pt_BR

De: 4 de maio de 2009

Até: 6 de maio de 2009

A Academia Brasileira de Ciências, por ocasião de sua Reunião Magna Anual, durante a qual são empossados seus novos membros, tem promovido simpósios científicos sobre temas de importância para a Academia e para a Sociedade Brasileira. Como no ano passado, a solenidade de posse será enriquecida com a entrega do Prêmio Álvaro Alberto, concedido pelo CNPq, com o apoio da Fundação Conrado Wessel.

O tema dessa Reunião Magna, que acontecerá de 4 a 6 de maio de 2009, no Rio de Janeiro, e que representa uma homenagem a dois dos maiores cientistas de todos os tempos, intitula-se “Galileu e Darwin: Luzes da Ciência sobre onde estamos e o que somos”. De sua programação consta uma mesa redonda sobre “Evolucionismo e Ciências Sociais” e os simpósios: “O Universo de Galileu e o de Hoje”, “Como mudou nossa visão do mundo – Darwin e a Origem das Espécies” e “Mudanças Climáticas e Agricultura”.

Salvador Moncada pronunciará a Conferência Magna deste ano: “From Prostacyclin to Nitric Oxide: Fundamental Discoveries in Cell and Vascular Biology”. Trata-se de um renomado farmacologista do Wolfson Institute for Biomedical Research da University College London.

Durante a Reunião, serão apresentados, ainda, os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos sobre Aprendizagem Infantil.

Serão realizados, também, quatro simpósios com jovens cientistas, nas áreas de Ciências da Terra e do Espaço, Ciências Físicas, Ciências Matemáticas e Ciências Químicas. Nesta ocasião, que proporciona a jovens de talento a oportunidade de interagir com os cientistas de todas as áreas da ABC, serão homenageados os vencedores do prêmio” Jovens Cientistas da TWAS-ROLAC“.

Conferência Magna com Salvador Moncada

Darwin e a Amazônia

Darwin e a Revolução Molecular

Darwin e a Revolução Molecular no gênero Drosophila

Evolução do código genético

Interação Parasita-Hospedeiro

Jovens Cientistas: Ciências Químicas

Métodos de alfabetização

A neurociência envolvida na aprendizagem

O que fazer com toda essa informação acumulada?

Simpósio Especial: Aprendizagem Infantil

Simpósio Jovens Cientistas: Ciências Físicas

Simpósio Jovens Cientistas: Matemática

Simpósio Jovens Cientistas: Ciências da Terra e do Espaço