pt_BR

Data: 1 de abril de 2014

Local: Academia Brasileira de Ciências (ABC) | Rio de Janeiro (RJ)

No dia 1º de abril, foi realizada, na sede da Academia Brasileira de Ciências, uma coletiva de imprensa para apresentação do Summary for Policy Makers (SPM) do IPCC AR5, que foi lançado em Yokohama no dia 31 de março. Intitulado Mudanças Climáticas 2014: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade e elaborado pelo Grupo de Trabalho 2 (WG2) do IPCC, o trabalho detalha os impactos e os riscos futuros das mudanças climáticas e as oportunidades para uma ação eficaz para reduzir os riscos. Um total de 309 cientistas de 70 países foram selecionados para produzir o relatório, contando com a ajuda de 436 autores contribuintes e 1.729 revisores especialistas.

Organizada pela ABC, pelo MCTI, pela UNIC-Rio e pelo IPCC, a coletiva fez parte do rol de iniciativas oficiais que estarão sendo desenvolvidas globalmente para repercutir o lançamento do relatório do WG2. Na oportunidade, o Professor Jose A. Marengo, autor do SPM, fez uma breve apresentação do mesmo. Na sequência, o expositor e os Professores Carolina Dubeux e Marcos Buckeridge, também autores do relatório, responderam às perguntas dos jornalistas.

O documento do Grupo de Trabalho II é composto por dois volumes. O primeiro contém um Resumo para formuladores de políticas, Resumo Técnico e 20 capítulos que avaliam riscos por setor e oportunidades para resposta. Os setores incluem recursos de água doce, os ecossistemas terrestres e oceânicos, costas, alimentos, áreas urbanas e rurais, energia e indústria, a saúde humana e a segurança, além dos meios de vida e pobreza. Um segundo volume de 10 capítulos avalia os riscos e oportunidades para a resposta por região. Essas regiões incluem a África, Europa, Ásia, Australásia (Austrália, a Nova Zelândia, a Nova Guiné e algumas ilhas menores da parte oriental da Indonésia), América do Norte, Central e América do Sul, regiões polares, pequenas ilhas e oceanos.

O relatório do Grupo de Trabalho I foi lançado em setembro de 2013, e o relatório do Grupo de Trabalho III será lançado em abril de 2014. O Quinto Relatório de Avaliação do IPCC sobre Mudanças Climáticas será concluído com a publicação da Síntese do Relatório, em outubro de 2014.

A contribuição do Grupo de Trabalho II do Quinto Relatório de Avaliação do IPCC (WGII AR5) está disponível através dos links http://www.ipcc-wg2.gov/AR5 e http://www.ipcc.ch.

Material Apresentado

Release para Imprensa

Implicações Quinto Relatório de Avaliação do IPCC para o Mundo Empresarial

Na Web

Folha de São Paulo – Impactos mais graves no clima do país virão de secas e cheias

O Globo – Mudanças climáticas ameaçam produtos da cesta básica brasileira

Estadão – Para técnicos do IPCC, seca em SP é situação extrema

Terra/EFE – Clima da Espanha tende a se africanizar, adverte analista da ONU

EBC/Agência Brasil – Brasil já se prepara para adaptações às mudanças climáticas, diz especialista

TV Brasil – Brasil já se prepara para adaptações às mudanças climáticas

Planeta Sustentável/Abril – “A adaptação é a única forma de enfrentar a mudança do clima”, diz José Marengo

Agência Fapesp – Países precisam de medidas urgentes de adaptação às mudanças climáticas, diz IPCC

Exame/Agência Fapesp – Chegou o tempo de agir, diz pesquisador que integra o IPCC

Exame/Agência Fapesp – Mudanças climáticas são risco à segurança hídrica

CBN – Relatório do IPCC mostra que situação do meio ambiente se agravará em países mais pobres

CBN – Áreas tropicais da África, América do Sul e da Ásia devem sofrer com mais inundações

Rádio ONU – Cientista afirma que mudança climática afeta várias partes do Brasil

Siglo21 (Guatemala)/AFP – Agua, alimentos y enfermedades, problemas clave en región

Notícias ao Minuto (Portugal)/Agência Lusa – Clima em Espanha tende a “africanizar-se”