A crise da água no século XXI, além de ser uma crise de escassez e de estresse de água, é principalmente uma crise de gerenciamento. Novas e criativas possibilidades de gerenciamento e governança de água podem ser desenvolvidas a partir de uma interação de pesquisadores e gerentes, sob a forma de apoio a projetos de gestão e cursos de treinamento.
Por outro lado, análises estratégicas permanentes e de prospecção tecnológica são cada vez mais necessárias para diminuir a vulnerabilidade e os riscos de desabastecimento, deterioração da qualidade da água e escassez.
Com base neste pressuposto e entendendo ser este um desafio que requer ação, em 2008 a ABC estruturou o Grupo de Trabalho sobre Recursos Hídricos no Brasil, coordenado pelo Acadêmico José Galizia Tundisi. O GT tinha por objetivo agregar renomados pesquisadores brasileiros que trabalham com o tema para estabelecer a visão da Academia sobre estratégias de otimização do uso dos recursos hídricos em nosso país.
[:en]
Water Resources
Description
The crisis of water in the 21st century, aside from being a crisis of scarcity and of stress of water, is mainly a crisis of management. New and creative possibility of management and governance of water can be developed through the interaction of researchers and managers, by means of support of management projects and training courses. On the other hand, permanent strategical analysis and technological forecasting are increasingly more necessary to decrease the vulnerability and the risks of shortages, deterioration of the quality of the water and scarcity. Based on these assumptions and understanding that this is a challenge which requires action, in 2008 ABC created the Working Group on Water Resources in Brazil, coordinated by the Academic José Galizia Tundisi. This group has as its objective, to assemble renowned Brazilian researchers who work on the theme, to establish the Academy’s vision on the optimization of the use of water resources in our country.
Coordenador
José Galizia Tundisi
[:en]” href=”https://www.abc.org.br/link/jose-galizia-tundisi-2/” target=”_blank” rel=”noopener”>José Galizia Tundisi
Alguns eventos foram organizados pelo GT, entre 2009 e 2018, para abrir e desenvolver debates, com foco em levantar dados e estabelecer parcerias que subsidiassem futuras publicações.
2009 | 29 e 30 de outubro | Belo Horizonte, MG
Simpósio A Crise da Água e o Desenvolvimento Nacional: um Desafio Multidisciplinar
2010 | 24 a 26 de fevereiro | São Carlos, SP
Simpósio Mudanças Climáticas Globais e Seus Impactos nos Recursos Hídricos no Brasil
2010 | 13 a 17 de dezembro | São Carlos, SP
Simpósio Internacional Improving Access to Safe Water: Perspectives from Africa and the Americas“
2011 | 30 de maio | São Paulo, SP
Workshop Desafios para a Capacitação e a Pesquisa em Recursos Hídricos no Brasil
2012 | 25 a 28 de junho | São Paulo, SP
Simpósio Internacional Enhancing Water Management Capacity in a Changing World
2013 | 9 a 11 de setembro | Novo Hamburgo, RS
Simpósio “Água e Saúde Humana”
Publicações:
>> Carta de Novo Hamburgo
2014 | 5 a 8 de maio | São Carlos, SP
Simpósio Water Issues and Ecological Sustainability in Areas of Urbanization
Publicações:
>> Water in Urban Regions: Building Future Knowledge to Integrate Land Use, Ecosystem Services and Human Health“.
2014 | 20 e 21 de novembro | São Paulo, SP
Simpósio Recursos Hídricos na Região Sudeste: Segurança Hídrica, Riscos, Impactos e Soluções
Publicações:
>> “Recursos Hídricos no Brasil: Problemas, Desafios e Estratégias para o Futuro“
>> Carta de São Paulo.
