pt_BR

Data: 27 de julho de 2021

Local: www.abc.org.br/transmissao

Os membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) são eleitos anualmente por região e tomam posse automaticamente no dia 1º de janeiro do ano seguinte à eleição. Os eleitos em 2020 e 2021 foram recepcionados conjuntamente em cerimônia online realizada em 3 de maio de 2021 e apresentarão suas contribuições à ciência em 12 simpósios ao longo do ano. A agenda completa dos simpósios científicos virtuais pode ser conferida aqui.  


O 6º Simpósio Científico dos Membros Afiliados da ABC 2020-2021 será coordenado pelo Acadêmico Adalberto Val (Inpa), vice-presidente da ABC para a Região Norte.

No dia 27 de julho, a ABC vai reunir sete membros afiliados para apresentar suas pesquisas, relacionadas à biologia e recursos naturais. Os temas envolvem estudos em águas amazônicas, que revelaram reservatórios de genes e bactérias resistentes aos antibióticos; interações entre indivíduos no ecossistema para adaptação e sobrevivência das espécies; processos sustentáveis para o tratamento de águas residuárias e resíduos sólidos envolvendo microrganismos; a importância das abelhas como agentes polinizadores e estratégias e políticas públicas para amenizar sua perda; avanços recentes na documentação da flora amazônica; consequências do impacto humano sobre os invertebrados em ambientes aquáticos brasileiros e impactos do uso do solo nos ecossistemas aquáticos continentais na Amazônia Oriental.

Confira a programação!


Faça sua inscrição para receber seu certificado* de participação!
Assista ao simpósio em: www.abc.org.br/transmissao 

*A emissão do certificado de participação acontecerá em até 30 dias úteis.


SERVIÇO
Evento: Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da ABC | Ed.06 • BIOLOGIA E RECURSOS NATURAIS
Data: 3ª feira, 27/07/2021
Hora: 16h (GMT-3)
Local: www.abc.org.br/transmissao 


 

  • Adriana Ribeiro Carneiro Folador (UFPA)
    “Perfil dos genes de resistência a antibióticos em sistemas aquáticos na Amazônia”
    Professora da Faculdade de Biotecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde co-coordena o Laboratório de Bioinformática e Genômica de Microrganismos e orienta em diversos programas de pós-graduação. Recebeu o prêmio Para Mulheres na Ciência 2019 oferecido pela L’Oréal-ABC-Unesco.
  • Denise Brentan da Silva (UFMS)
    “Olhando a natureza através da química”
    Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do grupo de pesquisa do Laboratório de Produtos Naturais e Espectrometria de Massas (Lapnem). Recebeu o Prêmio Prof. Otto Richard Gottlieb – Jovem Talento pela Sociedade Brasileira de Química (2015).
  • João Paulo Bassin (Coppe/UFRJ)
    “Desenvolvimento e aplicação de processos biológicos avançados para o tratamento de águas residuárias e resíduos sólidos orgânicos”
    Professor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Foi agraciado com diversos prêmios, entre os quais o Prêmio Capes de Tese (Engenharias II) (2013) e o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade (2014 e 2016). É Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de tecnologia ambiental.
  • Juliana Hipólito de Sousa (Inpa)
    “Porque as abelhas são importantes para a nossa sobrevivência”
    Pesquisadora de pós doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e professora dos programas de pós graduação em ecologia e botânica (Inpa) e ecologia (UFBA). É pesquisadora colaboradora em INCTs e laboratórios do Inpa e da Universidade Federal da Bahia.
  • Pedro Lage Viana (MPEG)
    “Descobrindo a riqueza da flora amazônica”
    Pesquisador no Museu Paraense Emílio Goeldi, onde coordena pesquisas em botânica. Integra o comitê gestor do projeto Flora do Brasil online 2020. Tem experiência em estudos da flora nos diversos biomas brasileiros, atualmente concentrados na Amazônia.
  • Renato Tavares Martins (Inpa)
    “Efeitos dos impactos humanos sobre os invertebrados e a decomposição foliar em ambientes aquáticos brasileiros”
    Doutorado em ciências biológicas/entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde atualmente realiza estágio de pós-doutorado. Tem experiência na área de zoologia e ecologia aquática. Pesquisador colaborador no Laboratório de Citotaxonomia e Insetos Aquáticos (Lacia) e no INCT Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (Adapta II), ambos sediados no Inpa.
  • Thaisa Sala Michelan (UFPA)
    “Efeitos do uso do solo na biota aquática na Amazônia Oriental: ênfase nas macrófitas aquáticas”
    Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde é docente dos Programas de Pós-graduação em Ecologia (UFPA/Embrapa Oriental) e em Ciências Biológicas – Botânica Tropical (UFRA/MPEG).

Confira a gravação completa do evento:

 

Saiba como foi o evento:

ATUAÇÃO DA ABCOS ACADÊMICOSWEBINÁRIOS | 29 de julho de 2021

Acadêmicos debatem biologia e recursos naturais no 6º Simpósio Científico da ABC

Sete jovens cientistas de excelência se reuniram no dia 27/7 para debater suas pesquisas na área das ciências biológicas.