pt_BR

De: 23 de março de 2009

Até: 29 de março de 2009

A Academia Brasileira de Ciências promoveu, no período de 23 a 29/3, um curso de formação de formadores do Programa ABC na Educação Científica, para professores de dez países da América Latina. Este curso teve por objetivo capacitar os participantes no uso de materiais desenvolvidos pelo programa brasileiro, de forma que, ao regressarem a seus países, os participantes pudessem replicar o curso de capacitação em seus programas nacionais.

O primeiro dia do curso foi realizado na sede da Academia e os demais no Museu de Ciências da Terra do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), na Urca.

Esta atividade se inseriu no âmbito do Programa de Educação Científica da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS, na sigla em inglês), com o apoio da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Petrobras. O Programa ABC na Educação Científica desenvolveu três módulos – Planeta Terra e Planeta Água; Água e Saúde Humana; e Diagnóstico Ambiental -, que foram utilizados por programas de educação científica de Academias de Ciências de dez países da América Latina. Estes módulos foram apresentados aos professores num treinamento dentro da metodologia do Programa. Ao final do treinamento, cada participante recebeu um protótipo do módulo para utilizar nos programas de educação em seu país.

No curso, estiveram presentes representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Guatemala, Panamá, Peru e Venezuela. Os participantes terminaram o curso com o compromisso de reproduzi-lo em seus respectivos países. O evento foi patrocinado pela Organização dos Estados Americanos (OEA), Petrobras e Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

Clique aqui para acessar o relatório acadêmico do curso.

apoio_mao_na_massa_1.jpg