2015 | 12 de fevereiro | Rio de Janeiro, RJ
Coletiva de imprensa sobre a crise hídrica na região Sudeste
2016 | 4 a 7 de outubro | Essen, Alemanha
How Do We Want to Live Tomorrow? Perspectives on Water Management in Urban Regions
2017 | 2 a 15 de setembro | São Carlos, SP
Curso Internacional de Gestão Integrada de Recursos Hídricos
2018 | 1 a 5 de outubro | Belo Horizonte, MG
Workshop Sustainable Water Management in Mining and Post-Mining Landscapes
[:en]
São Carlos, São Paulo – Setembro, 2017 – Realizado de 02 a 15 de setembro, o curso foi organizado pelo Instituto Internacional de Ecologia (IIE), em parceria com a ABC.
Essen, Alemanha – Outubro, 2016. – Realizado de 04 a 07 de outubro, em Essen (Alemanha), o workshop foi organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Academia de Ciências da Alemanha (Deutsche Akademie der Naturforscher Leopoldina).
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – Fevereiro, 2015. A crise hídrica pela qual passa a região Sudeste foi tema de uma coletiva de imprensa que reuniu veículos do mundo todo na Academia Brasileira de Ciências (ABC), na quinta-feira, 12 de fevereiro.
São Paulo, São Paulo – Novembro, 2014. O simpósio “Recursos Hídricos na Região Sudeste: Segurança Hídrica, Riscos, Impactos e Soluções foi realizado entre os dias 20 e 21 de novembro, no Instituto de Botânica de São Paulo, em São Paulo.
São Carlos, São Paulo – Maio, 2014. O simpósio foi realizado pela colaboração entre a Academia Brasileira de Ciência (ABC), a Academia de Ciências da Alemanha (Deutsche Akademie der Naturforscher Leopoldina) e a Die Junge Akademie, em São Carlos (SP), de 05 a 08 de maio.
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul – Setembro, 2013. A Academia Brasileira de Ciências, em colaboração com a Universidade Feevale, promoveu o simpósio “Água e Saúde Humana” nos dias 9 a 11 de setembro, em Novo Hamburgo.
São Paulo, São Paulo – Junho, 2012. O simpósio internacional “Enhancing Water Management Capacity in a Changing World” foi realizado entre os dias 25 e 28 de junho, na Fundação Memorial da América Latina em São Paulo.
São Carlos, São Paulo – Maio, 2011. O workshop “Desafios para a Capacitação e a Pesquisa em Recursos Hídricos no Brasil” foi realizado no dia 30 de maio, na cidade de São Carlos, por iniciativa do Grupo de Estudos da ABC sobre Recursos Hídricos no Brasil.
São Carlos, São Paulo – Setembro, 2010. A Academia Brasileira de Ciências, em colaboração com o Instituto Internacional de Ecologia (IIE), promoveu o simpósio “Improving Access to Safe Water: Perspectives from Africa and the Americas” na cidade de São Carlos, de 13 a 17 de setembro.
São Carlos, São Paulo – Fevereiro, 2010. No período de 24 a 26 de fevereiro, foi realizado, na cidade de São Carlos, o simpósio “Mudanças Climáticas Globais e Seus Impactos nos Recursos Hídricos no Brasil”.
Belo Horizonte, Minas Gerais – Outubro, 2009. O workshop, realizado nos dias 29 e 30 de outubro, foi resultado de uma iniciativa conjunta da Academia Brasileira de Ciências, da Universidade Federal de Minas Gerais e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
[:en]Em fins de 2008, o Grupo de Estudos sobre Recursos Hídricos assumiu a tarefa de elaborar uma publicação sobre Águas no Brasil, apresentando uma visão estratégica sobre o uso dos recursos hídricos no país. Para a elaboração deste livro, foram criados grupos de trabalho, que tiveram por desafio produzir textos sobre temas estratégicos fundamentais.
Estes grupos trabalharam de forma intensa ao longo do ano de 2009, apresentando o resultado deste esforço no simpósio “A Crise da Água e o Desenvolvimento Nacional: um Desafio Multidisciplinar“. Este evento foi realizado em Belo Horizonte, no mês de outubro de 2009, com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). A partir deste workshop, foi publicado o livro “Água no Brasil: Análises Estratégicas“, que foi apresentado ao público em dezembro de 2010.
