A Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências é um tradicional evento anual, que busca promover a interação da comunidade científica brasileira entre si e com grandes nomes da ciência internacional. O foco costuma ser em temas de relevância para o país e o mundo.
Coordenada pelo Acadêmico Edson Watanabe, em 2019 a reunião foi realizada entre 14 e 16 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O Museu foi parceiro e apoiador do evento.
O foco foi nos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, definidos pela Organização das Nações Unidas.
A proposta da reunião foi promover o debate de assuntos que possam estimular uma reflexão sobre a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável, avaliar a situação do Brasil quanto aos ODS e os impactos que esperamos para o futuro do país e o planeta (SAIBA MAIS abaixo).
SAIBA MAIS
O que é a Agenda 2030?
Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova Iorque, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que contém o conjunto de 17 ODSs.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS):
- ODS 1: Erradicar a pobreza em todas as suas formas em todas partes.
- ODS 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.
- ODS 3: Assegurar vida saudável e promover o bem-estar de todos, em todas as idades.
- ODS 4: Garantir uma educação de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem permanente para todos.
- ODS 5: Alcançar a igualdade de gênero e a autonomia de todas as mulheres e meninas.
- ODS 6: Garantir a todos a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do ar.
- ODS 7: Garantir a todos o acesso a uma energia adequada, confiável, sustentável e moderna
- ODS 8: Promover crescimento econômico, sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
- ODS 9: Construir infraestruturas flexíveis, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
- ODS 10: Reduzir a desigualdade dentro e entre países.
- ODS 11: Converter as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
- ODS 12: Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis.
- ODS 13: Adotar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos.
- ODS 14: Conservar e utilizar de maneira sustentável oceanos, mares e recursos marinhos.
- ODS 15: Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, o manejo sustentável das florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda da biodiversidade.
- ODS 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, facilitar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
- ODS 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a aliança mundial para o desenvolvimento sustentável.
A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras.
Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030.
Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.
A Plataforma Agenda 2030 é um convite a todas e todos para embarcar nessa jornada coletiva – sem deixar ninguém para trás.
SERVIÇO
Data: 14, 15 e 16 de maio de 2019
Informações: Gabriella Mello. E-mail: gfmello@abc.org.br. Tel: (21) 3907-8148.
Página do Encontro Oficial no Facebook: EventoLocal: Museu do Amanhã, Rio de Janeiro (RJ)
Confira a programação completa da conferência.
Conheça os palestrantes.
14 de maio
Sessão Plenária I: ODS 1 – Erradicação da Pobreza / ODS 5 – Igualdade de Gênero / ODS 10 – Redução das Desigualdades | Coordenadora: Elisa Reis (UFRJ)
• Flavia Biroli (UNB) – Gênero e os desafios atuais para a promoção da igualdade – Download
• Fernando Filgueira (CIESU) – Tendências e causas recentes da desigualdade dentro e entre países e as alternativas nacionais e globais – Download
• Ricardo Paes de Barros (Instituto Ayrton Senna & Insper) – O que aprendemos com a redução sustentável da pobreza no Brasil? – Download
Conferência Magna: Education and Science: frontiers of freedom – Download
• António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa (Representante da Chefia Permanente de Portugal na Unesco)
Conferência Magna: Inclusive, Sustainable and Just Cities: longitudinal research in Rio’s favelas – Download
• Janice Elaine Perlman (Columbia University)
Sessão Plenária II: ODS 4 – Educação de Qualidade / ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes | Coordenadora: Debora Foguel (UFRJ)
• Francisco Herbert Vasconcelos (Secretaria de Educação do Município de Sobral, CE) – A experiência educacional da cidade de Sobral: a melhor rede de educação pública do Brasil – Download
• Adriana Abdenur (Instituto Igarapé) – Usando evidência para promover o ODS 16: o que funciona? – Download
Sessão Especial: IANAS/TWAS-Lacrep Anneke Levelt-Senger Prize –> Women for Science in the Americas | Coordenadora: Marcia Cristina Barbosa (UFRGS)
• Karina Caballero Gallardo (Universidade de Cartagena, Colômbia) – Environmental Health Perspectives On Coal Pollution: A View From Different Toxicological Models – Download
15 de maio
Sessão Plenária III: ODS 6 – Água Limpa e Saneamento / ODS 3 – Boa Saúde e Bem Estar | Coordenador: José Galizia Tundisi (IIE)
• Paulo Buss (FIOCRUZ) – Pobreza e Saúde: desafios para governos e sociedade – Download
• Ana Lucia Nogueira De Paiva Britto (UFRJ) – Água e Saneamento: desafios para a universalização do acesso no Brasil – Download
• Malu Ribeiro (SOS Mata Atlântica) – Água Limpa – Download
Conferência Magna: The economics of improved Brazilian schools – Download
• Eric Hanushek (Stanford University)
Conferência Magna: The pluralization of families and sustainable development – Download
• Merike Blofield (Miami University)
Sessão Plenária IV: ODS 7 – Energia Acessível e Limpa / ODS 2 – Fome Zero / ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis | Coordenador: Evaldo Vilela (FAPEMIG)
• Alexandre Salem Szklo (UFRJ) – Acesso a serviços energéticos e seu nexo com clima, alimento, bem estar social e água – Download
• Élcio Perpétuo Guimarães (EMBRAPA Arroz e Feijão) – 2030: consumo e produção responsáveis – Download
• Clênio Pillon (EMBRAPA Clima Temperado) – Alimento, fome e sustentabilidade: desafios e oportunidades – Download
16 de maio
Sessão Plenária V: ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis / ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura / ODS 8 – Emprego Digno e Crescimento Econômico | Coordenador: Romildo Toledo (UFRJ)
• Suzana Kahn (UFRJ) – Sustentabilidade: o caminho para o desenvolvimento humano – Download
• Elisabeth Reynolds (MIT) – Accelerating Innovation in Brazil: progress, challenges, and priorities – Download
• Marcio Pochmann (UNICAMP) – Atual mudança de época – Não usou slides
Conferência Magna: The role of science in climate change and on the implementation of the Sustainable Development Goals – Download
• Paulo Artaxo (IPCC)
Conferência Magna: Air Pollution: death is in the air – Download
• Paulo Saldiva (USP)
Sessão Plenária VI: ODS 13 – Combate às Alterações Climáticas / ODS 14 – Vida Debaixo D’Água / ODS 15 – Vida sobre a Terra | Coordenador: Adalberto Val (INPA)
• Mercedes Bustamante (UNB) – Mudanças Climáticas e Biodiversidade: os desafios para o Brasil – Download
• Jodie Rummer (James Cook University) – The future of coral reef fishes in a changing world – Download
• Carina Hoorn (Univ. Amsterdam) – Living Earth: from plate tectonics to biodiversity, and from Andes to Atlantic – Download
Começa amanhã a Reunião Magna da ABC 2019
Com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, encontro terá cientistas brasileiros e estrangeiros de renome discutindo sobre educação, infraestrutura de cidades, mudanças climáticas, questões de gênero em ciência, pobreza e desigualdade e outros temas de interesse coletivo.
Acelerando a inovação no Brasil
A diretora executiva do MIT-IPC, Elisabeth Reynolds, afirmou na Reunião Magna da ABC 2019 que o país precisa promover setores estratégicos, focando em algumas áreas em que tenha vantagens comparativas, de modo a aproveitar oportunidades.
Boa saúde, água limpa e saneamento para todos
Na terceira Sessão Plenária da Reunião Magna da ABC 2019, os especialistas discutiram os desafios e alternativas para o acesso universal à saúde, à água e ao saneamento no Brasil.
Sustentabilidade: o caminho para o desenvolvimento humano
A coordenadora do Fundo Verde da UFRJ Suzana Kahn alerta que ameaças climáticas prejudicam principalmente as pessoas mais pobres, que estão em maior risco do que o planeta em si.
IAP lança relatório para acadêmicos e cientistas sobre os ODS da ONU
Projeto estimula IAP e seus membros a contribuírem mais efetivamente para a ciência nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Por um Brasil mais sustentável
O presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o coordenador do evento, Edson Watanabe, deram início à Reunião Magna 2019. A Cerimônia ainda contou com o lançamento do 3º vídeo do projeto “Ciência Gera Desenvolvimento”.
Reduzir as desigualdades e erradicar a pobreza
Sessão coordenada pela Acadêmica Elisa Reis na Reunião Magna da ABC 2019, realizada no Museu do Amanhã, debateu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 5 e 10.
Continuidade é base da mudança educacional
O economista da Universidade de Stanford, Eric Hanushek, falou na Reunião Magna da ABC sobre a necessidade do país focar na educação hoje para atingir desenvolvimento, ou não terá futuro.
Falando de educação
A Acadêmica Debora Foguel coordenou a sessão que introduziu os ODS 4 na Reunião Magna da ABC, na qual o sucesso educacional do município de Sobral teve destaque.
Antonio Nóvoa: como acabar com o fatalismo da indústria das crenças
“Educação e ciência nos permitem ser outra coisa, ter acesso a outros mundos e formas de pensar; são as fronteiras da liberdade”, ressaltou o educador português, na Reunião Magna da ABC.
Falando de segurança
A socióloga Adriana Abdenur apresentou o Instituto Igarapé, em sessão da Reunião Magna da ABC que abordou o ODS 16.
Cidades mais inclusivas, justas e sustentáveis
Pesquisadora sênior da Universidade de Columbia, a antropóloga Janice Perlman falou sobre as favelas cariocas, urbanização, cidades e comunidades sustentáveis na Reunião Magna da ABC 2019.
Cientista colombiana apresenta pesquisa premiada pela Ianas/Twas-Lacrep
Em sessão especial na Reunião Magna da ABC 2019, a pesquisadora Karina Caballero apresentou seu trabalho sobre os impactos da mineração de carvão e de ouro na saúde humana.
Novos membros eleitos para a ABC
Resultado das eleições para as categorias de membro titular, correspondente e afiliado mostra crescimento da participação feminina na Academia: 7 dos 14 titulares e 14 dos 30 afiliados.
Atuação da ABC na Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
CNODS lançou relatório referente às atividades do período de 2017-2018. Saiba mais sobre as ações desenvolvidas pela ABC aqui.
Pela primeira vez, Academia Brasileira de Ciências pratica paridade em eleições
Matéria de Giulliana Bianconi, para a revista Época, destaca que metade dos nomes eleitos para membros titulares da ABC em 2020 são de mulheres.
Consumo e produção sustentáveis: agricultura e energia
Encerrando o segundo dia de palestras da Reunião Magna da ABC 2019, os especialistas falaram sobre o futuro da agricultura brasileira e o acesso a energia no mundo diante das mudanças climáticas.
Pluralização das famílias e desenvolvimento sustentável
Em Conferência Magna, no segundo dia da Reunião Magna da ABC 2019, a cientista política Merike Blofield discutiu os desafios e alternativas para a prosperidade das famílias na América Latina.
Poluição: a morte está no ar
Em Conferência Magna ministrada em 16 de maio na Reunião Magna da ABC, o médico e Acadêmico Paulo Saldiva abordou os graves riscos da poluição do ar para a saúde humana.
A sustentabilidade é um imperativo para o Brasil
Na última Sessão Plenária da Reunião Magna da ABC, realizada no Museu do Amanhã, foram discutidas ações contra a mudança global do clima e as formas de melhorar a vida na água e a vida na terra.
O papel da ciência nas mudanças climáticas e na implementação dos ODS
O Acadêmico Paulo Artaxo afirmou em palestra na Reunião Magna 2019 da ABC que o desequilíbrio no clima é uma das marcas de destruição que o ser humano vem deixando no planeta.
170 corporações controlam o sistema econômico mundial
O economista Marcio Pochmann apontou na Reunião Magna da ABC 2019 o quanto elas são prejudiciais, por terem um discurso pela sustentabilidade e se comportarem de forma oposta.