Os laureados do Nobel de 2023 foram anunciados na primeira semana de outubro. Nas áreas de Química, Física e Medicina, a premiação é a mais alta honraria para a carreira de um cientista. Os premiados deste ano se juntam a um rol de pesquisadores consagrados, que podem escolher participar de atividades junto à Nobel Prize Outreach, braço de comunicação da Fundação Nobel, para inspirar cientistas em todo o mundo.

Uma dessas atividades está marcada para o Brasil, em abril de 2024. O Diálogo Nobel Brasil 2024 será o terceiro evento da parceria entre a Academia Brasileira de Ciências e a Nobel Prize Outreach, o primeiro presencial.

O encontro principal será no Rio de Janeiro no dia 15 de abril de 2024 e espera contar com participação expressiva de estudantes e jovens, numa oportunidade única para um debate intergeracional de alto nível. Adicionalmente, também será promovido outro encontro, na cidade de São Paulo, no dia 17 de abril de 2024, ampliando o impacto da iniciativa no país e potencializando as possibilidades de intercâmbio científico.

Gravação do Unidos pela Ciência: Diálogo Nobel América Latina e Caribe, em 2021 (Foto: Nobel Prize Outreach / Clément Morin)

Confira como foram os outros dois Diálogos Nobel promovidos pela ABC:

Em 2020, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi procurada pela Nobel Prize Outreach, com o objetivo de organizar a primeira edição no país de um Diálogo Nobel. Esses eventos reúnem ganhadores do Prêmio Nobel com lideranças científicas, pesquisadores, políticos, empresários, intelectuais, e, sobretudo, jovens estudantes. O objetivo é promover discussões sobre questões globais a partir de uma abordagem interdisciplinar.

Em virtude da pandemia de covid-19, não foi possível promover a atividade presencial em 2020. No entanto, as instituições mantiveram-se juntas e realizaram duas edições virtuais do Diálogo Nobel em 2021:

08/04/2021 – O Valor da Ciência: Diálogo Nobel Brasil

O encontro promoveu um debate sobre a importância da ciência para a sociedade e de políticas públicas baseadas no conhecimento científico, com foco nos tempos de crise, como a pandemia de covid-19. O evento foi dividido em duas partes: a primeira apresentou um diálogo entre May-Britt Moser (Nobel de Medicina, 2014) e o membro correspondente da ABC Serge Haroche (Nobel de Física, 2012), além dos então presidente e vice-presidente da ABC. A segunda parte contou com duas mesas redondas, nas quais estudantes universitários de todo o Brasil, previamente selecionados, tiveram a oportunidade de se juntar aos laureados em uma sessão de perguntas e respostas. No processo de seleção dos 40 estudantes, foram recebidas mais de 170 indicações de 90 universidades públicas e privadas do Distrito Federal e de 23 Estados do Brasil.

16/11/2021 – Unidos pela Ciência: Diálogo Nobel América Latina e Caribe

O encontro contou com cinco vencedores do Prêmio Nobel, que se reuniram virtualmente com estudantes para um debate sobre o papel dos cientistas na sociedade e o impacto das mais recentes descobertas científicas. O evento contou com a presença de 80 estudantes de 24 países da região, tendo o Brasil o maior número de representantes (16 no total). A atividade foi organizada pela ABC, pelo Nobel Prize Outreach e pela Rede InterAmericana de Academias de Ciências (IANAS). Os laureados convidados foram Bernard Feringa (Nobel de Química, 2016), Elizabeth Blackburn (Nobel de Medicina, 2009), Emmanuelle Charpentier (Nobel de Química, 2020), May-Britt Moser (Nobel de Medicina, 2014) e Saul Perlmutter (Nobel de Física, 2011). Cada laureado comandou uma sessão de diálogo, na qual respondeu perguntas dos estudantes da América Latina e do Caribe.