Realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) teve cerca de 6,5 mil inscritos de todos os estados brasileiros. Somados os inscritos, os estudantes do ensino básico e a participação de toda a comunidade, o evento recebeu mais de 15 mil pessoas durante a semana de 16 a 22 de julho. Foram 500 os alunos da UFMG que se ofereceram como voluntários para dar apoio ao evento e mais de 1.200 crianças da rede municipal de Belo Horizonte frequentaram as tendas da ExpoT&C e da SBPC Jovem a cada dia.
Ciência para a sociedade
É disso que trata a exposição de ciência e tecnologia – a ExpoT&C – montada todos os anos numa imensa tenda, durante as reuniões anuais da SBPC, que acontece em uma cidade diferente a cada ano. A próxima, em julho de 2018, será na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
O espaço de divulgação científica reuniu diversas instituições, dentre as quais algumas fundações de amparo à pesquisa dos estados, a Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a Marinha do Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).
800-bruno-estande-aberto.jpg
400-aline-atendendo.jpg O estande da ABC disponibilizou a navegação orientada no site da Academia e no site ProfiCiência, construído pela Assessoria de Comunicação (Ascom ABC) em parceria com a Fundação de AMparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro Carlos Chagas Filho (Faperj), destinado a apresentar as carreiras científicas para jovens estudantes do ensino médio ou do início da graduação.
250-e-book-linda.jpg Na avaliação da equipe da Academia que recebeu os visitantes, o estreitamento do contato entre público e os pesquisadores é fundamental para que a sociedade se dê conta de que a ciência está no dia a dia e precisa ser defendida por todos. “Vi crianças, adolescentes, adultos e idosos admirados com a capacidade intelectual e com os feitos de cientistas brasileiros. Ao receberem o gibi com a história de 18 grandes pesquisadores nacionais, a maioria se mostrou instigada a conhecer mais sobre o trabalho dessas personalidades e pela ciência produzida hoje no país”, observou a jornalista Aline Salgado. “Foi a primeira vez que participei desse evento. Tive a dimensão prática da importância da comunicação pública da ciência, pois ficou claro o interesse do público pela ciência brasileira. Só que, para muitos, a ciência e os cientistas são vistos ainda de forma distante, descolados de suas realidades”, destacou.
A maioria das pessoas que passou pela ExpoT&C pouco conhecia as ações da ABC e muito se interessaram em receber o boletim semanal e acompanhar os eventos abertos da Academia, realizando o cadastro no momento da visita ao estande. O site Proficiência gerou um interesse ainda maior, pois muitos jovens têm dúvidas sobre a carreira a seguir, mesmo entre os que já escolheram um curso de graduação. Para estes, era apresentado também o Programa Aristides Pacheco Leão de Apoio a Vocações Científicas.
400-fernanda-atendendo.jpg De acordo com a analista de projetos Fernanda Wolter, já conduzindo a visitação no estande da ABC pela terceira vez, adolescentes e adultos eram atraídos pelo ProfiCiência e diziam que iriam apresentar o site para outros jovens. “Muitos professores se mostraram interessados em apresentar nosso material para suas turmas nos colégios”, acrescentou Fernanda. Ela observou que muitos adolescentes que visitaram o estande da ABC eram de colégios técnicos, mas tinham interesse em fazer faculdade e não sabiam que curso escolher.
400-e-book-e-tv.jpg Para o estagiário de audiovisual das ABC Bruno Ribeiro, que gravou depoimentos de visitantes, o público foi bastante receptivo ao caráter lúdico e ilustrativo do estande. Vídeos do ProfiCiência e de parceiros, como a série Um Cientista, Uma História, do Canal Futura/SESI] e a série Ciência Explica, do Laboratório de Interatividade da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) passavam em três televisões e um terminal touch screen continha o e-book (para Android ou IOS), com informações e jogos relacionados a cientistas brasileiros. Bruno ressaltou que o material impresso foi amplamente divulgado pelo boca a boca dos visitantes. “Em pouco tempo passamos a receber visitas buscando pelo material – em especial pela revista com os 18 cientistas – comprovando a enorme carência por esse tipo de conteúdo.”
Fernanda Wolter destacou, ainda, a visita de Acadêmicos, como o próprio presidente, Luiz Davidovich, o vice-presidente João Fernando Gomes de Oliveira, o vice-presidente da ABC Regional Sul João Batista Calixto, Adalberto Val, Carlos Jolky, Carolina Cotta, Gustavo Menezes, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, Renato Machado Cotta, Umberto Cordani, entre outros. “Recebemos vários membros da Academia. O estande da ABC serviu como ponto de encontro deles, um local para sentar, guardar suas coisas e conversar. Pode ser muito mais usado pelos Acadêmicos nos próximos anos”, salientou.
