A Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências é um tradicional evento anual, que busca promover a interação da comunidade científica brasileira entre si e com grandes nomes da ciência internacional. O foco costuma ser em temas de relevância para o país e o mundo.
Coordenada pelo Acadêmico Edson Watanabe, em 2019 a reunião foi realizada entre 14 e 16 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O Museu foi parceiro e apoiador do evento.
O foco foi nos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, definidos pela Organização das Nações Unidas.
A proposta da reunião foi promover o debate de assuntos que possam estimular uma reflexão sobre a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável, avaliar a situação do Brasil quanto aos ODS e os impactos que esperamos para o futuro do país e o planeta (SAIBA MAIS abaixo).
O que é a Agenda 2030?
Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova Iorque, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que contém o conjunto de 17 ODSs.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS):
A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras.
Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030.
Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.
A Plataforma Agenda 2030 é um convite a todas e todos para embarcar nessa jornada coletiva – sem deixar ninguém para trás.
SERVIÇO
Data: 14, 15 e 16 de maio de 2019
Informações: Gabriella Mello. E-mail: gfmello@abc.org.br. Tel: (21) 3907-8148.
Página do Encontro Oficial no Facebook: EventoLocal: Museu do Amanhã, Rio de Janeiro (RJ)
Confira a programação completa da conferência.
Conheça os palestrantes.
Sessão Plenária I: ODS 1 – Erradicação da Pobreza / ODS 5 – Igualdade de Gênero / ODS 10 – Redução das Desigualdades | Coordenadora: Elisa Reis (UFRJ)
• Flavia Biroli (UNB) – Gênero e os desafios atuais para a promoção da igualdade – Download
• Fernando Filgueira (CIESU) – Tendências e causas recentes da desigualdade dentro e entre países e as alternativas nacionais e globais – Download
• Ricardo Paes de Barros (Instituto Ayrton Senna & Insper) – O que aprendemos com a redução sustentável da pobreza no Brasil? – Download
Conferência Magna: Education and Science: frontiers of freedom – Download
• António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa (Representante da Chefia Permanente de Portugal na Unesco)
Conferência Magna: Inclusive, Sustainable and Just Cities: longitudinal research in Rio’s favelas – Download
• Janice Elaine Perlman (Columbia University)
Sessão Plenária II: ODS 4 – Educação de Qualidade / ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes | Coordenadora: Debora Foguel (UFRJ)
• Francisco Herbert Vasconcelos (Secretaria de Educação do Município de Sobral, CE) – A experiência educacional da cidade de Sobral: a melhor rede de educação pública do Brasil – Download
• Adriana Abdenur (Instituto Igarapé) – Usando evidência para promover o ODS 16: o que funciona? – Download
Sessão Especial: IANAS/TWAS-Lacrep Anneke Levelt-Senger Prize –> Women for Science in the Americas | Coordenadora: Marcia Cristina Barbosa (UFRGS)
• Karina Caballero Gallardo (Universidade de Cartagena, Colômbia) – Environmental Health Perspectives On Coal Pollution: A View From Different Toxicological Models – Download
Sessão Plenária III: ODS 6 – Água Limpa e Saneamento / ODS 3 – Boa Saúde e Bem Estar | Coordenador: José Galizia Tundisi (IIE)
• Paulo Buss (FIOCRUZ) – Pobreza e Saúde: desafios para governos e sociedade – Download
• Ana Lucia Nogueira De Paiva Britto (UFRJ) – Água e Saneamento: desafios para a universalização do acesso no Brasil – Download
• Malu Ribeiro (SOS Mata Atlântica) – Água Limpa – Download
Conferência Magna: The economics of improved Brazilian schools – Download
• Eric Hanushek (Stanford University)
Conferência Magna: The pluralization of families and sustainable development – Download
• Merike Blofield (Miami University)
Sessão Plenária IV: ODS 7 – Energia Acessível e Limpa / ODS 2 – Fome Zero / ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis | Coordenador: Evaldo Vilela (FAPEMIG)
• Alexandre Salem Szklo (UFRJ) – Acesso a serviços energéticos e seu nexo com clima, alimento, bem estar social e água – Download
• Élcio Perpétuo Guimarães (EMBRAPA Arroz e Feijão) – 2030: consumo e produção responsáveis – Download
• Clênio Pillon (EMBRAPA Clima Temperado) – Alimento, fome e sustentabilidade: desafios e oportunidades – Download
Sessão Plenária V: ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis / ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura / ODS 8 – Emprego Digno e Crescimento Econômico | Coordenador: Romildo Toledo (UFRJ)
• Suzana Kahn (UFRJ) – Sustentabilidade: o caminho para o desenvolvimento humano – Download
• Elisabeth Reynolds (MIT) – Accelerating Innovation in Brazil: progress, challenges, and priorities – Download
• Marcio Pochmann (UNICAMP) – Atual mudança de época – Não usou slides
Conferência Magna: The role of science in climate change and on the implementation of the Sustainable Development Goals – Download
• Paulo Artaxo (IPCC)
Conferência Magna: Air Pollution: death is in the air – Download
• Paulo Saldiva (USP)
Sessão Plenária VI: ODS 13 – Combate às Alterações Climáticas / ODS 14 – Vida Debaixo D’Água / ODS 15 – Vida sobre a Terra | Coordenador: Adalberto Val (INPA)
• Mercedes Bustamante (UNB) – Mudanças Climáticas e Biodiversidade: os desafios para o Brasil – Download
• Jodie Rummer (James Cook University) – The future of coral reef fishes in a changing world – Download
• Carina Hoorn (Univ. Amsterdam) – Living Earth: from plate tectonics to biodiversity, and from Andes to Atlantic – Download
Com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, encontro terá cientistas brasileiros e estrangeiros de renome discutindo sobre educação, infraestrutura de cidades, mudanças climáticas, questões de gênero em ciência, pobreza e desigualdade e outros temas de interesse coletivo.
