pt_BR

Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da ABC | Ed.06 • BIOLOGIA E RECURSOS NATURAIS

Data: 27 de julho de 2021

Local: www.abc.org.br/transmissao

Os membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) são eleitos anualmente por região e tomam posse automaticamente no dia 1º de janeiro do ano seguinte à eleição. Os eleitos em 2020 e 2021 foram recepcionados conjuntamente em cerimônia online realizada em 3 de maio de 2021 e apresentarão suas contribuições à ciência em 12 simpósios ao longo do ano. A agenda completa dos simpósios científicos virtuais pode ser conferida aqui.  


O 6º Simpósio Científico dos Membros Afiliados da ABC 2020-2021 será coordenado pelo Acadêmico Adalberto Val (Inpa), vice-presidente da ABC para a Região Norte.

No dia 27 de julho, a ABC vai reunir sete membros afiliados para apresentar suas pesquisas, relacionadas à biologia e recursos naturais. Os temas envolvem estudos em águas amazônicas, que revelaram reservatórios de genes e bactérias resistentes aos antibióticos; interações entre indivíduos no ecossistema para adaptação e sobrevivência das espécies; processos sustentáveis para o tratamento de águas residuárias e resíduos sólidos envolvendo microrganismos; a importância das abelhas como agentes polinizadores e estratégias e políticas públicas para amenizar sua perda; avanços recentes na documentação da flora amazônica; consequências do impacto humano sobre os invertebrados em ambientes aquáticos brasileiros e impactos do uso do solo nos ecossistemas aquáticos continentais na Amazônia Oriental.

Confira a programação!


Faça sua inscrição para receber seu certificado* de participação!
Assista ao simpósio em: www.abc.org.br/transmissao 

*A emissão do certificado de participação acontecerá em até 30 dias úteis.


 

SERVIÇO
Evento: Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da ABC | Ed.06 • BIOLOGIA E RECURSOS NATURAIS
Data: 3ª feira, 27/07/2021
Hora: 16h (GMT-3)
Inscrições gratuitas: 
Local: www.abc.org.br/transmissao 


 

Adriana Ribeiro Carneiro Folador (UFPA)

“Perfil dos genes de resistência a antibióticos em sistemas aquáticos na Amazônia”

Professora da Faculdade de Biotecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde co-coordena o Laboratório de Bioinformática e Genômica de Microrganismos e orienta em diversos programas de pós-graduação. Recebeu o prêmio Para Mulheres na Ciência 2019 oferecido pela L’Oréal-ABC-Unesco.


 

Denise Brentan da Silva (UFMS)

“Olhando a natureza através da química”

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do grupo de pesquisa do Laboratório de Produtos Naturais e Espectrometria de Massas (Lapnem). Recebeu o Prêmio Prof. Otto Richard Gottlieb – Jovem Talento pela Sociedade Brasileira de Química (2015).


 

João Paulo Bassin (Coppe/UFRJ)

“Desenvolvimento e aplicação de processos biológicos avançados para o tratamento de águas residuárias e resíduos sólidos orgânicos”

Professor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Foi agraciado com diversos prêmios, entre os quais o Prêmio Capes de Tese (Engenharias II) (2013) e o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade (2014 e 2016). É Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de tecnologia ambiental.


 

Juliana Hipólito de Sousa (Inpa)

“Porque as abelhas são importantes para a nossa sobrevivência”

Pesquisadora de pós doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e professora dos programas de pós graduação em ecologia e botânica (Inpa) e ecologia (UFBA). É pesquisadora colaboradora em INCTs e laboratórios do Inpa e da Universidade Federal da Bahia.


 

Pedro Lage Viana (MPEG)

“Descobrindo a riqueza da flora amazônica”

Pesquisador no Museu Paraense Emílio Goeldi, onde coordena pesquisas em botânica. Integra o comitê gestor do projeto Flora do Brasil online 2020. Tem experiência em estudos da flora nos diversos biomas brasileiros, atualmente concentrados na Amazônia.


 

Renato Tavares Martins (Inpa)

“Efeitos dos impactos humanos sobre os invertebrados e a decomposição foliar em ambientes aquáticos brasileiros”

Doutorado em ciências biológicas/entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde atualmente realiza estágio de pós-doutorado. Tem experiência na área de zoologia e ecologia aquática. Pesquisador colaborador no Laboratório de Citotaxonomia e Insetos Aquáticos (Lacia) e no INCT Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (Adapta II), ambos sediados no Inpa.


 

Thaisa Sala Michelan (UFPA)

“Efeitos do uso do solo na biota aquática na Amazônia Oriental: ênfase nas macrófitas aquáticas”

Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde é docente dos Programas de Pós-graduação em Ecologia (UFPA/Embrapa Oriental) e em Ciências Biológicas – Botânica Tropical (UFRA/MPEG).

Faça sua inscrição para receber seu certificado de participação!
Assista ao nosso webinário clicando em www.abc.org.br/transmissao.

A emissão do certificado de participação acontecerá em até 30 dias úteis.