No início de 2024, a ABC organizou o encontro do Science 20 (S20) - conjunto das Academias de Ciências dos países com as maiores economias do mundo -, no âmbito da realização do G20 no Brasil.

Foram definidas então cinco forças-tarefa (Bioeconomia, Desafios da Saúde, Inteligência Artificial, Justiça Social e Processo de Transição Energética), com a missão de produzir versões preliminares de documentos temáticos de área para compor o documento final do S20 Brasil. Este documento será concluído e divulgado no Rio de Janeiro, em julho de 2024.

Este GT, portanto, é resultado de uma das forças-tarefa definidas pelo S20.


A Terra está chegando a um ponto de não retorno no século XXI em relação às mudanças climáticas, relacionadas ao efeito das emissões de gases de efeito estufa provenientes de combustíveis fósseis, queima e fermentação anaeróbica de biomassa, metano da digestão de ruminantes e o uso de fertilizantes solúveis ricos em nitrogênio.

Pesquisadores de diversas áreas têm se dedicado a modelar formas alternativas de desenvolvimento que possam superar essas contradições. Esses esforços parecem estar se unindo em torno de um conceito que ainda está evoluindo: bioeconomia.

De acordo com a FAO, a "bioeconomia é a produção, uso, conservação e regeneração de recursos biológicos para fornecer soluções sustentáveis dentro e entre todos os setores econômicos". Ela está presente hoje na produção de vacinas, enzimas industriais, fertilizantes, biocombustíveis, cosméticos, bioprodução de cimento e concreto e produção de produtos químicos industriais em organismos biológicos, entre muitos outros exemplos.

O GT da ABC, porém, adotou a seguinte definição, depois de ampla pesquisa: “A bioeconomia é baseada na produção e comercialização de bens derivados de recursos biológicos renováveis para a produção de produtos e serviços de base biológica, alimentos, rações e bioenergia, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, resultando em desenvolvimento regional, inclusão social e práticas de conservação."

Acesse o documento preliminar completo em aba a seguir.

Coordenador | Adalberto Val (INPA)
Participantes | Jacques Marcovitch (USP), Ruy de Araújo Caldas (UCB), Vera Lucia Imperatriz Fonseca (USP)
Redator | Tiago da Mota e Silva
Técnico da ABC | Marcos Cortesão (mcbs@abc.org.br