Especialista em oncologia pela Universidade de Paiva, na Itália. É professor emérito na Universidade de Milão, onde seus estudos estabeleceram as bases da associação entre os macrófagos associados a tumores e o crescimento de vários tipos de tumores sólidos, tendo sido fundamentais para o desenvolvimento do conceito de imunoterapia do câncer. Contribuiu também com a descoberta de várias quimiocinas e receptores do sistema imune inato e com o desenvolvimento do conceito de controle ativo da resposta inflamatória por mediadores e receptores específicos do sistema imune. Foi presidente da Associação Internacional de Sociedades Imunológicas e, por seus grandes feitos, foi condecorado com o prêmio Robert Koch Award de 2016.
Nacionalidade: Italiana
Giordano Poneti
Mestrado em Química (2006) e Doutorado em Ciências Químicas (2010) pela Universidade de Florença, Itália. Professor adjunto do Instituto de Química e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Química da UFRJ, Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (2019). Sua pesquisa envolve o estudo de Interruptores Moleculares Magnéticos, sistemas moleculares cujas propriedades magnéticas possam ser reversivelmente alteradas pela aplicação de um estímulo externo (calor, luz, pressão, campo magnético). Esses sistemas apresentam interesse como unidade magnéticas de tamanho nanométrico, com potenciais aplicações nos setores de tratamento e armazenamento magnético das informações. Recebeu o Prêmio “Giuseppe Turilli” para a melhor tese de doutorado na área dos Materiais Inovadores para Eletrônica e Magnetismo (2010), pelo Instituto para os Materiais para Eletrônica e Magnetismo (IMEM), Parma, Itália.
Piero Comin-Chiaramonti
Paolo Piccione
Possui graduação em Matemática – Universita Degli Studi Di Roma (1987), mestrado em Matemática – Universita Degli Studi Di Roma (1987) e doutorado em Matematica – Pennsylvania State University (1994). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: Cálculo de Variaçoes e Problemas Variacionais Geometricos, Geometria Riemanniana e Lorentziana Global, Teoria de Morse, Geometria Simpletica e Sistemas Hamiltonianos.
Mauro Perretti
Recebeu seu bacharelado em Química Médica em 1985, e seu mestrado em Farmacologia e Toxicologia, em 1988, pela Universidade de Florença na Itália. Seu PhD foi recebido na Universidade de Londres em 1996, e o título de Professor de Imunofarmacologia é de 2001. Em 2006 assumiu o cargo de Secretário-Executivo do William Harvey Research Institute, que passou a ser Diretor em 2013. Tem mais de 300 artigos publicados na Nature, Nature Medicina, PNAS, entre outras e orientou mais de 60 alunos, com mais de 200 palestras, apresentações e organização de simpósios. Foi o palestrante da Rocha e Silva Memorial Lecture durante o 46º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental. Em 1998 ele recebeu o Prêmio Cattlin, concedido pela Sociedade Britânica de Farmacologia por sua Extraordinária Pesquisa em Imunofarmacologia. É membro da Sociedade Britânica de Farmacologia, da Sociedade de Biologia (UK) e da Academia Europeia.
Diego Trancanelli
Graduação em Física Teórica e Geral pela Università degli Studi di Perugia (2001) na Itália, doutorado em Física pela Universidade Stony Brook (2007) nos EUA. Pós-doutorado na Universidade de California em Santa Barbara (2010) nos EUA, Pós-doutorado na Universidade de Wisconsin Madison (2011) nos EUA. Livre docência pela Universidade de São Paulo – USP(2013).
Professor Associado no Departamento de Física Matemática, Instituto de Física, USP. Tem experiência na área de física matemática, com ênfase em teoria de cordas, gravidade e teoria geral de partículas e campos.
Em 2017 recebeu Qualificação Científica Nacional, professor de primeiro e segundo nível pelo Ministério da Educação, Universidade e Pesquisa da Itália (MIUR em italiano).