As causas e os impactos das mudanças ambientais globais têm sido um tema que tem mobilizado a comunidade científica internacional e gerado enorme interesse na mídia e na sociedade como um todo.
A ABC acompanha e atua nesse tema e, e m determinado momento, decidiu envolver os comitês dos programas International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP), International Human Dimensions Programme on Global Environmental Changes (IHDP), World Climate Research Programme (WCRP) e International Programme on Biodiversity Science (Diversitas), sob sua supervisão no Brasil, em uma única articulação, instituindo o Grupo de Estudos sobre Mudanças Ambientais Globais. Com esse movimento a ABC se coloca em sintonia com o Earth System Science Partnership (ESSP), que representa um esforço internacional de integração dos quatro grandes programas relacionados às mudanças ambientais globais.
Constituído por alguns dos principais especialistas brasileiros que trabalham com áreas afins, e coordenado pelo Acadêmico Carlos Nobre, este Grupo de Trabalho busca desenvolver a visão da Academia sobre o tema, gerando recomendações para o governo e a sociedade brasileira, identificando lacunas da ciência brasileira na área e apontando uma agenda de pesquisa em áreas estratégicas onde investimentos se fazem necessários.
Coordenador:
Carlos Afonso Nobre
Desde sua criação até o encerramento, o GT de Mudanças Ambientais Globais promoveu alguns eventos:
2012 | 2 e 3 de outubro | Rio de Janeiro, RJ
Simpósio Interrelações Oceano-Continente no Cenário das Mudanças Globais
2013 | 26 de setembro | Rio de Janeiro, RJ
Simpósio Mudanças Climáticas e Desastres Naturais no Brasil: Desafios e Oportunidade para o Setor de Seguros
2014 | 1o de abril | Rio de Janeiro. RJ
Coletiva de imprensa de apresentação do novo Sumário para Formuladores de Políticas Públicas (SPM, na sigla em inglês) do Grupo de Trabalho 2 do IPCC