pt_BR
Ciências Químicas | Ex-Afiliado

Carolina Horta Andrade

(ANDRADE, C. H.)

01/08/1983
Brasileira
01/01/2016

Graduação em farmácia pela Universidade Federal de Goiás – UFG (2004), fez doutorado em fármacos e medicamentos (2010) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), com estágio de doutorado-sanduíche em química medicinal e computacional na Universidade do Novo México (UNM), Albuquerque, Estados Unidos. Seu estágio de pós-doutorado foi na área de química farmacêutica medicinal pela UFG. Foi tesoureira da Divisão de Química Medicinal da Sociedade Brasileira de Química – SBQ (2014-2016), vice-diretora (2016-2018) e foi diretora desta Divisão (2018-2020).

Professora adjunta da Faculdade de Farmácia da UFG e líder do grupo de pesquisa do Laboratório de Planejamento de Fármacos e Modelagem Molecular (LabMol). É pesquisadora visitante no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Suas principais contribuições concentram-se na área de química medicinal e computacional, planejamento e descoberta de fármacos, quimioinformática e toxicologia computacional, com ênfase para o desenvolvimento de candidatos a fármacos para doenças tropicais negligenciadas e câncer, assim como o desenvolvimento de ferramentas e plataformas in silico preditivas para avaliar propriedades farmacocinéticas e toxicológicas de compostos químicos, como métodos alternativos ao uso de animais. É coordenadora geral (PI) do projeto mundial OpenZika, em parceria com a IBM e outras universidades e instituições no Brasil e no mundo.

Dentre os prêmios recebidos destacam-se o prêmio “Para Mulheres na Ciência”, da L’Oreal-Unesco-ABC, na área de Ciências Químicas em 2014 e o prêmio International Rising Talents, da Fundação L’Oréal e Unesco em 2015.