No dia 30 de novembro, começou oficialmente em Dubai a COP 28 – a Conferências das Nações Unidas sobre o Clima –, onde governos do mundo inteiro se reúnem para tratar do imperativo climático. Logo no primeiro dia, um dos compromissos acordados na COP 27, em 2022, foi anunciado: a criação de um fundo de perdas e danos climáticos voltado a apoiar países afetados pelo aquecimento global.

Embora considerado histórico, os valores anunciados são modestos.  Os US$ 420 milhões anuais (aproximadamente R$ 2 bilhões na cotação atual) representam apenas 2% do considerado necessário para os cientistas. Desse total, 60% foram destinados pela União Europeia e 23% pelos Emirados Árabes Unidos (EAU), país-sede da COP. O fundo ainda carece de aportes mais significativos dos dois maiores poluidores globais, Estados Unidos e China.

Os climatologistas Carlos Nobre e Paulo Artaxo, membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC), estão participando da COP 28 e comentaram sobre o anúncio. “É um valor muitíssimo pequeno”, disse Carlos Nobre, “é de dois dólares para cada um dos mais de 1 bilhão de habitantes muito vulneráveis aos extremos climáticos e que contribuem quase nada para mitigar o aquecimento que causa estes extremos”.

Na mesma linha, Paulo Artaxo também considera os recursos insuficientes e critica a origem do dinheiro: “São doações de governos, é dinheiro público. A pergunta é: até que ponto faz sentido as companhia de petróleo terem lucros de trilhões de dólares ao longo dos últimos anos e agora a população geral pague os custos da adaptação climática?”

Artaxo teme que o acordo esteja sendo pensado como uma compensação por uma declaração final menos assertiva quanto aos combustíveis fósseis. “Me parece que isto foi feito em negociação entre os países produtores de petróleo com os países pobres, para que na declaração final não entrem termos como ‘eliminar os combustíveis fósseis do planeta’. É utilizar um valor irrisório do lucro das empresas de petróleo para tentar manter as coisas como estão”, avaliou.

Os climatologistas e Acadêmicos Carlos Nobre e Paulo Artaxo estão na COP 28

Confira outras matérias sobre a COP 28:

COP 28 anuncia fundo de apoio aos países por perdas climáticas, mas valores não animam

Para os Acadêmicos Carlos Nobre e Paulo Artaxo, recursos estão aquém do necessário e podem funcionar como contrapartida para decisões brandas contra combustíveis fósseis.

Primeiros dias da COP-28 em Dubai: sucesso do Brasil e aprovação do Fundo de Perdas e Danos

Confira artigo exclusivo do Acadêmico Paulo Artaxo sobre os primeiros dois dias da principal conferência climática da ONU, que já conta com anúncios importantes.

COP-28: BNDES propõe o Arco do Restauração da Amazônia

Novo artigo exclusivo do Acadêmico Paulo Artaxo para a ABC comenta o lançamento do ambicioso plano de restauração da Amazônia proposto pelo Brasil no encontro das Nações Unidas sobre o clima. Confira!

Brasil ganha “prêmio” na COP-28: o Fóssil do Dia

“Premiação” ironiza intenção demonstrada pelo país em entrar para a OPEP+, grupo de produtores de petróleo, e de explorar petróleo na foz do Amazonas. Confira na coluna de Paulo Artaxo.

A relevância da Ciência na COP28

Novo artigo de Paulo Artaxo reforça a importância da ciência nas negociações climáticas de uma COP 28 cujo presidente faz declarações negacionistas sobre petróleo.

Emissões brasileiras a caminho da COP 30

Em novo artigo, o climatologista e membro titular da ABC Paulo Artaxo analisa as últimas discussões da COP-28 envolvendo o Brasil. Confira

Final da COP-28: recomendação da intensificação da transição energética

Documento final da Convenção do clima pede, em essência, por algo que já está sendo feito e se esquiva de compromissos maiores. Leia no artigo de Paulo Artaxo.

“Na COP 28, mundo parece não ter compreendido o perigo”, diz Carlos Nobre

Encontro do clima nos Emirados Árabes terminou com palavras brandas e pouco do que se comemorar. Confira a análise do climatologista e membro titular da ABC.