pt_BR

Data: 12 de maio de 2020

Local: http://transmissao.abc.org.br

O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, Ed. 06 | FÁRMACOS E A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

O SUS está tendo gastos crescentes com importação de medicamentos e insumos farmacêuticos. Por que os avanços da ciência brasileira, inclusive na formação de recursos humanos, têm tão pouco reflexo na inovação tecnológica nessa área? Como os países responsáveis pela inovação na área de fármacos e medicamentos alcançaram esse patamar? Será que as características da indústria farmacêutica no país impedem avanços? E quais os desafios e gargalos em se fazer pesquisa clínica no Brasil?

Webinaristas: Jorge Guimarães, João Batista CalixtoEsper Kallas.

Moderador: Luiz Davidovich, presidente da ABC

 


SERVIÇO:
Evento: Webinários da ABC | O mundo a partir do Coronavírus, Ed.06 | FÁRMACOS E A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
Data: 3ª feira, 12/05/2020
Hora: 16h às 18h
Evento no Facebook: FanPage
Local: http://transmissao.abc.org.br

 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 


Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Ele vai abordar a atuação da Embrapii no combate à covid-19, dando destaque para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em equipamentos médicos e hospitalares e vai comentar a insignificante participação da indústria farmacêutica. Médico veterinário e bioquímico, Guimarães presidiu a Capes por onze anos e é professor emérito da UFRJ, da UFRRJ, da UFF e da UFRGS. Atua no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, como professor, pesquisador e coordenador do Laboratório Temático de Bioquímica Farmacológica. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

 


 

Diretor do Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP). Ele vai tratar do reflexo que os gastos crescentes do SUS terão na balança comercial brasileira, vai falar das fases de desenvolvimento de medicamentos, custos, desafios e necessidade de pesquisa multidisciplinar (básica e aplicada) de alta qualidade. Calixto é professor titular aposentado de Farmacologia da UFSC e trabalha há mais de 20 anos em parceria com as principais indústrias farmacêutica nacionais e internacionais. É vice-presidente da ABC para a Região Sul.

 


 

Médico infectologista, vai comentar a grande evolução no tratamento farmacológico da COVID-19, revendo as intervenções farmacológicas promovidas até o momento, incluindo antivirais e uso de anticorpos no tratamento da doença. Também abordará aspectos importantes da pesquisa clínica no Brasil. Kallas é professor titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo USP

 



Presidente da Academia Brasileira de Ciências, secretário geral da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e membro da National Academy of Sciences (NAS/EUA). Professor titular da UFRJ, desenvolve pesquisas em óptica quântica e informação quântica.

Assista ao evento completo:

Assista aos melhores momentos:

Saiba como foi o evento:

CORONAVÍRUSWEBINÁRIOS | 12 de maio de 2020

Webinário da ABC: Fármacos e Indústria Farmacêutica

Os convidados foram os Acadêmicos Jorge Guimarães, presidente da Embrapii, e João B. Calixto, diretor do CIEnP, e o médico imunologista Esper Kallas, professor e pesquisador da USP.


ATUAÇÃO DA ABCCORONAVÍRUSMATÉRIAS | 15 de junho de 2020

Fármacos e a indústria farmacêutica no Brasil

Webinário da ABC apontou o desinteresse das indústrias farmacêuticas por desenvolver princípios ativos e medicamentos no Brasil, que é uma questão de segurança nacional.