Coordenador: Glaucius Oliva


A ABC formou um novo grupo de trabalho (GT), coordenado pelo Acadêmico Glaucius Oliva, atual vice-presidente regional da ABC para São Paulo, sobre Desinformação Científica. O GT conta com diversos membros da Academia, tanto titulares como afiliados. 

A desinformação científica é uma das grandes preocupações mundiais, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), sobretudo diante do aumento de casos de doenças até então praticamente erradicadas e do aumento de movimentos anticiência, antivacina e contestação às recomendações de instituições científicas. Estas estão entre as graves consequências que o fenômeno pode causar e têm sido cada vez mais frequentes no debate público.

Enfrentar a desinformação científica tem sido um grande desafio, pois implica entender as suas formas de circulação, as estratégias de distribuição da informação em espaços digitais descentralizados e mediados por algoritmos e entender, sobretudo, as motivações que levam os sujeitos a acreditar ou a repassar a desinformação quando vai ao encontro de suas crenças. O enfrentamento do problema, então, requer pesquisas multidisciplinares e uma atuação conjunta de diversos atores da sociedade.

Como uma das principais instituições que têm atuado pela defesa da ciência, é de grande importância e urgência para a ABC estar à frente da condução de diagnósticos e debates em relação a este problema, que tem preocupado diversos organismos nacionais e internacionais. Diante disso, o grupo de trabalho (GT) da ABC sobre a desinformação científica tem como proposta oferecer panoramas para tecer estratégias e propor políticas públicas relacionadas ao enfrentamento da circulação de desinformação científica.


Imagem: Freepik

O grupo é composto pelos seguintes pesquisadores: