A categoria de membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências foi criada em 2007 para incluir jovens pesquisadores promissores das seis regiões definidas pela ABC (Norte, Nordeste e ES, RJ, MG e Centro-Oeste, SP e Sul), indicados e eleitos por membros titulares com atuação nestas regiões. Anualmente, são eleitos cinco jovens cientistas por região para mandatos de cinco anos, não renováveis. As eleições são conduzidas pelos vice-presidentes de cada região.
Conheça os eleitos a cada ano:
>> ENCONTROS NACIONAIS DE MEMBROS AFILIADOS
Em 2011, a Diretoria da ABC decidiu pela criação de encontros nacionais, com o objetivo de promover a integração entre os membros afiliados de todas as regiões. A ideia era que os jovens cientistas elencassem temas de seu interesse e propusessem a forma de organização. A assessora de comunicação Elisa Oswaldo-Cruz ficou responsável pelo apoio à organização.
A partir do primeiro encontro, na sede da ABC, no Rio de Janeiro, os membros afiliados decidiram que os seguintes seriam em diferentes locais do país, para atender melhor à proposta de nacionalização do evento. Saiba mais sobre os encontros:
- Simpósio Visões da Jovem Academia (arquivo PDF)
RIO DE JANEIRO, RJ | 14 A 16/09/2011
- 2o Encontro Nacional dos Membros Afiliados da ABC
PETRÓPOLIS, RJ |28 a 30/8/2013
- 3o Encontro Nacional dos Membros Afiliados da ABC
BELO HORIZONTE, MG | 27 a 29/7/2016
- 4o Encontro Nacional dos Membros Afiliados da ABC
FORTALEZA, CE | 24 a 26/6/2019
>> REPRESENTAÇÃO DOS AFILIADOS NO CONSELHO CONSULTIVO
Em 2019, a Diretoria da ABC deliberou pela abertura de duas vagas para representantes dos membros afiliados nas reuniões do Conselho Consultivo da ABC, de modo a promover maior integração entre os afiliados e a Diretoria, e maior troca de ideias entre gerações.
Primeira gestão: 12/2019 a 12/2020
No final de 2019 foi organizada a primeira eleição, em que votaram todos os membros afiliados com mandato vigente nos candidatos que se apresentaram. Os dois mais votados – Ana Chies Santos e Raquel Minardi – ficaram como titulares das vagas, enquanto os dois seguintes – Jaqueline Godoy Mesquita e Rodrigo Nunes da Fonseca – ficaram como suplentes. O mandato previsto foi de um ano.
Atividades desenvolvidas em 2020:
O primeiro grupo eleito se organizou para promover iniciativas de interesse dos membros afiliados, assim como representá-los em instâncias internacionais relacionadas a jovens cientistas.
- Participação em reunião do Conselho Consultivo da ABC em setembro de 2020
- Representação da ABC no First-ever Online Worldwide Young Academies Meeting (Set 2020)
- Representação da ABC na 2020 International Conference of Young Scientists and GYA Annual General Meeting (Jun 2020)
- Organização do I Workshop On-line de Membros Afiliados da ABC (09/10/2020)
- Criação de Grupos de Trabalho a partir de reunião realizada em 6/11/2020, que vc pode assistir aqui. Acesse aqui o booklet da Global Young Academy, citado na apresentação.
- Criação das Mentorias da ABC, série deworkshops relacionados a evolução da carreira científica, com profissionais renomados. Em 2020 foram realizados três eventos, sobre Liderança Científica (30/10), Pensamento Estratégico (27/11) e Liderança Colaborativa (11/12).
Segunda gestão: 12/2020 a 12/2021 💡
Na eleição do segundo grupo, no final de 2020, os membros afiliados decidiram pela possibilidade de reeleição de alguns membros, de forma a manter na Representação membro(s) com experiência do ano anterior e, ao mesmo tempo, dar oportunidade para outros. Foram reeleitas Ana Chies Santos e Raquel Minardi (titulares) e eleitos Andreza de Bem e Marcelo Mori.
Atividades desenvolvidas em 2021
- 2ª Reunião dos Grupos de Trabalho (GTs) dos Membros Afiliados da ABC (5/3).
- Continuidade do programa de Mentorias da ABC, sobre os temas Experiências de Sucesso na Interação Público-Privado (29/1); Saúde Mental na Academia (26/2); Financiamento e Convênios Internacionais na Europa (26/03); Vaidades Acadêmicas (28/05); Open Science (25/06); Comunicação Científica (30/07); Escrita Científica de Alto Impacto (27/08); Lideranças Científicas (24/09); Papel das Sociedades Científicas (29/10); Workshop de Comunicação Científica (26/11); Oportunidades de Estudo no Exterior (08/12).
- Em parceria com diversas entidades nacionais, criação de força-tarefa com o tema Ciência Salva, Salve a Ciência, em defesa do direcionamento correto dos recursos da ciência, tecnologia e inovação. Criação do site www.cienciasalva.org e da #cienciasalva, com tuitaços programados.
- Desenvolvimento do projeto de survey “Perfil dos pesquisadores brasileiros em início e meio de carreira”. A proposta envolve a elaboração de um questionário com o objetivo de entender o perfil dos cientistas brasileiros em início e meio de carreira, visando identificar as dificuldades e desafios enfrentados por cientistas nesta fase.
Terceira gestão: 12/2021 a 12/2022
A eleição do terceiro grupo, no final de 2021, foram eleitos quatro membros afiliados: Taissa Rodrigues Marques da Silva e Juliana Hipólito como titulares e Nara Lins Meira Quintão e Raoni Rajão como suplentes. Como a nova gestão dos afiliados ocorre em ano de posse de nova Diretoria, em maio de 2022, as atividades começaram mais tarde, em função da necessidade de adaptação dos gestores e da equipe da ABC.
Atividades desenvolvidas em 2022:
- Continuidade do programa de Mentorias da ABC, com a primeira mentoria ocorrendo no dia 23/8: “Ciência para Todos… Como comunicar?”. Em seguida, foram abordados os temas “Enfrentando a desinformação científica” (25/10) e Acesso Aberto: Impactos na pesquisa brasileira (30/11).
- Lançamento do questionário para mapeamento do perfil dos pesquisadores brasileiros em início e meio de carreira durante a 74a Reunião Anual da SBPC, no mês de julho, em Brasília, pelas afiliadas da ABC organizadoras da pesquisa Jaqueline Mesquita e Raquel Minardi.