pt_BR
Ciências Biomédicas | MEMBRO AFILIADO

Adriana Ribeiro Carneiro

(CARNEIRO, A. R.)

10/01/1981
Brasileira
01/01/2020

Biomédica (2007), mestre em biologia de agentes infecciosos e parasitários (2009) e doutora em genética e biologia molecular (2012) pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Realizou sua dissertação de mestrado no Instituto Evandro Chagas, na Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas, desenvolvendo projetos de pesquisa na área de variabilidade genética do vírus dengue. Durante o doutorado, atuou na área de bioinformática aplicada a montagem e anotação de genomas de microrganismos a partir de dados de next generation. Atualmente, desenvolve pesquisas na área de genômica e transcriptômica de microrganismos patogênicos e de interesse biotecnológico, metagenômica aplicada a estudos de microbiomas e resistência microbiana, bem como realiza estudos de interação patógeno-hospedeiro para prospecção de novos alvos vacinais e/ou biomarcadores.

Recebeu o prêmio Mulheres na Ciência da L’Oréal-Unesco-ABC (2019). É membro da Academia Paraense de Biomedicina (2019), recebeu homenagem da Câmara Municipal de Belém pelas contribuições científicas a comunidade paraense (2019) e o Mérito Científico da Academia Paraense de Biomedicina (2019).