A categoria de membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências foi criada em 2007 para incluir jovens pesquisadores promissores das seis regiões definidas pela ABC (Norte, Nordeste e ES, RJ, MG e Centro-Oeste, SP e Sul), indicados e eleitos por membros titulares com atuação nestas regiões. Anualmente, são eleitos cinco jovens cientistas por região para mandatos de cinco anos, não renováveis. As eleições são conduzidas pelos vice-presidentes de cada região.

Conheça os eleitos a cada ano:

 
Veja aqui todos os eventos Simpósios e Diplomações



>> ENCONTROS NACIONAIS DE MEMBROS AFILIADOS

Em 2011, a Diretoria da ABC decidiu pela criação de encontros nacionais, com o objetivo de promover a integração entre os membros afiliados de todas as regiões. A ideia era que os jovens cientistas elencassem temas de seu interesse e propusessem a forma de organização. A assessora de comunicação Elisa Oswaldo-Cruz ficou responsável pelo apoio à organização.

A partir do primeiro encontro, na sede da ABC, no Rio de Janeiro, os membros afiliados decidiram que os seguintes seriam em diferentes locais do país, para atender melhor à proposta de nacionalização do evento. Saiba mais sobre os encontros:




>> REPRESENTAÇÃO DOS AFILIADOS NO CONSELHO CONSULTIVO 

Em 2019, a Diretoria da ABC deliberou pela abertura de duas vagas para representantes dos membros afiliados nas reuniões do Conselho Consultivo da ABC, de modo a promover maior integração entre os  afiliados e a Diretoria, e maior troca de ideias entre gerações.

Primeira gestão: 12/2019 a 12/2020

No final de 2019 foi organizada a primeira eleição, em que votaram todos os membros afiliados com mandato vigente nos candidatos que se apresentaram. Os dois mais votados – Ana Chies Santos e Raquel Minardi – ficaram como titulares das vagas, enquanto os dois seguintes – Jaqueline Godoy MesquitaRodrigo Nunes da Fonseca – ficaram como suplentes. O mandato previsto foi de um ano.

 

Atividades desenvolvidas em 2020:

O primeiro grupo eleito se organizou para promover iniciativas de interesse dos membros afiliados, assim como representá-los em instâncias internacionais relacionadas a jovens cientistas.

  • Participação em reunião do Conselho Consultivo da ABC em setembro de 2020

 


Segunda gestão: 12/2020 a 12/2021 💡

Na eleição do segundo grupo, no final de 2020, os membros afiliados decidiram pela possibilidade de reeleição de alguns membros, de forma a manter na Representação membro(s) com experiência do ano anterior e, ao mesmo tempo, dar oportunidade para outros. Foram reeleitas Ana Chies SantosRaquel Minardi (titulares) e eleitos Andreza de BemMarcelo Mori.

 

Atividades desenvolvidas em 2021


Terceira gestão: 12/2021 a 12/2022

A eleição do terceiro grupo, no final de 2021, foram eleitos quatro membros afiliados: Taissa Rodrigues Marques da Silva e Juliana Hipólito como titulares e Nara Lins Meira Quintão Raoni Rajão como suplentes. Como a nova gestão dos afiliados ocorre em ano de posse de nova Diretoria, em maio de 2022, as atividades começaram mais tarde, em função da necessidade de adaptação dos gestores e da equipe da ABC.

Atividades desenvolvidas em 2022: