pt_BR

Data: 30 de novembro de 2021

Local: www.abc.org.br/transmissao (PT)

Os membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) são eleitos anualmente por região e tomam posse automaticamente no dia 1º de janeiro do ano seguinte à eleição. Os eleitos em 2020 e 2021 foram recepcionados conjuntamente em cerimônia online realizada em 3 de maio de 2021 e apresentaram suas contribuições à ciência ao longo do ano.

Esta será a 12ª e última edição dos simpósios, coordenada pela diretora da ABC Márcia Barbosa (UFRGS).

Os palestrantes serão os seguintes membros afiliados da ABC: Leonardo Cristiano Campos (UFMG), Letícia Faria Domingues Palhares (Uerj), Ricardo Martinez Garcia (Unesp) e Rita de Cássia dos Anjos (UFPR).


Faça sua inscrição para receber seu certificado* de participação!
Assista ao simpósio em: www.abc.org.br/transmissao 

*A emissão do certificado de participação acontecerá em até 30 dias úteis.


 

SERVIÇO
Evento: Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da ABC | Ed.12 • APLICAÇÕES FÍSICAS
Data: 3ª feira, 30/11/2021
Hora: 16h (GMT-3)
Inscrições gratuitas: 
Local: www.abc.org.br/transmissao 

Veja quem serão os palestrantes e os títulos de suas apresentações:

  • Leonardo Cristiano Campos (UFMG)
    “Nanomateriais semicondutores: da física básica até aplicações tecnológicas”
    Professor associado do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou pós-doutorado em física no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Investiga propriedades quânticas relacionadas ao transporte eletrônico em nanomateriais bidimensionais.

  • Letícia Faria Domingues Palhares (Uerj)
    “O que há dentro do próton?”
    Professora adjunta do Departamento de Física Teórica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Doutorada em física pela UFRJ, com um ano sanduíche no Instituto de Física Teórica do CEA-Saclay, na França. Foi Humboldt Post-doctoral fellow na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e recebeu em o prêmio nacional L’Oréal-Unesco-ABC Para Mulheres na Ciência 2014. Pesquisa estados e transições de fase da cromodinâmica quântica.

  • Ricardo Martinez Garcia (Unesp)
    “Sistemas biológicos complexos: um olhar da física para os sistemas vivos”
    É pesquisador do Instituto Serrapilheira e bolsista Jovem Pesquisador da Fapesp, atuando na Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp). Tem uma posição de tenure track no Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental, em São Paulo, e é pesquisador associado Simons no Abdus Salam/ICTP, na Itália.  Doutorado pelo Instituto de Física Interdisciplinar e Sistemas Complexos, na Espanha, e pós-doutorado no Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade de Princeton (EUA). Atua na área de física estatística com aplicações em ecologia.

  • Rita de Cássia dos Anjos (UFPR)
    “Aceleradores de raios cósmicos de altas energias”
    Professora doutora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Setor Palotina. Doutorada em física pela Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos. Trabalha com raios cósmicos de energias acima de 1EeV (Observatório Pierre Auger) e energias entre 10GeV e 100TeV (Cherenkov Telescope Array – CTA). Em 2020 recebeu o prêmio nacional L’Oréal-Unesco-ABC Para Mulheres na Ciência .

Faça sua inscrição para receber seu certificado de participação!
Assista ao nosso webinário clicando em www.abc.org.br/transmissao.

A emissão do certificado de participação acontecerá em até 30 dias úteis.