A 28ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas, a COP 28, chegou ao fim no dia 13 de dezembro e o acordo final não agradou os cientistas. Além de não falar expressamente na eliminação dos combustíveis fósseis, o documento não especifica sobre como será feita a transição energética e nem coloca prazos para isso, prometendo apenas uma redução gradual em seu uso. Dessa forma terminou uma COP marcada por polêmicas quanto à sede – os Emirados Árabes Unidos (EUA), um dos maiores produtores de petróleo do mundo – e ao presidente do encontro, o sultão Al Jaber, CEO da companhia estatal de petróleo do país.

O climatologista Carlos Nobre, membro titular da Academia Brasileira de Ciências, esteve presencialmente em Dubai e se decepcionou com o acordo final. Confira:

Impressão da COP 28

Nessa COP 28 em Dubai, o mundo passou a impressão de que não percebeu que 2023 foi um ano de temperatura recorde em 125 mil anos. Os eventos extremos explodiram e a temperatura média já aumentou 1,4 °C em relação a 1850, levando a um enorme risco climático. No Brasil, tivemos recordes em seca na Amazônia, em ondas de calor no Sudeste e Centro-Oeste e em chuvas e enchentes no Sul. Esse ano já deveria ter mostrado o risco das mudanças climáticas para todos.

Pontos de não-retorno

Durante a COP, um grupo de mais de 200 cientistas liderados pela Universidade de Exeter, Inglaterra, lançou um relatório atualizado sobre pontos de não-retorno em todo o planeta. Eles mostraram que, mesmo limitando em 1,5°C o aquecimento, nós ainda perderemos uma grande quantidade de gelo da Groenlândia, da Antártica, do Ártico e do permafrost de montanhas, afetando muito a biodiversidade desses lugares. Vamos extinguir também todos os recifes de corais. E quando a média de temperatura dos oceanos chegar perto de 1,5°C os eventos extremos se intensificarão ainda mais. É um risco enorme.

Documento final

O documento final não chama atenção para o que foi definido no Acordo de Paris, de 2015, e reforçado na COP 26, de 2021. Precisamos zerar as emissões até 2050 e, para isso, precisamos reduzir em 46% as emissões até 2030. 70% das emissões atuais vêm de combustíveis fósseis, mas a maioria dos países do mundo continuam a expandir essa exploração, inclusive o Brasil. Nós não precisamos de uma “transição lenta e gradual”, como afirma o documento, nós precisamos de uma eliminação rápida. Essa COP começa a sinalizar que os países vão permitir que a temperatura passe, e muito, dos 1,5°C de elevação.

O Global Stocktake – balanço de averiguação sobre o Acordo de Paris – foi discutido na COP 28. Ele mostra que todas as metas estão atrasadas e que os compromisso atuais dos países elevariam a temperatura em 2,5°C até 2050. Essa COP, como já se esperava, não acelerou nem mostrou o risco que o planeta já está correndo.

O papel do Brasil

Até a COP 30, que acontecerá no Brasil, em Belém do Pará, em 2025, o país precisa liderar uma grande mudança, uma mudança radical e rápida. Precisamos continuar reduzindo o desmatamento na Amazônia, como fizemos esse ano, mas reduzir também em outros biomas, já que aumentamos o desmatamento no cerrado. Para o Brasil chegar em 2030 como um líder em redução de emissões é preciso entender, em especial a Petrobras, que precisamos ir para o lado das renováveis e não para o lado de mais petróleo e gás. Temos o maior potencial de geração de energia elétrica renovável do planeta, em anos de chuvas intensas podemos produzir até 90% da nossa demanda em energia limpa. Temos todas as condições de fazermos uma rápida eliminação dos combustíveis fósseis e sermos o primeiro país do nosso tamanho no mundo a zerar emissões.

A meta brasileira é de reduzir em 53% as emissões até 2030 – em relação a 2005 – e zerar as emissões liquidas até 2050, mas podemos zerar até antes. O Brasil lançou na COP 28, através do BNDES, um grande projeto de restauração da Amazônia, chamado Arco da Restauração. A floresta está muito próxima de um ponto de não-retorno, então o objetivo é restaurar 24 milhões de hectares até 2050 para impedir o ponto de não retorno e remover 13 bilhões de toneladas de gas carbônico da atmosfera. Temos todas as condições de dar um exemplo pro mundo e ser o primeiro grande emissor do mundo a zerar suas emissões.

 


Carlos Nobre é climatologista, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), integrante do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e co-presidente do Painel Científico para a Amazônia (SPA). Formulou há 27 anos a hipótese de “savanização” da Amazônia, na qual a floresta gradualmente se transformaria numa mata aberta e degradada após passar por pontos de não retorno de clima e desmatamento. É membro titular da ABC.

 

 


Confira outras matérias sobre a COP 28:

COP 28 anuncia fundo de apoio aos países por perdas climáticas, mas valores não animam

Para os Acadêmicos Carlos Nobre e Paulo Artaxo, recursos estão aquém do necessário e podem funcionar como contrapartida para decisões brandas contra combustíveis fósseis.

Primeiros dias da COP-28 em Dubai: sucesso do Brasil e aprovação do Fundo de Perdas e Danos

Confira artigo exclusivo do Acadêmico Paulo Artaxo sobre os primeiros dois dias da principal conferência climática da ONU, que já conta com anúncios importantes.

COP-28: BNDES propõe o Arco do Restauração da Amazônia

Novo artigo exclusivo do Acadêmico Paulo Artaxo para a ABC comenta o lançamento do ambicioso plano de restauração da Amazônia proposto pelo Brasil no encontro das Nações Unidas sobre o clima. Confira!

Brasil ganha “prêmio” na COP-28: o Fóssil do Dia

“Premiação” ironiza intenção demonstrada pelo país em entrar para a OPEP+, grupo de produtores de petróleo, e de explorar petróleo na foz do Amazonas. Confira na coluna de Paulo Artaxo.

A relevância da Ciência na COP28

Novo artigo de Paulo Artaxo reforça a importância da ciência nas negociações climáticas de uma COP 28 cujo presidente faz declarações negacionistas sobre petróleo.

Emissões brasileiras a caminho da COP 30

Em novo artigo, o climatologista e membro titular da ABC Paulo Artaxo analisa as últimas discussões da COP-28 envolvendo o Brasil. Confira

Final da COP-28: recomendação da intensificação da transição energética

Documento final da Convenção do clima pede, em essência, por algo que já está sendo feito e se esquiva de compromissos maiores. Leia no artigo de Paulo Artaxo.