250-pai-c-filho.jpg “Foi produtivo e interessante entrevistar diferentes públicos, porque pudemos ter uma percepção direta e melhor do público alvo da feira”, contou a estagiária de jornalismo Thaís Soares, que participou também pela primeira vez de uma reunião da SBPC. Ela ainda assistiu diversas palestras e produziu matérias.
Veja as matérias da ABC sobre algumas das palestras do evento.
Abertura da 69ª Reunião da SBPC foi marcada por emoção e discursos em defesa da ciência
Na noite de domingo, 16 de julho, foi dado início ao maior evento científico da América Latina. O encontro gratuito e aberto ao público foi até o dia 22 de julho, na UFMG. Além de dezenas de palestras de Acadêmicos, a ABC marcou presença no evento com um estande na ExpoT&C.
O conhecimento multi, inter e transdisciplinar
Em palestra na UFMG, durante a 69ª Reunião da SBPC, os Acadêmicos Evando Mirra e Esper Cavalheiro traçaram um panorama dos novos caminhos do saber sem fronteira. O sociólogo José dos Santos também compôs a mesa de debates.
“PD&I se faz com mais participação da iniciativa privada“, diz Jorge Guimarães
Em palestra na 69º Reunião Anual da SBPC, o presidente da Embrapii apresentou um panorama dos impactos da ciência brasileira no mundo e afirmou que, para atingir melhores posições, país precisa investir bem mais que 1% do PIB em ciência.
Nanociência feita no Brasil
Membro titular da ABC, o físico Ado Jório falou sobre o desenvolvimento da nanotecnologia no país. Ele ressaltou a importância das parcerias internacionais, da produção autônoma de ciência e de um projeto político que veja a pesquisa como moinho da economia.
Ressonância magnética funcional: um aliado para os estudos do cérebro
O método não invasivo vem contribuindo para o avanço nas pesquisas sobre doenças neurais. Membro titular da ABC, o neurologista Fernando Cendes contou sobre os estudos na área, durante palestra na 69ª Reunião Anual da SBPC.
O SUS que faz pesquisa
A atenção primária à saúde deve também produzir ciência. Este foi o tema de debates da mesa-redonda do último dia de palestras da 69ª Reunião Anual da SBPC, que reuniu os Acadêmicos Carlos Morel e Maurício Lima Barreto.
Zika vírus: biologia estrutural e desenvolvimento de novos antivirais
O Acadêmico Glaucius Oliva fez palestra na Reunião Anual da SBPC deste ano sobre pesquisa coordenada por ele que detectou a estrutura da proteína básica do vírus da zika.
Sistemas de inovação e startups: geração e transferência de tecnologia
Em palestra durante a 69ª Reunião Anual da SBPC, o Acadêmico Evaldo Vilela falou sobre o crescimento das startups e como elas podem trazer benefícios para a produção científica e para a inovação do país.
Formação do estudante universitário para o protagonismo e a autonomia
O Acadêmico Luiz Bevilacqua conduziu debate sobre os desafios para a transformação do ensino superior brasileiro, como novas formas de lecionar e a introdução do estudante na construção do ensino, durante a 69a Reunião Anual da SBPC.
Inovação e abertura de mercado
O vice-presidente da Regional SP da ABC Oswaldo Alves coordenou mesa que discutiu os principais desafios para a inovação no país e o papel que esse setor da ciência tem na sociedade e na economia.
Ética na ciência
A Acadêmica e presidente de honra da SBPC, Helena Nader, coordenou debate com a presença do também Acadêmico Carlos Henrique Brito Cruz sobre má conduta científica, fraudes e o papel da ética no universo da pesquisa.
Educação superior para o mundo contemporâneo
Transdisciplinaridade foi o conceito mais amplamente citado no debate que discutiu os caminhos do ensino superior no país, com presença do Acadêmico Carlos Henrique de Brito Cruz , da Fapesp, o reitor da Universidade Estácio, Ronaldo Mota e Klaus Kapelle, reitor da UFABC.
Mulheres e sociedade
Debate durante a 69ª Reunião Anual da SBPC reuniu mulheres de diferentes áreas da ciência e da política do país para discutir estratégias de mobilização para a inserção da mulher no espaço científico.