A diretora executiva do MIT-IPC, Elisabeth Reynolds, afirmou na Reunião Magna da ABC 2019 que o país precisa promover setores estratégicos, focando em algumas áreas em que tenha vantagens comparativas, de modo a aproveitar oportunidades.
Na terceira Sessão Plenária da Reunião Magna da ABC 2019, os especialistas discutiram os desafios e alternativas para o acesso universal à saúde, à água e ao saneamento no Brasil.
A coordenadora do Fundo Verde da UFRJ Suzana Kahn alerta que ameaças climáticas prejudicam principalmente as pessoas mais pobres, que estão em maior risco do que o planeta em si.
Projeto estimula IAP e seus membros a contribuírem mais efetivamente para a ciência nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o coordenador do evento, Edson Watanabe, deram início à Reunião Magna 2019. A Cerimônia ainda contou com o lançamento do 3º vídeo do projeto “Ciência Gera Desenvolvimento”.
Sessão coordenada pela Acadêmica Elisa Reis na Reunião Magna da ABC 2019, realizada no Museu do Amanhã, debateu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 5 e 10.
O economista da Universidade de Stanford, Eric Hanushek, falou na Reunião Magna da ABC sobre a necessidade do país focar na educação hoje para atingir desenvolvimento, ou não terá futuro.
A Acadêmica Debora Foguel coordenou a sessão que introduziu os ODS 4 na Reunião Magna da ABC, na qual o sucesso educacional do município de Sobral teve destaque.
“Educação e ciência nos permitem ser outra coisa, ter acesso a outros mundos e formas de pensar; são as fronteiras da liberdade”, ressaltou o educador português, na Reunião Magna da ABC.
A socióloga Adriana Abdenur apresentou o Instituto Igarapé, em sessão da Reunião Magna da ABC que abordou o ODS 16.
Pesquisadora sênior da Universidade de Columbia, a antropóloga Janice Perlman falou sobre as favelas cariocas, urbanização, cidades e comunidades sustentáveis na Reunião Magna da ABC 2019.
Em sessão especial na Reunião Magna da ABC 2019, a pesquisadora Karina Caballero apresentou seu trabalho sobre os impactos da mineração de carvão e de ouro na saúde humana.
Resultado das eleições para as categorias de membro titular, correspondente e afiliado mostra crescimento da participação feminina na Academia: 7 dos 14 titulares e 14 dos 30 afiliados.
CNODS lançou relatório referente às atividades do período de 2017-2018. Saiba mais sobre as ações desenvolvidas pela ABC aqui.
Matéria de Giulliana Bianconi, para a revista Época, destaca que metade dos nomes eleitos para membros titulares da ABC em 2020 são de mulheres.
Encerrando o segundo dia de palestras da Reunião Magna da ABC 2019, os especialistas falaram sobre o futuro da agricultura brasileira e o acesso a energia no mundo diante das mudanças climáticas.
Em Conferência Magna, no segundo dia da Reunião Magna da ABC 2019, a cientista política Merike Blofield discutiu os desafios e alternativas para a prosperidade das famílias na América Latina.
Em Conferência Magna ministrada em 16 de maio na Reunião Magna da ABC, o médico e Acadêmico Paulo Saldiva abordou os graves riscos da poluição do ar para a saúde humana.
Na última Sessão Plenária da Reunião Magna da ABC, realizada no Museu do Amanhã, foram discutidas ações contra a mudança global do clima e as formas de melhorar a vida na água e a vida na terra.
O Acadêmico Paulo Artaxo afirmou em palestra na Reunião Magna 2019 da ABC que o desequilíbrio no clima é uma das marcas de destruição que o ser humano vem deixando no planeta.
O economista Marcio Pochmann apontou na Reunião Magna da ABC 2019 o quanto elas são prejudiciais, por terem um discurso pela sustentabilidade e se comportarem de forma oposta.