pt_BR

Data: 8 de abril de 2021

Local: YouTube - Nobel Prize

A ABC e a Nobel Prize Outreach (braço de comunicação da Fundação Nobel), em colaboração com o Instituto Serrapilheira, realizarão um encontro online, em 8 de abril de 2021, para discutir O Valor da Ciência. O evento tem por intuito promover uma discussão sobre a importância da ciência para a sociedade e de políticas públicas baseadas no conhecimento científico; principalmente em tempos de crise, como o que atualmente enfrentamos. Esperamos, também, inspirar estudantes de todo o Brasil a perseguirem carreiras científicas.

A atividade será dividida em duas partes principais. A primeira contará com um diálogo entre May-Britt Moser, laureada com o Prêmio Nobel de Medicina em 2014, e Serge Haroche, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2012, que serão acompanhados por Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências, e Helena Nader, copresidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências. A conversa será conduzida por Adam Smith, diretor científico da Nobel Prize Outreach. Acesse os perfis dos participantes!

Na segunda parte, teremos, em sequência, duas mesas-redondas com os ganhadores do Prêmio Nobel (primeiro com May-Britt Moser, depois com Serge Haroche), nas quais estudantes universitários de todo o Brasil, previamente selecionados (20 em cada mesa-redonda), terão a oportunidade de se juntar aos laureados em uma sessão de perguntas e respostas. No processo de seleção dos 40 estudantes, foram recebidas mais de 170 indicações de 90 universidades públicas e privadas do Distrito Federal e de 23 Estados do Brasil. Conheça os estudantes: mesa-redonda com May-Britt Moser | mesa-redonda com Serge Haroche.

Essa atividade é um evento prévio do Diálogo Nobel Brasil 2022, que reunirá vencedores do Prêmio Nobel e outras lideranças intelectuais para discutir ‘O Futuro Que Queremos’.

O evento será conduzido em inglês, com tradução simultânea disponível. A transmissão será realizada no YouTube do Nobel Prize – clique para assistir: transmissão em português | áudio original.

Faça sua inscrição para receber atualizações e lembretes!

 

For information in English, click here.

 

• 10h (Horário de Brasília)

Sessão Principal

Diálogo entre May-Britt Moser, laureada com o Prêmio Nobel de Medicina em 2014, e Serge Haroche, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2012, que serão acompanhados por Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências, e Helena Nader, copresidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências. A conversa será conduzida por Adam Smith, diretor científico da Nobel Prize Outreach.

A discussão entre esses quatro proeminentes cientistas focará em como a ciência e os cientistas podem contribuir para a sociedade e como, por sua vez, a sociedade pode contribuir para a ciência. Juntamente com o prazer intelectual que proporciona, os benefícios aplicados da ciência estão claros ao nosso redor, e nossa dependência da ciência para ajudar a enfrentar muitos dos desafios que a humanidade enfrenta é óbvia. O conhecimento em si é neutro, mas a pesquisa a ser realizada, e como escolhemos utilizar as novas descobertas, é uma decisão a ser tomada tendo como guias os princípios da liberdade e da responsabilidade, que devem nortear a atividade científica. Além disso, a discussão abordará alguns dos valores menos tangíveis, mas igualmente importantes, que a ciência e o pensamento científico podem trazer para a sociedade. Diante da comunicação cada vez maior de informações e ideias, talvez nunca tenha sido maior a necessidade de se entender o que a ciência pode nos ensinar.

 


• 11h (Horário de Brasília)

Intervalo

 


• 11h15 (Horário de Brasília)

Mesa-redonda com estudantes e May-Britt Moser, ganhadora do Prêmio Nobel de Medicina em 2014

Conheça os estudantes que participarão da mesa-redonda com May-Britt Moser.

 


• 12h15 (Horário de Brasília)

Intervalo

 

 

 

Transmissão em português:

 

Áudio original: