O professor e Acadêmico Sérgio Mascarenhas de Oliveira foi agraciado com o grau de Grande Oficial da Ordem do Mérito do Servidor Público, pela Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP). A solenidade aconteceu no dia 7 de novembro, em Indianópolis, São Paulo.

A condecoração da AFPESP tem como objetivo premiar e reconhecer o mérito de servidores públicos, bem como homenagear personalidades que tenham prestado serviços de alta relevância ao serviço público.

Sérgio Mascarenhas de Oliveira possui graduação em física e química pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e professor visitante na Universidade de Princeton, na Universidade Harvard e na Universidade Nacional Autônoma do México. Fundou e dirigiu o Instituto de Física e Química da USP de São Carlos e o Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária em São Carlos (Embrapa). É membro do Conselho Universitário da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Academia Brasileira de Ciências. Foi condecorado como Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República.