Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

ESPECIAL II: ABC NA SBPC E NOS CLUBES DE CIÊNCIA BRASIL

Presidente da ABC na abertura do evento Clubes de Ciência Brasil

Luiz Davidovich falou para uma plateia de 80 jovens de todo o Brasil, com idade média de 16 anos, sobre a importância dos cientistas para o desenvolvimento do país e da necessidade de mais jovens escolherem carreiras nas diversas áreas da ciência.

Leia no site da ABC         



Educação e escolha de carreira: Ciência, por que não?

Assessora de comunicação da ABC mostrou para os 80 selecionados da primeira edição dos Clubes de Ciência Brasil o site ProfiCiência, que descreve as carreiras científicas com textos, vídeos de depoimentos de cientistas e muita informação sobre as profissões nas diversas áreas da ciência.

Leia no site da ABC

Clubes de Ciência Brasil: um banho de atitude e esperança

Grupo de jovens pesquisadores brasileiros da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachussets organizou semana de práticas científicas e palestras, e nível de excelência, para 80 adolescentes selecionados entre 900 inscritos de todo o Brasil.

Leia no site da ABC

ABC na ExpoT&C da SBPC

Academia Brasileira de Ciências recebe o público com vídeos e e-book sobre ciência e cientistas brasileiros, além de oferecer navegação no site da ABC e no ProfiCiência, que divulga as profissões em ciência para estudantes.

Leia no site da ABC

Mulheres e sociedade

Debate durante a 69ª Reunião Anual da SBPC reuniu mulheres de diferentes áreas da ciência e da política do país para discutir estratégias de mobilização para a inserção da mulher no espaço científico.

Leia no site da ABC

Formação do estudante universitário para o protagonismo e a autonomia

O Acadêmico Luiz Bevilacqua conduziu debate sobre os desafios para a transformação do ensino superior brasileiro, como novas formas de lecionar e a introdução do estudante na construção do ensino, durante a 69a Reunião Anual da SBPC.

Leia no site da ABC

Educação superior para o mundo contemporâneo

Transdisciplinaridade foi o conceito mais amplamente citado no debate que discutiu os caminhos do ensino superior no país, com presença do Acadêmico Carlos Henrique de Brito Cruz , da Fapesp, o reitor da Universidade Estácio, Ronaldo Mota e Klaus Kapelle, reitor da UFABC.

Leia no site da ABC

Sistemas de inovação e startups: geração e transferência de tecnologia

Em palestra durante a 69ª Reunião Anual da SBPC, o Acadêmico Evaldo Vilela falou sobre o crescimento das startups e como elas podem trazer benefícios para a produção científica e para a inovação do país.

Leia no site da ABC

Inovação e abertura de mercado

O vice-presidente da Regional SP da ABC Oswaldo Alves coordenou mesa que discutiu os principais desafios para a inovação no país e o papel que esse setor da ciência tem na sociedade e na economia.

Leia no site da ABC

O SUS que faz pesquisa

A atenção primária à saúde deve também produzir ciência. Este foi o tema de debates da mesa-redonda do último dia de palestras da 69ª Reunião Anual da SBPC, que reuniu os Acadêmicos Carlos Morel e Maurício Lima Barreto.

Leia no site da ABC

Zika vírus: biologia estrutural e desenvolvimento de novos antivirais

O Acadêmico Glaucius Oliva fez palestra na Reunião Anual da SBPC deste ano sobre pesquisa coordenada por ele que detectou a estrutura da proteína básica do vírus da zika.

Leia no site da ABC

Ética na ciência

A Acadêmica e presidente de honra da SBPC, Helena Nader , coordenou debate com a presença do também Acadêmico Carlos Henrique Brito Cruz sobre a má conduta científica, fraudes e o papel da ética no universo da pesquisa.

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |