prêmios foram concebidos pelo renomado físico Sérgio Mascarenhas, membro titular da ABC e representante titular do Brasil no Conselho Diretor do CLAF, que também doará o prêmio em dinheiro de US$ 3,000.00 (três mil dólares) a ser repartido entre os ganhadores de cada categoria (US$ 1,500.00 para cada um).

Como participar

Podem se candidatar todos os bolsistas de Doutorado do CLAF que tenham apresentado suas teses desde janeiro de 2010 até 15 de outubro de 2013. O Prêmio Rosa Elena Simeón é voltado para bolsistas mulheres, enquanto só bolsistas homens podem concorrer ao Prêmio Abdus Salam. Será selecionado um único ganhador em cada categoria.

A solicitude deverá estar acompanhada da tese em PDF, de uma carta de recomendação do tutor, descrição em uma página das contribuições da tese e uma carta de apresentação do aspirante. Esta documentação deverá ser enviada ao e-mail claf@cbpf.br com cópia para claffisica@gmail.com até 15 de outubro deste ano.

Divulgação dos resultados

Para as avaliações será formado um comitê de especialistas designado pelo Centro Latino-Americano de Física e os resultados serão publicados a partir do dia 15 de novembro de 2013.

Para saber mais sobre os homenageados, clique aqui.