A Aliança de Organizações Científicas Internacionais (Anso, na sigla em inglês) é uma organização internacional formada em 2018 por 37 instituições de ciência e educação de todo o mundo. A Academia Brasileira de Ciências (ABC) é membro-fundador da Anso, cujos membros incluem academias nacionais de ciências, universidades, institutos de pesquisa e outras instituições internacionais.

A aliança tem como foco a investigação e abordagem dos desafios científicos regionais e globais mais urgentes, o que inclui apoiar as necessidades e o fortalecimento da capacidade científica do Sul Global por meio de parcerias e cooperação. A Anso também busca promover o desenvolvimento compartilhado e sustentável e o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, catalisando e implementando iniciativas concretas de cooperação internacional em ciência, tecnologia, inovação e capacitação.

Dentre as atividades viabilizadas pela aliança estão a organização de conferências, workshops e fóruns internacionais, a elaboração de estudos estratégicos e relatórios de consulta para aconselhamento científico de Estados e governantes, e a distribuição de bolsas de estudo, prêmios e medalhas a fim de estimular a pesquisa científica e inovação.

Leia todas as notícias sobre a participação da ABC na Anso.