pt_BR

De: 10 de fevereiro de 2020

Até: 14 de fevereiro de 2020

Local: Academia Brasileira de Ciências | Museu do Amanhã

Fórum Mundial para Mulheres na Ciência – Brasil 2020 | 4ª Conferência Internacional de Mulheres na Ciência Sem Fronteiras: Energia, Água, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente para um Desenvolvimento Sustentável

 

Realizado entre os dias 10 e 14/2/2020, o evento terá duas partes:

  • Workshop Habilidades para Comunição e Liderança em um Mundo 5G

Objetivo: Este evento será dedicado a pesquisadoras(es) jovens procurando aperfeiçoar habilidades em áreas de falar em público, de escrever projetos e artigos e como coordenar pesquisa e de redes de colaboradores.

Data: 10 e 11 de fevereiro de 2020

Local: Academia Brasileira de Ciências.

 

  • 4ª Conferência Internacional de Mulheres na Ciência Sem Fronteiras: Energia, Água, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente para um Desenvolvimento Sustentável

Objetivo: o foco do evento é reunir pesquisadores do sexo masculino e feminino, homens e mulheres, para pensar em desenvolvimento sustentável em um ambiente de diversidade. Serão três dias de apresentações orais, mesas redondas e sessões de posters sobre os temas do título.

Data: 12 a 14 de fevereiro de 2020

Local: Museu do Amanhã.

 

Contato: para dúvidas sobre a atividade, favor enviar uma mensagem para: wiswb@abc.org.br.


Locais:

  • Workshop | 10 – 11 de Fevereiro de 2020
    Academia Brasileira de Ciências. Rua Anfilófio de Carvalho, 29 – 3ºandar. Rio de Janeiro – RJ, Brasil

 

  • Conferência | 12 – 14 de fevereiro de 2020
    Museu do Amanhã. Praça Mauá. Rio de Janeiro – RJ, Brasil

Histórico

A iniciativa, rede e movimento de mulheres na ciência sem fronteiras foi fundada pela profa. Amal Amin, professora associada do Centro Nacional de Pesquisas do Egito, com o objetivo de dar mais visibilidade para as mulheres na ciência, sejam seniores ou jovens, com o foco na excelência e na cooperação tanto entre as mulheres como com seus colegas do sexo masculino dentro das comunidades científicas. Com isso, pretende-se elevar o valor e o impacto da pesquisa científica em prol de objetivos de desenvolvimento sustentável.

O movimento começou em 2017. Sua primeira reunião no Cairo, de 21 a 23 de março de 2017, sob os auspícios do ministro de ciência e tecnologia e supervisão da Organização da Academia Egípcia de Pesquisa Científica (ASRT) e da Academia Jovem Egípcia (EYAS). A primeira reunião foi financiada pelo Wellcome Trust, o Conselho Internacional de Ciência (ISC), Comissão Europeia (UE), Elsevier, Misr elkhir, a Academia Mundial de Ciências (TWAS), Rede Global de Jovens Afiliadas (TWAS-TYAN), Academia Jovem Global(GYA) e L`Oreal. Obteve apoio igualmente da UNESCO, Fundação de Ciência e Tecnologia Árabe (ASTF) e Conselho Nacional para Mulheres (WISWB). Representantes de alto nível de outras organizações participaram como Academia Africana de Ciências (AAS) e Centro Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para Cooperação Sul-Sul (ISTIC). A conferência foi uma mistura de palestras científicas, discussões e interações de estudantes e competições para criar uma atmosfera científica saudável completa entre seniors e jovens, tanto homens como mulheres.

A segunda conferência foi organizada por uma das participantes da primeira conferência (profa. Sonali Das) que pediu para levar o evento para a África do Sul. A conferência foi realizada na Universidade de Joanesburgo, de 21 a 23 de março de 2018 e apoiada por várias organizações como ISC, L’Oreal, GYA, etc. (wiswb2018.co.za). A Sra. Neldi Pandora (ministra do ensino superior na África do Sul), Linda Gray (chefe do conselho de saúde na África do Sul) e outras autoridades de alto nível da África do Sul estavam entre os palestrantes de lá.

A conferência de 2019 foi realizada novamente no Cairo, em março de 2019, por ser o mês de vários eventos dedicados às mulheres. A ideia era chamar a atenção para a contribuição cotidiana em geral das mulheres e, como cientistas especificamente, destacando a necessidade de maior cooperação com parceiros masculinos em todas as comunidades científicas da academia, centros de pesquisa. , a indústria, o setor privado, as ONGs e em todos os aspectos da vida, servir de modelo para toda a sociedade. Em 2019, a reunião foi co-organizada com a fundação de ciência e tecnologia árabe (ASTF), sob o nome geral de (Fórum Mundial para as Mulheres na Ciência), com o tema (diplomacia científica para o desenvolvimento sustentável). A reunião foi realizada na universidade britânica no Egito (BUE) e apoiada pela Sanofi, Johnson & Johnson, Banco de Desenvolvimento Industrial (BID), Conselho Científico Internacional (ISC), academia global jovem (GYA), agência japonesa de ciência e tecnologia (JST). , Next Einstein Forum (NEF), Academia Brasileira de Ciências, rede jovem afiliada TWAS (TWAS-TYAN), fundação Bosch.

O quarto evento, em fevereiro de 2020, acontecerá pela primeira vez fora do continente africano. Transferido para o Brasil pela Profa. Marcia C. Barbosa, Profa. Carolina P. Naveira-Cotta, Profa. Andrea Simone Stucchi de Camargo que participaram da conferência de 2019 no Cairo, Egito. A transferência do evento para outro continente confirma a natureza sustentável das conferências da WISWB para construir pontes e conectar pessoas com a ciência em todas as fronteiras. O evento será realizado no Rio de Janeiro, Brasil, com o apoio da Academia Brasileira de Ciências.

Inscrições

(apenas para interessados em atuar como conferencistas/acompanhar o workshop, além de participantes estrangeiros – as inscrições para o público em geral serão abertas no início de 2020)

 

Data limite para submissão de inscrições – 30 de Novembro de 2019.

Comitê Organizador