pt_BR

Data: 8 de abril de 2021

Local: YouTube - Nobel Prize

A ABC e a Nobel Prize Outreach (braço de comunicação da Fundação Nobel), em colaboração com o Instituto Serrapilheira, realizaram um encontro online, em 8 de abril de 2021, para discutir O Valor da Ciência. O evento teve por intuito promover uma discussão sobre a importância da ciência para a sociedade e de políticas públicas baseadas no conhecimento científico; principalmente em tempos de crise, como o que atualmente enfrentamos. Buscou-se, também, inspirar estudantes de todo o Brasil a perseguirem carreiras científicas.

A atividade foi dividida em duas partes principais. A primeira contou com um diálogo entre May-Britt Moser, laureada com o Prêmio Nobel de Medicina em 2014, e Serge Haroche, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2012, que foram acompanhados por Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências, e Helena Nader, copresidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências. A conversa foi conduzida por Adam Smith, diretor científico da Nobel Prize Outreach.

Na segunda parte, tivemos, em sequência, duas mesas-redondas com os ganhadores do Prêmio Nobel (primeiro com May-Britt Moser, depois com Serge Haroche), nas quais estudantes universitários de todo o Brasil, previamente selecionados (20 em cada mesa-redonda), tiveram a oportunidade de se juntar aos laureados em uma sessão de perguntas e respostas. No processo de seleção dos 40 estudantes, foram recebidas mais de 170 indicações de 90 universidades públicas e privadas do Distrito Federal e de 23 Estados do Brasil.

Essa atividade foi um evento prévio do Diálogo Nobel Brasil 2022, que reunirá vencedores do Prêmio Nobel e outras lideranças intelectuais para discutir ‘O Futuro Que Queremos’.

For information in English, click here.

Perfis dos participantes (sessão principal)
Perfis dos estudantes: mesa-redonda com May-Britt Moser
Perfis dos estudantes: mesa-redonda com Serge Haroche
Clique para assistir: transmissão em português | áudio original

 

Transmissão em português:

 

Áudio original: