pt_BR

Data: 18 de agosto de 2020

Local: www.abc.org.br/transmissao

O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, Ed. 20 | DESVENDANDO A OPEN SCIENCE: BENEFÍCIOS, GARGALOS E DESAFIOS

O movimento global de Open Science (Ciência Aberta) envolve o conjunto de políticas e ações para promover a ampla disseminação das descobertas cientificas, de modo que os resultados de uma pesquisa sejam acessíveis a todos, passíveis de reutilização e de reprodução. O objetivo principal é acelerar o avanço da ciência e aumentar a colaboração científica, visando ao progresso científico, tecnológico, econômico, social e cultural. A forma principal de divulgação é a disponibilização de publicações, dados, software, métodos e processos computacionais abertos em repositórios digitais públicos.

A ampla adoção da Ciência Aberta entre acadêmicos e cientistas em geral é necessária e urgente. Para discutir o tema, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

 

 


 

SERVIÇO
Evento: Webinários da ABC | O mundo a partir do Coronavírus, Ed. 20 | DESVENDANDO A OPEN SCIENCE: BENEFÍCIOS, GARGALOS E DESAFIOS
Data: 3ª feira, 18/8/2020
Hora: 16h (GMT-3)
Evento no Facebook: FanPage
Local: www.abc.org.br/transmissao

 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

 

  • Claudia Bauzer Medeiros, membro titular da ABC. É professora titular do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou ou atua em comitês de diversas agências de fomento (Fapesp, Capes, CNPq). Desenvolve pesquisas em gerenciamento de dados científicos para vários tipos de aplicações multidisciplinares. É membro do Conselho Científico da Research Data Aliance (RDA) e da Association for Computing Machinery (ACM). Ela vai dar uma visão geral do movimento mundial de Open Science, ressaltando seus benefícios, gargalos e desafios.

  • Patricia Bertin, pesquisadora e supervisora de Governança da Informação e Transparência da Secretaria de Desenvolvimento Institucional da Embrapa. Tem se dedicado ao estudo e desenvolvimento de abordagens sistêmicas para a gestão de dados e informações em organizações de CT&I. Coordena o compromisso brasileiro pela Ciência Aberta no IV Plano de Ação Nacional em Governo Aberto, com parceiros governamentais e da sociedade civil, cujos resultados sintetizará no webinário.

  • Josué Laguardia, médico, pesquisador e professor da pós-graduação do Instituto de Informação e Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz, onde lidera a Coordenação de Informação e Comunicação da VPEIC. Desenvolve pesquisas nas áreas de avaliação de desempenho do sistema de saúde brasileiro e qualidade de vida relacionada à saúde. Vai abordar o desenvolvimento de estratégias para formular um modelo de governança da pesquisa dentro dos princípios da Ciência Aberta.

Assista ao evento completo:

Assista aos melhores momentos:

Saiba como foi o evento:

ATUAÇÃO DA ABCCORONAVÍRUSWEBINÁRIOS | 18 de agosto de 2020

Open Science foi o tema do webinário da ABC em 18/8

Para discutir o tema, foram convidados a Acadêmica Claudia Bauzer Medeiros (Unicamp) e os pesquisadores Patricia Bertin (Embrapa) e Josué Laguardia (Fiocruz). Assista o vídeo!


ATUAÇÃO DA ABCWEBINÁRIOS | 27 de agosto de 2020

Desvendando a Open Science: benefícios, gargalos e desafios

A ABC realizou a 20ª edição de sua série de webinários com a participação de especialistas para um debate sobre ciência aberta. Confira a matéria!