A educação tem por propósito maior a preparação dos indivíduos para a vida, capacitando-os para a realização pessoal e instrumentalizando-os para uma existência dignificante. De sua parte, o ensino da Ciência - compreendendo os preceitos da Ciência, Matemática e Tecnologia - deve ajudar os alunos a desenvolverem os conhecimentos e hábitos da mente imprescindíveis para a formação de cidadãos capazes de pensar criticamente e enfrentar os desafios da vida. Deve também prover aos mesmos das condições necessárias para o pleno exercício da cidadania, visando a construção e defesa de uma sociedade justa e democrática. O futuro do Brasil - sua habilidade de promover o desenvolvimento social e econômico e de criar uma sociedade justa - depende, em grande parte, da capacidade de se garantir uma educação de qualidade para o conjunto das crianças em idade escolar. Tendo por base esta visão, a ABC tem desenvolvido ao longo de sua história distintas iniciativas visando contribuir para a melhoria do ensino de ciências no país. O Grupo de Estudos sobre Educação Científica, coordenado pelo Acadêmico Luiz Davidovich, surge então como um esforço para melhor coordenar as diferentes ações da Academia nesta área, a partir da mobilização de Acadêmicos que se preocupam com o tema e têm investido parte de seu tempo neste enorme desafio nacional.

Desafios da Educação Técnico-Científica no Ensino Médio

Rio de Janeiro – 30 de novembro e 1 de dezembro de 2015. Realizado em parceria com a BG-Brasil, membro institucional da Academia Brasileira de Ciências, o simpósio “Desafios da Educação Técnico-Científica no Ensino Médio” teve lugar na sede da ABC, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro.

X Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica

Ilhéus – Outubro, 2014. O X Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica foi realizado nos dias 09 a 11 de outubro na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, na Bahia.

Simpósio Excellence in Higher Education

São Paulo – Janeiro, 2014. Organizado em parceria com a FAPESP, o Simpósio Excellence in Higher Education foi realizado nos dias 23 e 24 de janeiro, na sede da FAPESP, em São Paulo (SP).

Simpósio Educação Científica: Um Desafio para a Sociedade

Rio de Janeiro – Novembro, 2013. O Simpósio Educação Científica foi realizado no dia 19 de novembro na sede da Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro.

IX Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica

Rio de Janeiro – Novembro, 2013. O IX Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica foi realizado nos dias 18 e 19 de novembro na sede da Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro.

VIII Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica

São Carlos – Novembro/Dezembro, 2012. O VIII Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica foi realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-USP), na cidade de São Carlos, São Paulo.

VII Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica

Niterói – Dezembro, 2011. O VII Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica teve lugar na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói, Rio de Janeiro e foi realizado entre os dias 02 e 03 de dezembro de 2011.

VI Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica

Juazeiro – Novembro, 2010. O VI Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica foi realizado em Juazeiro, Bahia, no período de 26 a 27 de novembro de 2010, nas dependências do Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

VII Reunião do Programa de Educação Científica da Rede IANAS e Encontro com Professores de Ciência

Rio de Janeiro – Junho, 2010. A Reunião do Programa de Educação Científica da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS) foi realizada no Museu Histórico Nacional, entre os dias 12 e 14 de junho, por iniciativa da Academia Brasileira de Ciências e possuiu dois encontros simultâneos: a VII Reunião do Programa de Educação Científica de IANAS e o Encontro com Professores de Ciência com o tema “Questões de Gênero no Ensino de Ciências”.

V Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica

Rio de Janeiro – Outubro, 2009. O V Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica, realizado nos dias 30 e 31 de outubro de 2009, ocorreu no Planetário do Rio de Janeiro.

Curso de Formação de Formadores

Rio de Janeiro – Março, 2009. O curso organizado pela ABC e a Rede Interamericana de Academias de Ciência (IANAS) foi realizado no Museu de Ciências da Terra/DNPM, Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de março de 2009.

IV Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica

São Paulo – Novembro, 2008. O IV Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica foi realizado na Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, entre os dias 28 e 30 de Novembro de 2008.

A partir de um convênio de colaboração firmado com a Academia de Ciências da França em 2001, a ABC instituiu o Programa ABC na Educação Científica, através do qual busca estimular uma série de atividades de educação em ciências no Brasil. As atividades deste programa – coordenadas no passado pelos acadêmicos Fernando Galembeck  e Ernst Hamburger, e no presente pelo acadêmico Diogenes de Almeida Campos  – fazem parte de um esforço mais amplo, por parte da Academia, de estimular a educação em ciências no Brasil em todos os seus aspectos, dentro de sua missão geral de promover a qualidade científica e o avanço da ciência brasileira.

A partir de um convênio firmado em 2008 entre a ABC e a Petrobras, através de seu Programa Desenvolvimento & Cidadania, a Academia realizou ao longo de 2009 uma profunda análise diagnóstica da experiência do Programa ABC na Educação Científica, programa implementado em diversas cidades brasileiras em escala piloto. À luz da literatura internacional especializada, o estudo, que foi coordenado pelo acadêmico Simon Schwartzman , apresentou um balanço sumário dos resultados deste programa, vis-à-vis outros projetos de educação científica desenvolvidos no país. O resultado final deste esforço foi a publicação A Educação em Ciências no Brasil (2009).

Afora os esforços desenvolvidos através do Programa ABC na Educação Científica, a Academia tem se debruçado sobre aspectos diversos da problemática educacional brasileira, tendo já produzido estudos importantes tais como os documentos Subsídios para a Reforma da Educação Superior (2004), coordenado pelo acadêmico Luiz Davidovich O Ensino de Ciências e a Educação Básica: Propostas para Superar a Crise (2008), coordenado pela acadêmica Keti Tenenblat ; e Aprendizagem Infantil: uma Abordagem da Neurociência, Economia e Psicologia Cognitiva (2010), coordenado pelo acadêmico Aloísio Pessoa de Araújo , que se encontra em etapa final de edição.

Visando melhor articular as ações desenvolvidas na área de educação e coordenar a implementação das recomendações do diagnóstico apresentado em A Educação em Ciências no Brasil, a ABC instituiu um Grupo de Estudos sobre Educação Científica, que será coordenado pelo acadêmico Luiz Davidovich. A ação deste grupo buscará fortalecer o papel estratégico que a ABC pode desempenhar nesta área, dada a sua capacidade de favorecer e estimular o contato dos cientistas com os educadores, procurando envolver os cientistas na educação em todos os níveis, assim contribuindo para melhorar a formação e a atuação dos educadores na educação em ciências.