Português > Atuação > Nacional > Programas Científicos > Programa Aristides Pacheco Leão


Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas


O Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas, criado pela Academia Brasileira de Ciências em 1994 e patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), se destina a estimular vocações científicas na comunidade universitária. A escolha do nome do Professor Aristides Pacheco Leão para este programa representa justa homenagem da Academia Brasileira de Ciências a seu Presidente Emérito, eminente neurofisiologista.

O objetivo principal do programa é criar mecanismos que permitam a universitários vocacionados para a atividade científica estagiar em laboratórios dirigidos por Membros Titulares da Academia Brasileira de Ciências, com linhas de pesquisa definidas e reconhecidamente produtivas.

Os estágios de treinamento serão realizados durante o período das férias acadêmicas de verão (8 de janeiro a 8 de fevereiro de 2018), em regime de tempo integral. A continuidade do trabalho iniciado durante o estágio inicial é aspecto importante do programa e deve ser estimulada após o retorno dos universitários às suas instituições de origem. Os estudantes que demonstrem talento e vocação para a atividade científica poderão participar do programa em anos sucessivos.

Os recursos financeiros do Programa provêm de auxílio concedido pela Capes à Academia Brasileira de Ciências, na forma de diárias (totalizando R$ 3.200,00) e passagens de ida-e-volta entre as Instituições de origem dos universitários e os laboratórios dos Acadêmicos. A Academia Brasileira de Ciências não providencia acomodação, transporte ou alimentação para os estagiários.

Os recursos disponíveis para o programa permitem acolher até 30 (trinta) universitários do País nos laboratórios participantes do Programa nas áreas de Ciências Biológicas, Biomédicas e da Saúde.

O Programa é oferecido a estudantes matriculados em Instituições de Ensino Superior do País, com exceção de Instituições com Sede nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A inscrição dos candidatos aos estágios deverá ser feita através do formulário eletrônico.

As inscrições ocorrerão de 11 de julho a 15 de agosto de 2017. A seleção será feita por uma Comissão da Academia Brasileira de Ciências, e o resultado será divulgado em 11 de setembro.

Ao final do estágio, cada estudante deverá enviar à Academia Brasileira de Ciências relatório circunstanciado de suas atividades durante o período de estágio, devidamente aprovado pelo respectivo pesquisador-orientador.

Os universitários que completarem o período de estágio e tiverem seus relatórios aprovados pelos respectivos orientadores, receberão certificado emitido pela Academia Brasileira de Ciências.

O Programa está sob a responsabilidade dos Acadêmicos Guilherme Suarez-Kurtz  e Flávia Lima Ribeiro Gomes .

LISTA DE ORIENTADORES/LABORATÓRIOS DISPONÍVEIS | CLIQUE AQUI
FORMULÁRIO DE CANDIDATURA | CLIQUE AQUI

Baixe o pacote de divulgação do programa:
Cartaz para impressão
Cartaz para web

#apleao

As candidaturas só serão aceitas através do formulário eletrônico, mas dúvidas podem ser enviadas para o email apleao@abc.org.br.




Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º
Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Cep: 20030-060

[+55] (21) 3907-8100

[+55] (21) 3907-8101

Fale conosco

webTexto é um sistema online da Calepino