pt_BR

Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da ABC | Ed.04 • QUÍMICA DE MATERIAIS E ALIMENTOS

Data: 29 de junho de 2021

Local: www.abc.org.br/transmissao

Os membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) são eleitos anualmente por região e tomam posse automaticamente no dia 1º de janeiro do ano seguinte à eleição. Os eleitos em 2020 e 2021 foram recepcionados conjuntamente em cerimônia online realizada em 3 de maio de 2021 e apresentarão suas contribuições à ciência em 12 simpósios ao longo do ano. A agenda completa dos simpósios científicos virtuais pode ser conferida aqui.  


Conheça os membros afiliados da ABC que vão apresentar suas pesquisas superinteressantes: modificações químicas de polissacarídeos para aplicações em diferentes áreas; busca por novas ferramentas para nos proteger da guerra química; desenvolvimento de revestimentos carbonosos com propriedades bactericidas, antivirais e anticorrosivas; desenvolvimento de unidades de armazenamento de dados magnéticos de alta densidade; e novas possibilidades de investigação usando a tecnologia de impressão 3D!

O 4º Simpósio Científico dos Membros Afiliados da ABC 2020-2021 será coordenado pelo Acadêmico Oswaldo Luiz Alves (Unicamp, vice-presidente da ABC para a região São Paulo). Os debatedores serão Brenno Amaro da Silveira Neto (UnB, Membro Afiliado da ABC 2014-2018) e Fernando de Carvalho da Silva (UFF, Membro Afiliado da ABC 2016-2020).

 


Faça sua inscrição para receber seu certificado* de participação!
Assista ao simpósio em: www.abc.org.br/transmissao 

*A emissão do certificado de participação acontecerá em até 30 dias úteis.


 

SERVIÇO
Evento: Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da ABC | Ed.04 • QUÍMICA DE MATERIAIS E ALIMENTOS
Data: 3ª feira, 29/06/2021
Hora: 16h (GMT-3)
Inscrições gratuitas: 
Local: www.abc.org.br/transmissao 


 

  • Edson Cavalcanti da Silva Filho (UFPI)
    “A versatilidade de polissacarídeos naturais e modificados quimicamente”
    Professor associado do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), atuando no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ciência e Engenharia dos Materiais e no PPG em Química. Coordena, ainda, o Núcleo Interdisciplinar de Materiais Avançados.

  • Elisa Souza Orth (UFPR)
    “Agroquímicos e terrorismo: estamos seguros?”
    Professora adjunta do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde lidera o grupo de pesquisa Grupo e Catálise e Cinética (GCC) e é a atual vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química. Recebeu diversos prêmios como reconhecimento de seu trabalho, incluindo o Para Mulheres na Ciência L´Oréal-Unesco-ABC (Brasil) em 2015.

  • Fernanda Roberta Marciano (UFPI)
    “Produzindo filmes finos com funções bactericidas, antivirais e anticorrosivos”
    Professora titular-livre do Departamento de Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais. Embaixadora do Projeto Parent in Science (Região Nordeste) desde 2020.

  • Giordano Poneti (UFRJ)
    “Novos interruptores moleculares magnéticos”
    Professor adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também atua também como docente no Programa de Pós-Graduação em Química. Pós-doutorado na Universidade de Florença, é Jovem Cientista do Nosso Estado pela Faperj desde 2019.

  • Rodrigo Alejandro Abarza Muñoz  (UFU)
    “Como a impressão 3D pode auxiliar na construção de sensores eletroquímicos para o controle de qualidade de alimentos?”
    Professor associado e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Editor associado do Journal of the Brazilian Chemical Society desde 2018 e diretor da Divisão de Eletroquímica e Eletroanalítica da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) 2020-2022.

  • Wanderson Romão (Ufes)
    “Desenvolvimento de métodos e produtos tecnológicos para segurança pública e alimentar”
    Professor e diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vila Velha. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Química da UFES e do Programa de Tecnologias Sustentáveis do IFES, campus Vitória. Pesquisador de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 1D.

Faça sua inscrição para receber seu certificado de participação!
Assista ao nosso webinário clicando em www.abc.org.br/transmissao.

A emissão do certificado de participação acontecerá em até 30 dias úteis.