pt_BR
Ciências Químicas | MEMBRO AFILIADO

Márcia Foster Mesko

(MESKO, Márcia Foster)

21/08/1979
Brasileira
01/01/2020

Possui bacharelado e licenciatura em química pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e mestrado e doutorado em química analítica pela Universidade Federal de Santa Maria.

Desenvolve pesquisa na área de química, com ênfase em química analítica para a determinação de elementos traço, utilizando energias alternativas no preparo de amostras e preconizando os princípios da química verde. Atua principalmente nos seguintes temas: preparo de amostras, determinação de metais e não metais, espectrometria atômica, cromatografia de íons, controle de qualidade, e análise de alimentos, medicamentos e cosméticos.

Recebeu os prêmios Element Bromine-Periodic Table of Younger Chemists (2019), em comemoração aos 100 anos da International Union of Pure and Apllied Chemistry (Iupac) e do ano internacional da Tabela Periódica; Emerging Investigator Lectureship (2018), do Journal of Analytical Atomic Spectrometry (Jaas), da Royal Society of Chemistry; e Mulheres na Ciência (2012), na área de ciências químicas, da L’Oréal-Unesco-ABC.