pt_BR

Ricardo Martinez Garcia

Licenciado em Fisica (2010) pela Universidade de La Laguna, Espanha. Mestre em Fisica (2011) e Doutorado em Fisica (2014) pela Universidade das Ilhas Baleares, Espanha. “FAPESP Jovem Pesquisador no IFT-UNESP. Contratação como pesquisador permanente paralisada pela situação de pandemia.  Desenvolve pesquisa na aplicação de fisica estatistica, matemática e computação no estudo de sistemas complexos biolôgicos. Especificamente, ele visa compreender e quantificar como os indivíduos em uma população se comportam em resposta às várias interações entre eles e com o meio ambiente, e como esses comportamentos conduzem os processos no nível da comunidade e do ecossistema. Para responder a essas perguntas, ele trabalha em estreita colaboração com experimentalistas e ecologistas de campo em uma grande variedade de sistemas, de sistemas microbianos a animais e plantas. Selecionado pelo Instituto Serrapilheira na Terceira Chamada publica de apoio à ciência (23 selecionados a nível nacional em todos os campos de pesquisa). Recebeu Medalha de Bronze na Olimpíada Espanhola de Física 2006 (fase nacional); Prêmio Banco Santander-UIB 2013. Melhores alunos de doutorado na Universidade das Ilhas Baleares; Prémio Montserrat Casas 2014 na categoria de Ciências, Engenharia e Arquitetura. Melhor pesquisa de doutorado nas Ilhas Baleares, Espanha; Prémio do Conselho Espanhol de Pesquisa (CSIC) por pesquisa excepcional durante o ano letivo de 2014/2015. Pesquisador associado SIMONS no Abdus Salam ICTP (2020-2025).

José Mario Martínez Pérez

Nasceu em Cangas del Narcea, Astúrias, Espanha em 1948. Emigrou junto com seus pais para a Argentina em 1951. Cursou estudos primários e secundários em escola pública. Fez seus estudos de Graduação na Universidade de Buenos Aires, onde se formou Licenciado em Matemáticas em 1971. Atuou como docente auxiliar entre 1971 e 1974. Em 1975 e 1976 foi pesquisador da Fundación Bariloche. Casou em 1972 com Ana Friedlander, também matemática, com quem tem dois filhos Julián e Leandro. Em 1976 emigrou para o Brasil. Atuou como pesquisador na Universidade Cândido Mendes ao mesmo tempo em que completava seu doutorado, terminado em 1978, quando foi contratado pela UNICAMP. Teve uma intensa atividade como orientador: mais de 20 teses de doutorado e 30 de mestrado. Como pesquisador, atua em teoria e prática computacional da otimização numérica, frequentemente orientado por aplicações em física, química e engenharia. Foi palestrante convidado em várias reuniões internacionais, incluindo o International Congress on Industrial and Applied Mathematics em 2007. É autor ou co-autor de softwares livres bastante difundidos na comunidade de otimização e aplicações. Pela contabilidade do ISI Webofscience publicou 131 artigos científicos, com 1.434 citações e h-index igual a 21. Foi Vice-Presidente da SBMAC, várias vezes membro do Comitê de Matemática do CNPq, membro de comitês da CAPES e do comitê organizador de diversas reuniões científicas.

Mirco Solé

Graduação (1998), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Biologia pela Universidade de Tubinga, na Alemanha. Pós-doutorado no Museu de Pesquisa Zoológica Alexander Koenig em Bona, Alemanha (2019). 

Professor Titular pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Suas pesquisas incluem as áreas de Ecologia e Zoologia, com ênfase em Herpetologia e Comportamento Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Amphibia, Anura, ecologia, história natural, conservação de espécies ameaçadas, modelagem de nicho ecológico, ecofisiologia e ecotoxicologia.

Em 2017 se tornou membro Junior da Academia de Ciências da Bahia.

Lorenzo Justiniano Díaz Casado

Doutor em Ciências pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada em 1990 orientado por J. Palis e mestre pela Univ. Complutense de Madrid (1985). Depois de breves etapas na Complutense, UFRJ e UENF, ingressou em 1995 no Departamento de Matemática da PUC-Rio, onde é professor titular. Na PUC-Rio tem desempenhado diversos cargos acadêmicos, como coordenador de pós-graduação e diretor de departamento. É membro dos conselhos editoriais das revistas Ergodic Theory and Dynamical Systems, Matemática Complutense e Matemática Universitária. Em 2010 recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico. Participa ativamente na vida científica brasileira onde tem organizado reuniões científicas e participado em comitês. Pesquisador na área de Sistemas Dinâmicos tem trabalhos sobre teoria de bifurcações e dinâmicas instávies. Tem estudado a perda de estabilidade (bifurcações) de sistemas dinâmicos através de ciclos heterodimensionais e as dinâmicas associadas a estes ciclos. Numerosos trabalhos mostraram que estes ciclos são fundamentais para entender uma grande variedade de dinâmica instáveis. É coautor do livro ?Dynamics beyond uniform hyperbolicity?, em colaboração com Ch. Bonatti e M. Viana.

teste