Dentro do contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente o ODS 14 - Vida na água, cuja meta é conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável, em dezembro de 2017 a Organização das Nações Unidas declarou o período entre os anos de 2021 a 2030 como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

Com o objetivo de cumprir um dos compromissos firmados na Agenda 2030, a ação tem como finalidade o desenvolvimento de conhecimento científico, a construção de infraestrutura e a promoção de relacionamentos para um oceano sustentável e saudável.

Nesse contexto, a ABC irá trabalhar para produzir um documento que aponte o estado da arte da ciência oceânica sendo desenvolvida no país, englobando iniciativas concernentes à Amazônia Azul, território marítimo rico em biodiversidade e recursos naturais que se estende por 4,5 milhões de quilômetros quadrados.

O documento vai incluir sugestões sobre como a ciência brasileira pode contribuir para que os objetivos propostos pela ONU possam ser alcançados.

Coordenador: 
Luiz Drude de Lacerda

Participantes:
Alexander Turra
Edmo José Dias Campos
Fabio Rubio Scarano
Helenice Vital 
Jailson Bittencourt de Andrade 
José Henrique Muelbert
Ronaldo Adriano Christofoletti
Rosalinda Carmela Montone
Rozane Valente Marins 
Segen Farid Estefen 
Zelinda Margarida Andrade Nery Leão

Técnico responsável: 
Fernando Carlos Azeredo Verissimo (e-mail: verissimo@abc.org.br)

As reuniões foram realizadas virtualmente em novembro de 2020 e fevereiro de 2021, devido à Covid-19.

3/6/2020 – Primeiro diálogo do Prof. Alexander Turra (USP) com a ABC, representada pelo Prof. Jailson de Andrade (ABC). Convite para montar um grupo de trabalho com apoio da ABC, da SBPC e da Cátedra Unesco para Sustentabilidade dos Oceanos, na USP.

22/7/2020 – Instauração do Grupo de Trabalho. Definição de objetivos. Apresentação dos membros do grupo.

19/11/2020 – Apresentação do primeiro esboço do manifesto. Elaboração de planos para atividades.

3/2/2021 – Apresentação da primeira versão manifesto. Debate.

6/4/2021 – Apresentação da provável última versão de manifesto. Planos para a realização de Webinário sobre o tema do grupo.

 

Reunião de fevereiro de 2021
Reunião de novembro de 2020