O trabalho do Grupo de Estudos teve por desdobramento a organização de uma série de simpósios temáticos, que têm por objetivo produzir estudos estratégicos e avaliações periódicas sobre riscos, vulnerabilidades e investimentos necessários no Brasil para um melhor gerenciamento dos recursos hídricos. Um primeiro simpósio foi realizado em São Carlos, no mês de fevereiro de 2010, em parceria com o Instituto Internacional de Ecologia, tendo como foco o tema “Mudanças Climáticas Globais e Seus Impactos nos Recursos Hídricos no Brasil“.
Já em setembro de 2010, o grupo promoveu o simpósio internacional “Improving Access to Safe Water: Perspectives from Africa and the Americas“, reunindo pesquisadores e gestores de recursos hídricos do Brasil e da África, para trocar experiências e avaliar problemas de gestão de águas nos dois continentes. A partir do cotejamento de cenários, o simpósio buscou identificar oportunidades de cooperação que permitam o enfrentamento de problemas comuns.
Em maio de 2011, visando realizar uma reflexão crítica a respeito dos principais gargalos e desafios para o fortalecimento do capital humano e da pesquisa em recursos hídricos no país, foi promovido, na cidade de São Carlos, o workshop “Desafios para a Capacitação e a Pesquisa em Recursos Hídricos no Brasil“.
O passo seguinte, mais ousado, foi a realização do simpósio internacional “Enhancing Water Management Capacity in a Changing World“. Organizado na Fundação Memorial da América Latina, em São Paulo, esta iniciativa reuniu especialistas de alto nível de 34 diferentes países para discutir questões relacionadas aos principais problemas e desafios para a gestão e a pesquisa na área de recursos hídricos no mundo. Como resultado deste esforço, a ABC lançou, em parceria com a Universidade Feevale, um e-book, com mais de 700 páginas, que reúne artigos dos palestrantes do evento.
Em setembro de 2013 o Grupo organizou, em Novo Hamburgo (RS), o simpósio “Água e Saúde Humana“. Realizado na Universidade Feevale, este evento tratou de questões prioritárias no tema de água e saúde, incluindo: a importância de gastroenterites virais; o impacto das mudanças ambientais globais na transmissão de doenças de veiculação hídrica; poluentes orgânicos persistentes; monitoramento da qualidade microbiológica da água; e alternativas para gestão de recursos hídricos. Um produto deste simpósio foi a Carta de Novo Hamburgo.
No âmbito da Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014”, em parceria com a Academia de Ciências da Alemanha (Deutsche Akademie der Naturforscher Leopoldina) e a Die Junge Akademie, foi promovido em São Carlos, em maio de 2014, o simpósio “Water Issues and Ecological Sustainability in Areas of Urbanization“. Esta reunião teve por objetivo discutir a gestão sustentável dos recursos hídricos no Brasil, além de fortalecer a cooperação entre os dois países nesta área, a partir da mobilização de jovens pesquisadores já inseridos na careira científica, seja em universidades ou institutos de pesquisa. Como produto deste encontro, foi produzido o documento “Water in Urban Regions: Building Future Knowledge to Integrate Land Use, Ecosystem Services and Human Health“.
Mais recentemente, em novembro de 2014, o Grupo promoveu o simpósio “Recursos Hídricos na Região Sudeste: Segurança Hídrica, Riscos, Impactos e Soluções“, Realizado no Instituto de Botânica de São Paulo, o simpósio discutiu a grave crise hídrica que assola a região sudeste do país. Neste evento foi lançada a publicação “Recursos Hídricos no Brasil: Problemas, Desafios e Estratégias para o Futuro“. Esta publicação, direcionada aos formuladores e gestores de políticas públicas no país, apresenta uma síntese dos trabalhos do Grupo de Estudos ao longo dos anos e apresenta recomendações estratégicas para a otimização da gestão dos recursos hídricos nacionais. Como produto das discussões ocorridas neste evento, foi eleborada a Carta de São Paulo.
Como consequência deste seminário e em função do agravamento da crise hídrica no país, em fevereiro de 2015 foi promovida, na sede da ABC, uma movimentada coletiva de imprensa, que mobilizou os principais veículos de mídia do país e teve enorme repercussão.