O Conselho Internacional de Ciência (ISC, na sigla em inglês) foi criado em 2018, com a fusão do Conselho Internacional de Associações Científicas (ICSU) e o Conselho Internacional de Ciências Sociais (ISSC). Organização não-governamental que representa tanto as ciências naturais quanto as ciências sociais, o ISC reúne mais de 200 organizações científicas internacionais, nacionais e regionais, incluindo Academias e conselhos de pesquisa.

Com uma ampla gama de programas, redes e comitês internacionais de pesquisa, as atividades do ISC  abrangem uma série de questões temáticas e aconselhamento científico para governos. O Conselho reúne os conhecimentos científicos e os recursos necessários para liderar a catalisação, incubação e coordenação de ações internacionais impactantes em questões de grande importância científica e pública.

O ISC é liderado por um Conselho Diretor, que fornece governança científica e estratégica para a organização, e é assessorado em aspectos-chave de seu trabalho por vários órgãos consultivos. O atual Conselho Diretor do ISC foi eleito para um mandato de três anos (2021-2024) e conta com Helena B. Nader, presidente da ABC, 

Além de uma sede principal, localizada em Paris (França), o Conselho possui um escritório regional para a Ásia e o Pacífico. O escritório regional para a América Latina e o Caribe foi fechado em 2019 – inaugurado e sediado pela ABC entre 2007 e 2010, o escritório transferiu-se para a Cidade do México (México – 2010-2016) e, então, para San Salvador (El Salvador – 2016-2019), antes de encerrar suas atividades. O escritório regional para a África foi fechado em 2021.

Leia todas as notícias sobre a participação da ABC no ISC.