A Secretaria do Estado do Rio de Janeiro de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro – RJ) inauguraram hoje (30), dentro do Horto Botânico de Niterói, a Biblioteca Rural Johanna Döbereiner.

A cerimônia de inauguração teve a presença de autoridades e personalidades proeminentes do campo das ciências agrárias, além de representantes dos municípios de Niterói e Seropédica. Estiveram também presentes Daniel Döbereiner e Claire Kubelka, neto e sobrinha da homenageada. Paulo Marques, presidente da Pesagro – RJ, enfatizou a importância do mundo agro se comunicar melhor com a sociedade, sobretudo no Rio de Janeiro, onde o percentual de urbanização é o mais elevado entre os estados brasileiros.

Durante a cerimônia, os presentes puderam ouvir uma palestra do membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Avílio Antônio Franco, um dos primeiros colaboradores de Johanna Döbereiner, que falou sobre a vida e o legado da cientista.  Döbereiner foi um grande nome das ciência agrária brasileira, com contribuições importantes sobre o processo de fixação de nitrogênio em cultivares importantes do agro nacional.

Ao final, uma placa foi descerrada para marcar a data e os presentes puderam fazer uma visita à biblioteca. O curador informou que o espaço objetiva transmitir o conhecimento do setor agrário para todos os fluminenses, em especial aos mais jovens. A ideia é manter o acervo em constante renovação e organizar visitas escolares.

A Biblioteca Rural Johanna Döbereiner fica no Horto do Fonseca, em Niterói, RJ (Foto: Fernando Veríssimo/ABC)

 


Em 2024 se comemora o centenário do nascimento de dois gigantes da ciência brasileira. Johanna Döbereiner e Cesar Lattes foram referências mundiais em suas áreas e destacados membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Johanna Döbereiner (1924 – 2000) foi uma engenheira agrônoma nascida na Checoslováquia e radicada desde os 26 anos no Brasil. Por aqui, Döbereiner fez carreira estudando bactérias diazotróficas, ou seja, bactérias capazes de transformar o nitrogênio atmosférico, que as plantas não conseguem assimilar, em amônia, que é absorvida. Suas descobertas sobre esses organismos, e como associá-los a diversos cultivares, permitiram expandir drasticamente a produção agrícola brasileira.

Cesar Lattes (1924 – 2005) foi um físico brasileiro e codescobridor do méson-pi, ou píon, cuja descoberta levou à concessão do Prêmio Nobel de Física ao britânico Cecil Powell. Seu trabalho foi fundamental para a consolidação do campo da física atômica brasileira. Lattes foi também uma das principais lideranças históricas na ciência brasileira, sendo um dos responsáveis pela criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que batizou a principal banco de dados sobre cientistas brasileiros em sua homenagem.

Para lembrar desses dois grandes nomes da ciência nacional, a ABC divulgará iniciativas e homenagens que recordem a memória de ambos.


Inscreva-se no Boletim da ABC e receba toda semana um resumo das atividades da Academia e de seus Acadêmicos, além das principais notícias sobre ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Acesse: abc.org.br/inscricao-nabc/