A partir de fevereiro de 2024, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) farão um webinário mensal, sempre na última terça-feira do mês, às 16h, convidando dois especialistas para discutir aspectos variados no âmbito da educação superior. Os Acadêmicos Aldo Zarbin e Sylvio Canuto coordenam a iniciativa.

Nesta próxima terça, dia 27 de fevereiro, às 16h, a série do Fórum da Educação Superior ABC/SBPC terá início, com o Acadêmico Simon Schwartzman e o médico Naomar Monteiro de Almeida Filho fazendo suas apresentações sobre o tema “Um resgate histórico sobre o ensino superior no Brasil”.

Não é preciso fazer inscrição, basta acessar www.abc.org.br/transmissao no horário marcado. 

Saiba mais sobre os palestrantes:

 

 

 

 

 

 

 

  • Simon Schwartzman
    Doutorado em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, Berkeley, Estados Unidos. Pesquisador associado do Instituto de Estudos de Política Econômica do Rio de Janeiro (Casa das Garças). É professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), membro titular da Academia Brasileira de Ciências, grão-mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico e comendador da Ordem do Mérito Educacional.

  • Naomar Monteiro de Almeida Filho
    Médico, mestre em Saúde Comunitária, Ph.D. em Epidemiologia. Professor aposentado de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde coordena o INCTI Inovação, Tecnologia e Equidade em Saúde (Inteq-Saúde). Professor visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), onde ocupa a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, desenvolvendo estudos sobre a relação entre universidade, educação, história e sociedade.

Acompanhe as atualizações da agenda de webinários na página do GT de Ensino Superior da ABC