É crescente a demanda da ciência brasileira por projetos que sejam planejados e executados de maneira colaborativa e multidisciplinar, utilizando plataformas de última geração, que estejam disponíveis para o maior número possível de cientistas. Claramente existe uma tendência de desenvolvimento nesse sentido, envolvendo grupos com diferentes expertises, que necessitam acesso assegurado a diversas plataformas de trabalho.

Dentro deste contexto, nesta atividade de mentoria serão evidenciados os principais elementos necessários para a construção de projetos colaborativos, bem como serão discutidas estratégias de planejamento e ampliação de acesso a plataformas multiusuários, visando o atendimento com qualidade e celeridade à comunidade científica. Serão também elencados e debatidos aspectos relevantes para a elaboração de propostas qualificadas e competitivas, do ponto de vista dos consultores de importantes agências de fomento à pesquisa do país.

Os apresentadores serão os professores Daniel Martins de Souza da (Unicamp, SP), Márcia Mesko (UFPel, RS), e Mirco Solé (Uesc, BA).

  • Daniel Martins-de-Souza foi membro afiliado da ABC entre 2017-2021. É biólogo, doutor pela Unicamp e realizou pós-doutorados no Instituto Max Planck de Psiquiatria, na Alemanha, e na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Foi líder de grupo na Universidade de Munique (LMU) e desde 2014 é professor de bioquímica na Unicamp. É membro do comitê de assessoramento do CNPq e coordenador da Área de Biologia da Fapesp. É bolsista produtividade 1B do CNPq.
  • Márcia Foster Mesko é membro afiliada da ABC desde 2020. É doutora em química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando na área de química analítica. É professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desde 2009. Atualmente é chefe do Núcleo de Planejamento e Infraestrutura em Pesquisa junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. É membro do Comite de Assessoramento da Fapergs desde 2013 e, atualmente, coordena o Comitê Interdisciplinar. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1C (Comitê de Química).
  • Mirco Solé foi membro afiliado da ABC entre 2012-2017. É biólogo, doutor em ciências naturais pela Universidade de Tubinga (Alemanha) e realizou pós-doutorado no Museu de Zoologia Alexander Koenig em Bona (Alemanha). É professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) desde 2006. Integra o Comitê de Seleção do Programa Capes/Humboldt e o Comitê Especial da chamada dos INCTs do CNPq 2022. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1A (Comitê Ecologia e Limnologia).

INSCREVA-SE PARA PARTICIPAR PELO ZOOM

ASSISTA AO VIVO PELO YOUTUBE DA ABC